Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara Municipal avança com estudo das vulnerabilidades aos perigos geológicos e hídricos do Concelho da Praia
29 março 2012

Os resultados do Estudo das Vulnerabilidades aos Perigos Geológicos e Hídricos do Concelho da Praia da Vitória devem ser conhecidos até meados de 2013, confirmou o executivo da Câmara Municipal, que promove e patrocina a investigação.

O estudo, cujo trabalho de campo tem início em abril deste ano, visa analisar as vulnerabilidades aos perigos naturais existentes no concelho da Praia da Vitória, nomeadamente geológicos e hidrológicos, através da análise do nível de perda de um elemento ou conjunto de elementos expostos a um determinado evento no concelho.

Com este projeto pretende-se criar uma plataforma baseada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), de âmbito municipal, direcionado à Proteção Civil, em particular ao planeamento de emergência. Pretende-se ainda contribuir para prevenir, atenuar ou limitar os efeitos na ocorrência de acidente grave ou catástrofe, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, assim como proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público, procurando repor, o mais rapidamente possível, a normalidade das condições de vida das pessoas em áreas afetadas pelo evento.

O trabalho será conduzido por um técnico superior em Proteção Civil, com especialidade em Vulcanologia e Riscos Geológicos, tendo um prazo de execução de 12 a 15 meses.

O projeto inclui a recolha de informação e a criação de uma base de dados que suportará a plataforma SIG, a georreferenciação das entidades e organismos de apoio perante catástrofes ou acidentes graves no Concelho presentes na ilha ao nível da Proteção Civil e a criação de cartografia com os perigos geológicos e hídricos do Concelho, entre outros elementos.

Deste estudo sairá também a georreferenciação das áreas adequadas para a localização de pontos de encontro e alojamento provisório no âmbito do planeamento de emergência, assim como estratégias de mitigação e combate a situações desta natureza.

Segundo o Município, este estudo será também tido em conta no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal, que deverá começar em 2013.

O Estudo das Vulnerabilidades aos Perigos Geológicos e Hídricos do Concelho da Praia da Vitória enquadra-se na estratégia municipal no eixo da Proteção Civil e Segurança das Populações.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt