Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Inauguração da Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo: Obra essencial para a sustentabilidade da Associação e para a dinamização cultural e social da Freguesia
09 abril 2012

O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a remodelação e ampliação do edifício da Associação Filarmónica Cultural e Recreativa de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo contribuirão decisivamente para a sua sustentabilidade futura e para o reforço da dinamização cultural e social daquela freguesia do Concelho da Praia da Vitória. A ideia foi defendida na sua intervenção no âmbito da cerimónia de inauguração das novas valências, que decorreu no domingo, 08 de abril.

Para Paulo Messias, a construção de um salão para eventos e jantares, a criação de uma cozinha regional e a remodelação e modernização do bar daquela sociedade são valências enquadradas nesses objetivos.

“Na sua vertente estrutural, este investimento enquadra-se na estratégia municipal de valorização e desenvolvimento do Meio Rural do Concelho, com especial enfoque na fixação dos jovens nas freguesias, no fomento do espírito associativo e comunitário e na potenciação de infraestruturas geradoras de receitas próprias, visando a sustentabilidade futura dos espaços associativos. Neste âmbito, a nossa estratégia passa significativamente pela renovação infraestrutural do Associativismo do Concelho, mas numa lógica de dotação de novas valências geradoras de receita.

Ou seja, queremos que as nossas associações disponham de espaços renovados e adequados às suas necessidades. Mas a nossa visão amplia esta medida no sentido de garantir a cada associação meios capazes de lhes garantir receitas essenciais à sua prática quotidiana”, frisou.

“Outros dos objetivos alcançados com esta obra é a valorização deste tipo de infraestruturas no âmbito da promoção cultural, onde se enquadra, no caso desta sociedade, a nova sala de ensaios para a Filarmónica e para a Escola de Música, assim como a beneficiação da sala de espetáculos”, explicou.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a ampliação e remodelação do edifício da Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo contribui também para o incremento da cooperação e integração associativa através da concentração naquele espaço de várias valências de interesse público, e dota a freguesia de uma infraestrutura e serviços de excelência.

“Com a ampliação e remodelação da Sociedade Filarmónica, a Fonte do Bastardo ganha uma valência renovada, capaz de aumentar as suas atividades e, por essa via, contribuir significativamente para a dinamização social e cultural desta freguesia. O investimento que hoje inauguramos representa um encargo de 700 mil euros, partilhado em igual montante entre o Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, e a Câmara Municipal da Praia da Vitória. É um investimento que espelha a clara aposta no reforço do Associativismo local e no desenvolvimento sociocultural da freguesia da Fonte do Bastardo”, sublinhou Paulo Messias.

Na sua intervenção, o responsável autárquico adiantou que, no âmbito do Programa Municipal de Dinamização do Meio Rural e de Apoio ao Associativismo, a Câmara Municipal da Praia da Vitória já realizou investimentos superiores a três milhões de euros em todas as freguesias do Concelho, nomeadamente na modernização das sociedades filarmónicas e na construção de cozinhas regionais anexas a estes espaços.

No final na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória agradeceu o empenho e dedicação de todos os presidentes da Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo neste projeto, particularizando o papel de Martinho Dinis, “que nunca deixou de acreditar neste sonho e confiou neste Executivo Municipal como entidade capaz de mover montanhas com vista à execução de uma obra de interesse estratégico para a Freguesia da Fonte do Bastardo”.

“Não quero terminar esta intervenção sem aproveitar a ocasião para prestar uma sentida e pública homenagem a todos os músicos, regentes e membros das direções da Sociedade Filarmónica da Fonte do Bastardo pelo contributo que deram e têm dado ao Associativismo Cultural do nosso Concelho. A cada um de vós, em nome do Município da Praia da Vitória, agradeço tudo o que têm feito pela nossa Cultura, pela Freguesia da Fonte do Bastardo e, em última instância, pelo Concelho da Praia da Vitória. A terminar, quero dar-vos os parabéns por esta obra, que resulta do esforço e da cooperação de todos e, acima de tudo, demonstra que em união e parceria, podemos concretizar todos os sonhos”, concluiu Paulo Messias.

Além das intervenções oficiais, a cerimónia de inauguração da infraestrutura contou com uma missa solene por alma dos sócios falecidos, com um concerto da Filarmónica, uma homenagem a personalidades da Freguesia e com a atuação de bailinhos de Carnaval que participaram no Entrudo deste ano.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt