Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Câmara na comemoração do 31º aniversário da Cidade, “Educação, Emprego e Solidariedade Social são prioridades na Praia da Vitória”
20 junho 2012

A Educação e a Formação, o Emprego e a Solidariedade Social são as prioridades centrais da Câmara Municipal da Praia da Vitória, garantiu o presidente da edilidade na cerimónia comemorativa do 31º aniversário da elevação da Praia da Vitória a Cidade, que decorreu na tarde de quarta-feira, no Auditório do Ramo Grande.

Na sua intervenção, Roberto Monteiro explicou que os Municípios têm vindo a confrontar-se com a diminuição das receitas, sendo assim obrigadas a priorizar as suas estratégias.

“Não podemos apoiar com a mesma relevância de outros tempos. A escassez dos recursos públicos (o Município perdeu 25 por cento das suas receitas nos últimos dois anos) determina que sejam feitas opções claras sobre a afetação dos fundos. Com toda a clareza, vos comunicamos que as nossas prioridades são: a educação e a formação; a solidariedade social; as iniciativas potenciadoras da geração de emprego; e a prática desportiva das crianças, jovens, idosos e da população ativa do Concelho. Perante esta estratégia tivemos de encetar cortes substanciais na despesa pública afeta às seguintes vertentes: atividades lúdicas e culturais; desporto de competição nacional; despesas de funcionamento das estruturas municipais; e na atribuição de apoios ao associativismo e a eventos organizados por terceiros”, anunciou.

“Acreditamos no exercício da função pública com total transparência e como tal assumimos total prioridade nos apoios às pessoas, às famílias e às empresas”, sublinhou.

Promoção do Emprego

No seu discurso na cerimónia que homenageou 40 professores reformados do Concelho da Praia da Vitória, o presidente da Câmara Municipal reforçou o compromisso do atual executivo municipal na promoção do emprego.

“Os Municípios estão obrigados, por lei, a reduzir três por cento ao ano o número de colaboradores; estão impedidos de atribuir apoios ao setor privado; estão fortemente limitados na adoção de estratégias e de políticas que favoreçam as empresas locais. Desenvolvemos um debate profundo e concluímos que podemos dar um contributo efetivo para o estímulo da criação de emprego através da implementação das seguintes medidas: reforço do papel interventivo do Gabinete Municipal de Apoio ao Investidor; isenção total ou parcial das taxas dos licenciamentos municipais para quem investe e cria postos de trabalho; promoção de Ciclos de Debate Público com vista à apresentação das novas oportunidades de negócio viáveis e de potencial competitividade local; organização de Feiras e Jornadas que estimulem o empreendedorismo, a inovação e a criatividade, numa orientação direta para a criação de negócios e de empregos para os jovens; afetação gratuita de espaços municipais para projetos de jovens empreendedores. Na verdade, e apesar de todas as limitações legais e dos fortes constrangimentos financeiros, recusamo-nos a baixar os braços!”, anunciou Roberto Monteiro.

“Todos os dias nos questionamos sobre o que podemos fazer pelo emprego. Todos os dias tomamos mais uma medida que acreditamos ser positiva neste complexo caminho de ajudarmos na criação de oportunidades para os que não têm emprego e muito em particular para os que começaram a perder a fé e a esperança! Com humildade fazemos o nosso melhor; mas sabemos que terá obrigatoriamente de ser o setor privado o principal motor da criação de empregos. A nossa função é apoiar, cooperar, facilitar, e estimular os agentes do emprego. A nossa missão será, cada vez mais, de orientar políticas e ações com reprodutividade no combate ao desemprego”, complementou.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória explicou ainda que a estratégia municipal para os próximos anos passa pela consolidação orçamental e financeira das contas municipais, a ser executada sem esquecer as prioridades do Município.

“É cada vez mais habitual ouvir falar que é imperioso que as Câmaras Municipais procedam à consolidação orçamental e financeira das suas contas. Na verdade, estamos perante o mesmo desafio que se coloca a cada uma das nossas famílias: “ Ajustar as nossas despesas aos nossos atuais rendimentos, que são mais reduzidos a cada ano que passa”, explicou o autarca praiense.

Desenvolver e humanizar

Num balanço ao trabalho desenvolvido e, sobretudo, no anúncio dos projetos futuros, o presidente da Câmara da Praia explicou que, na etapa final da legislatura, concretizar-se-ão quatro obras consideradas “vitais para as dinâmicas da cidade e do Concelho”: o mercado de produtos biológicos (em construção junto a o Paul); o novo edifício dos serviços municipais da Praça Francisco Ornelas da Câmara, cuja obra será iniciada no Verão de 2012; a nova escola profissional financiada pelo Governo Regional, a inaugurar no Verão de 2013; e o Centro de Reabilitação para crianças e jovens portadores de deficiência e para adultos com necessidades especiais, cuja obra será iniciada no Outono de 2012.

“São quatro novos empreendimentos de elevada relevância reprodutiva e que farão da nossa cidade um lugar mais dinâmico; mais atrativo e muito mais mobilizador de energias positivas”, argumentou

E anunciou que as estratégias e medidas a implementar nos próximos tempos visarão sobretudo a sustentabilidade “do modelo humanizado” construído na Praia da Vitória.

“Somos desenvolvidos com humanização enquanto apoiarmos os jovens de fracos recursos a estudarem no ensino superior e profissional e lhes pudermos garantir igualdades de oportunidades; enquanto através das redes de creches e ATL´s criarmos condições equitativas para as crianças permanecerem nas suas comunidades; enquanto dinamizarmos projetos e ações relevantes para o envelhecimento ativo e solidário dos nossos idosos; enquanto apostarmos em programas de reforço de competências formativas para todos os segmentos etários da nossa comunidade; enquanto dinamizarmos ações efetivas de combate à pobreza e à exclusão social; enquanto mantivermos um espírito de servir a todos sem distinções; enquanto tivermos força e motivação para cooperarmos pelo bem comum; e enquanto dinamizarmos projetos culturais com todos e para todos”, explicou.

“Desenvolver e Humanizar é um lema forte e representativo da missão que no continua a motivar a trabalhar para servir todos os praienses. A clareza do nosso rumo associada à determinação da nossa equipa, e à parceria estabelecida com todos os praienses, representa a nossa identidade e o nosso código genético”, realçou.

“Somos humildes, mas determinados; conscientes da complexidade dos desafios, mas portadores de coragem e de paixão por servir em prol do bem comum; Acreditamos nos nossos jovens e valorizamos o saber dos nossos idosos; queremos uma Cidade e um Concelho unidos pelo emprego e pelo progresso coletivo. Queremos um desenvolvimento sustentável e solidário. Lutaremos, com todas as nossas forças, ao lado dos praienses que connosco forem capazes de espalhar raios de esperança e ondas de humanização!”, concluiu Roberto Monteiro.

Professores homenageados

Na comemoração do 31º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade foram homenageados 40 professores reformados do Concelho.

“No ano de 2012, optamos por atribuir primordial relevância à importância de uma verdadeira aposta na Educação e na Formação. Estruturamos um rumo cujo principal pilar é o reforço das competências dos praienses. O futuro do Concelho é determinado pela qualificação da sua população e consequentemente pelas dinâmicas, de empreendedorismo, de inovação e de criatividade, resultantes desta efetiva aposta nas pessoas. A escolha desta temática motivou um saudoso regresso à nossa infância e levou-nos a recordar o desempenho de gente, com sabedoria, com motivação, com uma enorme paixão pelo ensino, e com a arte de nos ensinar a crescer e a sonhar! Gente que não esquecemos e não deixaremos que a nossa comunidade os esqueça”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“Este é mais um ato demonstrativo de que somos um Concelho com memória que se orgulha e reconhece o seu passado. Permitam-me que também dê uma palavra de apreço e valorização ao papel das auxiliares de ação educativa, no nosso tempo designados de contínuos, quer pela paciência e tolerância, quer pelo suporte determinante que dão aos professores e aos pais, desempenhando uma relevante função de agente educativo”, sublinhou.

Foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal Valor Cultural em Prata os professores José Tomás Ataíde da Cunha, Maria Zulmira da Silva Maciel, Pedro Graciliano Melo Cabral, Isabel Maria da Costa Neto, Gabriela Xavier da Rosa Gonçalves Berenguer da Silva, Celina Jesus Brum da Silveira Carvão, Maria Luísa Mendes Machado de Melo, Maria Natividade Simões Gil dos Reis, Maria Guida Borges Ribeiro de Carvalho Duarte, Maria da Conceição Borges Dias Martins Valadão, Rogério de Azevedo Ferreira dos Santos, Irene Maria Pinheiro de Jesus Moniz de Sousa, Francisco José Coelho Martins, Lúcia da Conceição Barcelos Fernandes Ferreira, Maria Alice da Costa Silveira, Maria Ofélia Caetano Martins Homem, Maria de Fátima Meneses Pereira da Silva, Lúcia de Fátima Cardoso da Fonseca Ferreira dos Santos, Maria Eldora Alves da Silva, Maria Eduarda de Noronha Gaspar Ornelas, Maria Celeste Domingos Alves, Maria Liliana da Costa Neto, Maria Teresa Borges Mendes, Maria João Saavedra Flores de Bruges, Fátima Pimentel Moniz, Iva Nunes Narciso Barcelos, Maria de Fátima de Oliveira Bettencourt Borges de Carvalho, Maria Eva Silva Correia, José Afonso Godinho, Filomena de Jesus Fraga Juliano Cota, Floriberto José Martins Barcelos, Maria Heldénia Fagundes Duarte Barcelos, Maria da Conceição Valadão Vaz, Manuel Pires Luís, Humberto Fagundes Meneses, Maria Lúcia Morais, Blandina Raquel Monteiro Ávila Galvão, Elmira Maria da Silveira Botelho Costa, Maria do Livramento e Maria de Lurdes Augusta dos Santos Bettencourt.

Na cerimónia atuaram a Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e o Coro Infantil do Orfeão da Praia da Vitória. Foi também exibido o vídeo-documentário “Educação e Formação no Concelho da Praia da Vitória”.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt