Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Soluções adequadas à situação socioeconómica dos arrendatários: Câmara da Praia avança com Programa de Regularização de Rendas Sociais
20 julho 2012

O Programa de Regularização de Rendas Sociais foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara, estabelecendo os critérios para a regularização dos atrasos no pagamento destas rendas, num formato que garanta justiça, igualdade e rigor no tratamento destas situações e que evite a execução de processos em tribunal.

O programa, com caráter excecional e a vigorar por um período de 120 dias, permite a celebração de acordos de regularização faseada da dívida com os arrendatários faltosos, considerando a realidade socioeconómica de cada agregado familiar.

A decisão mantém ainda a não cobrança de juros relativos às rendas em atraso (medida decidida anteriormente como mecanismo de recuperação das rendas em dívida). Esta medida vigorará durante o período definido para a execução do programa.

Para os casos de rendas por saldar, mas em que os arrendatários das habitações procederam a obras que eram da responsabilidade do Município, o Programa de Regularização de Rendas Sociais prevê, através de uma comissão técnica, a análise caso a caso e, verificado o direito a créditos, esses valores serão descontados da dívida dos arrendatários. De seguida, será acordado o pagamento faseado da dívida remanescente.

A comissão técnica criada no âmbito deste programa tem, um prazo de 90 dias para apresentar um relatório sobre estes casos, sendo de seguida apresentado em reunião de Câmara a proposta de regularização destas dívidas, com as devidas compensações pelos direitos de créditos detetados.

Após o término do Programa de Regularização de Rendas Sociais, o Município aplicará juros de mora aos casos em que os arrendatários não aceitem acordos de regularização dos montantes por pagar e avançará com processos em tribunal para recuperar os mesmos ou, se necessário, despejar os inquilinos incumpridores.


Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt