Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Em Junho: Câmara Municipal da Praia organiza 1º Festival de Fado Amador dos Açores
26 março 2012

A Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza, de 08 a 10 de junho, o 1º Festival de Fado Amador dos Açores. O evento visa homenagear os fadistas locais e mostrar novos valores nesta arte elevada à categoria de Património da Humanidade.

O anúncio do festival foi feito na manhã de segunda-feira pelo vereador da Cultura da Autarquia, no âmbito de uma conferência de imprensa para a apresentação da agenda cultural do Município para o mês de abril.

Aos jornalistas, Paulo Codorniz explicou que o festival decorrerá no claustro da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, onde será recriado o cenário típico de uma casa de fados.

“Nas três noites, a entrada será gratuita. Os fadistas não cobram cachets, portanto, não faze qualquer sentido que nós cobremos entrada. Além disso, pretende-se um ambiente descontraído, onde possamos assistir a um bom fado. Queremos ter em palco fadistas e projetos de fado já consolidados, caso do espetáculo sobre fado do Coro Pactis ou os Fado Madrinho. E nos dois dias seguintes, teremos o palco disponível para novos fadistas mostrarem a sua qualidade”, explicou.

As inscrições para atuar estarão abertas até 18 de maio, podendo ser efetuadas no edifício da Cooperativa Praia Cultural, na Rua de São Paulo.

“É necessário que quem pretender participar se inscreva para tomar contato com Carlos Batista Ávila, que orientará os músicos nos fados”, explicou Paulo Codorniz.

Neste festival, durante as atuações, estarão disponíveis para consumo caldo verde, chouriço, vinho e outros petiscos.

“Teremos um menu típico das casas de fado. Neste caso, teremos de cobrar por esses produtos para garantir receita que cubra essa despesa. O nosso objetivo é organizar esta primeira edição, de forma que ela se repita e se consolide como um dos festivais regulares no Concelho”, adiantou o responsável.

 

Dança e canto

 

A apresentação do 1º Festival de Fado Amador dos Açores decorreu no Âmbito da divulgação da agenda cultural do Município para abril, mês dedicado à Dança e ao Canto.

“Como é habitual, dedicamos o mês a uma determinada arte. Abril será dedicado à Dança e ao Canto. Na programação, destaco a atuação de três coros de elevada qualidade, o Lisboa Cantat, o Amici Musicae e o Bielefelder Kinderchor. Este último atuará com o Coro Pactis e o Orfeão da Praia da Vitória”, anunciou Paulo Codorniz.

Os coros Lisboa Cantat e Amici Musicae atuam, respetivamente, a 03 e 04, no Auditório do Ramo Grande, a partir das 21h30, sendo a entrada gratuita.

“Ambos os coros chegam à Praia no âmbito do Festival de Coros dos Açores, organizado pelo Vox Cordis”, pormenorizou o vereador da Cultura.

O coro Bielefelder Kinderchor atua a 09 de abril, também no Auditório do Ramo Grande, às 20h30.

“O espetáculo conta também com a presença do Coro Pactis e do Orfeão da Praia, que, com estas atuações, receberão este coro alemão, considerado pela crítica um dos melhores coros germânicos”, adiantou Paulo Codorniz.

O programa cultural de abril na Praia conta também com um espetáculo de dança contemporânea, agendado para 14, às 21h30, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

“É um espetáculo, dirigido por Pedro Rosa, com elementos do Balleteatro e do estúdio Performas, usando música de Jonathan Saldanha, inspira-se no universo da ficção científica. O espetáculo – intitulado Hyper Nova Utopic Empire - decorre de uma parceria entre a Academia de Juventude, Pedro Rosa e a Associação Cultural Burra de Milho”, explicou o responsável.

Aproveitando a passagem de Pedro Rosa pela Praia, decorrerá um workshop em dança contemporânea a 14 e 15 (entre as 11h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 17h30), orientado pelo coreógrafo. A inscrição custará 40 euros, havendo desconto de dez euros para estudantes.

As inscrições podem ser efetuadas na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

 

Fado e Jazz

 

Na programação para abril destaca-se ainda, no dia 01, o espetáculo Tributo a Alfredo Marceneiro, que decorrerá no Auditório do Ramo Grande, a partir das 16h00.

“Este espetáculo é dirigido por Vítor Duarte Marceneiro, neto do fadista, que recriará fados do avô, assim como momentos da sua vida”, explicou Paulo Codorniz.

“No dia 21, às 21h00, iniciamos as Noites no Claustro, iniciativa que pretende aproveitar aquele espaço na Academia da Juventude. A iniciativa visa a organização de pelo menos um evento naquele espaço, num ambiente descontraído. Em abril, as Noites no Claustro dedicam-se ao Jazz, mostrando o projeto +Jazz, que conta com a atuação dos Wave Jazz Ensemble e alguns convidados, seguindo-se uma afterjazz b2b com os Dj Lino e João Luís”, adiantou o responsável.

No dia 28, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande, acontecerá o espetáculo Celebrar Abril, com interpretações do músico Manuel da Costa e do escritor Victor Rui Dores.

No dia 24, às 20h30, na Casa das Tias, será apresentado o livro O Povo no Imaginário Nemesiano, da autoria de Paulo Augusto Matos.

“A obra decorre da sua tese de Mestrado, cuja apresentação se enquadra nas comemorações em curso do 110º aniversário do nascimento de Vitorino Nemésio”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia.

A programação para abril na Praia inclui também o In Shadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, agendado para 06 e 07.

“No dia 06, às 21h30, serão apresentados os trabalhos selecionados e, no dia 07, serão apresentados os trabalhos premiados, será exibido o filme Hope e haverá uma conversa com o realizador Pedro Sena Nunes. Este festival decorre no âmbito de uma parceria entre a Vo’Arte, a Associação Cultural Burra de Milho e a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira”, adiantou o responsável.

A programação inclui também a peça de teatro Aquecimento Esclarecido, às 14h00 do dia 19, que visa assinalar o Dia da Terra. A peça é da autoria do cientista David Marçal, sendo dinamizada pela Associação Cultural Causa e apoiada pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Inclui também a exposição de Design Gráfico da autoria de Bruno Moniz, artista residente da Academia. A mostra tem inauguração prevista para as 14h00 do dia 23, estando patente até 23 de maio durante o horário de funcionamento da Academia.

A nível formativo, em abril, decorrem as formações em Ilustração Vetorial/Digital (02 a 07, na Academia), em Cultura Visual Urbana/ Street Art (16 a 21, na Academia) e em Bijuteria em Papel (21, na Academia).

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt