Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Terça-feira, 24, na Casa das Tias: Livro “O Povo no Imaginário Nemesiano” apresentado na Praia da Vitória
23 abril 2012

O livro “O Povo no Imaginário Nemesiano”, da autoria do professor Paulo Jorge Augusto Matos, é apresentado esta terça-feira, 24, pelas 20h30, na Casa das Tias, na Praia da Vitória.

A apresentação da obra decorre incorporada nas comemorações do 110º aniversário do nascimento de Vitorino Nemésio, que a Câmara Municipal da Praia da Vitória promove durante este ano, assim como no assinalar do Dia Mundial do Livro.

“O Povo no Imaginário Nemesiano” resulta da tese de Mestrado em Estudos Nemesianos de Paulo Jorge Augusto Matos, apresentada à Universidade dos Açores em 2003.

O livro será apresentado por Eduardo Ferraz da Rosa, contando também a sessão com uma intervenção da professora universitária Gabriela Funk, da Universidade dos Açores, que irá representar o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Faculdades de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Intervirá também o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Codorniz, seguindo-se a interpretação de alguns temas musicais pela cantora Susana Coelho.

«Este livro, (…), permite a divulgação da cultura açoriana, quer a nível literário, uma vez que expande os conhecimentos sobre Vitorino Nemésio e a sua extensa obra, quer ao nível da história, da geografia, da etnografia e da língua e linguagem próprias do arquipélago dos Açores e, mais especificamente, da Terceira, ilha onde nasceu o escritor. De facto, este livro leva a cabo um estudo sobre uma perspetiva ainda pouco estudada da obra nemesiana: a relação existente entre o autor terceirense e o povo e a forma como Nemésio aproveitou literariamente essa ligação tão sentimentalmente enraizada», lê-se na sinopse da obra.

Paulo Jorge Augusto Matos é, atualmente, professor na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras do Porto e Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas pela Universidade dos Açores. É também formador na área da Didática do Português.

Paulo Matos nasceu no Porto em 1975. Em 1999, viaja para a ilha Terceira, começando a lecionar em Angra do Heroísmo, onde se mantém.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt