Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
5ª edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória decorrem de 09 a 11 de março na Fonte do Bastardo
02 março 2012

A quinta edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória decorre de 09 a 11 de março, na Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo, com o objetivo de debater a diversificação do setor agrícola, além dos momentos atuais dos setores do leite e da carne.

Na apresentação do programa para esta edição, que decorreu em conferência de imprensa, na tarde de sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o presidente da Autarquia praiense realçou a qualidade dos oradores e a pertinência dos temas escolhidos, o que prova a consolidação deste certame.

“Estas jornadas têm por objetivo contribuir para a melhoria do setor. Permitem avaliar o estado da agricultura e da pecuária, ouvir opiniões diferentes sobre várias áreas, abrir janelas de oportunidade para a melhoria da rentabilidade das explorações, para a consolidação da qualidade dos produtos e para o acréscimo de valor nas explorações”, sublinhou Roberto Monteiro.

“Além disso, desde as últimas edições, tem havido uma preocupação especial em criar espaços de debate para a diversificação do setor agrícola, quer na hortofloricultura, quer na horticultura. Aliás, nos tempos atuais, com a crise no emprego, nomeadamente no setor da construção civil, o setor primário, particularmente o agrícola, surge como uma janela de oportunidade para a mão-de-obra que não é absorvida por outros setores. Estas jornadas também pretendem debater esta questão”, desafiou o autarca praiense.

Por seu turno, o diretor regional do Desenvolvimento Agrário realçou a importância das Jornadas Agrícolas da Praia, caracterizando-as como um fórum de debate não só do Concelho, mas também da ilha e da Região.

“A Agricultura açoriana não é um setor de subsistência, como noutros tempos. É sim um setor de enorme impacto económico, com os agricultores a serem verdadeiros empresários e a gerarem riqueza. Há, além disso, um conjunto vasto de serviços e transações financeiras diretamente ligadas a este setor. Daí que estes espaços de debate, com regularidade e qualidade, sejam essenciais para o desenvolvimento do setor. Daí também o total apoio do Governo Regional dos Açores a esta iniciativa”, adiantou Joaquim Pires.

Na sua intervenção, Paulo Simões, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, apresentou o programa das jornadas delineado para este ano, o qual dedica o primeiro dia à diversificação agrícola, o segundo ao setor leiteiro e o terceiro dia ao setor da carne.

“Este é um figurino que temos seguido e que se tem mostrado como o ideal para os temas e matérias que queremos debater. Os temas que selecionamos vão de encontro ao que entendemos e sentimos serem as necessidades e as preocupações dos nossos agricultores. Além disso, devemos também uma palavra de agradecimento à Universidade dos Açores pela colaboração permanente nestas jornadas”, explicou.

Na última intervenção, o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses desafiou os empresários agrícolas a participarem nas jornadas.

“O programa para este ano reúne todas as condições para ser apetecível e enriquecedor para os nossos agricultores. Hoje, a agricultura é uma aprendizagem contínua e estes fóruns são essenciais para o nosso desenvolvimento. Espero que todos os que possam participem”, realçou Anselmo Pires.

 

Programa

 

No primeiro dia das Jornadas, depois da entrega de documentação, a sessão de abertura está marcada para as 20h00, com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia da Fonte do Bastardo, do presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, do presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, do diretor regional do Desenvolvimento Agrário e do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo estas as entidades parceiras nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória.

A partir das 20h30, o professor universitário David Horta Lopes falará sobre a importância da fruticultura na ilha Terceira, seguindo-se, às 21h00, as intervenções dos produtores Pedro Medeiros (Faial) e David Avelar (Terceira) sobre a sua experiência como produtores de próteas.

Meia hora depois, subirá ao palco como orador Pedro Toste, produtor agrícola da Terceira, para falar sobre horticultura em hidroponia.

A última comunicação do primeiro dia das Jornadas Agrícolas fica a cargo de Mário Silveira, médico veterinário da UNICOL, que falará sobre o protocolo de desparatização de bovinos até aos seis meses de idade.

Após estas intervenções será aberto um período de debate.

No sábado, 10 de março, os trabalhos começam às 20h00, com uma exposição técnico-científica sobre a utilização de transgénicos na agricultura. Este tema será abordado por Paulo Monjardino (Universidade dos Açores) e por Margarida Silva (Universidade Católica do Porto).

A partir das 21h00, o eurodeputado Luís Paulo Alves falará sobre o novo ciclo de fundos estruturais para a Agricultura (2014-2020).

“Este assunto está dividido por dois dias, uma vez que foi impossível conciliar as agendas dos eurodeputados Luís Paulo Alves e Maria do Céu Patrão Naves para que interviessem no mesmo dia. A eurodeputada falará no dia 11”, explicou Paulo Simões.

Depois de Luís Paulo Alves intervirá o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e o vice-presidente da Aprolepe, Pedro Pimenta, que abordarão o estado atual do setor leiteiro em Portugal.

Após estas intervenções será aberto um período de debate.

No último dia das jornadas, no domingo, 11, a primeira intervenção está agendada para as 19h30, tendo como tema o mercado da carne de bovino e a valorização dos produtos dos Açores, abordado por Telma Barcelos, da Quinta dos Açores.

De seguida intervirá a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, que apresentará sua visão sobre o novo ciclo de fundos estruturais para a Agricultura (2014-2020).

Após esta intervenção decorrerá um período de debate.

A sessão de encerramento da quinta edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória decorrerá após esse debate, sendo presidida pelo secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues.

As jornadas terminam com um jantar oferecido pela organização do evento e que decorrerá na Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt