Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Discurso no Jantar do Dia do Pescador: Presidente da Câmara da Praia considera que rendimento da pesca deve ser melhor distribuído
01 junho 2012

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que é imperativo analisar e procurar reduzir as desigualdades na distribuição do rendimento extraído da atividade piscatória. A ideia foi transmitida na sua intervenção no jantar do Dia do Pescador, que decorreu na noite de quinta-feira, 31, no Quartel de Bombeiros da Praia da Vitória.

Na sua intervenção, Roberto Monteiro realçou que a pesca é um dos setores que oferece solução para a crise económica atual e que, por isso, deve ser potenciado.

“No enquadramento atual, a pesca é, sem dúvida, um dos setores de atividade a potenciar e a rentabilizar. Não basta falar no aproveitamento do mar, sem contemplar, no caso da Praia, a sua comunidade piscatória, olhando e estudando com atenção o seu estado atual e a sua possível capacidade de exportação e de geração de riqueza, além da redistribuição do rendimento. A quota-parte que toca aos homens do mar é sempre a parte menor do bolo, o que tem contribuído para que este setor seja associado a problemas económicos e sociais. É uma situação que temos de olhar e melhorar”, argumentou o autarca praiense.

O presidente da Câmara da Praia, que discursava perante os mais de 400 pescadores e familiares que se juntaram no jantar, destacou ainda o empenho da Autarquia na dinamização e valorização da comunidade piscatória praiense. Daí o apoio anual ao jantar que assinala o Dia do Pescador, e que, este ano, coincidiu com o encerramento da Semana do Pescador.

“É um evento a que atribuímos imensa relevância, porque a pesca e a comunidade piscatória tiveram e têm uma enorme importância para o nosso Concelho. A própria história da Praia conta com um enorme contributo dos pescadores. Hoje, essa importância mantém-se e deve ser potenciada”, explicou.

“A única estátua que inauguramos nas nossas legislaturas é dedicada aos homens do mar. O que prova o nosso empenho e atenção a esta comunidade”, exemplificou o autarca praiense.

No final da sua intervenção, Roberto Monteiro pediu aos pescadores para participarem na Procissão dos Marítimos, que decorre integrada nas Festas da Praia.

“É um momento de alegria, celebração e fé único, que deve ser acarinhado por todos nós. Deixo aqui a todos vós um pedido especial para que participem massivamente nessa celebração”, pediu.


Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt