Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Câmara na abertura do certame sublinha, XIII Feira de Gastronomia do Atlântico marcada pela qualificação e pela segurança alimentares
03 agosto 2012

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a  XIII Feira de Gastronomia do Atlântico, inaugurada ao início da tarde de sexta-feira, 03 de agosto, representa uma aposta ganha na qualificação da oferta turística do Concelho, na qualificação da produção local e um evento capaz de trazer valor acrescentado à ilha.

Roberto Monteiro, que intervinha na inauguração do certame que decorre no âmbito das Festas da Praia, entre 03 e 12 de agosto, argumentou que a atribuição da organização da feira à Escola Profissional da Praia da Vitória teve por base a intenção de conferir um novo fôlego ao evento e, acima de tudo, trazer uma nova visão enquadrada nos objetivos da Autarquia: valorizar o evento, acrescentar-lhe valor que fique no Concelho e continuar a melhorar um dos pilares das Festas da Praia.

“Apesar de ser um ano de contenção económica, foi feito um esforço no sentido de continuar a melhorar este evento. A aposta foi para a qualidade e a segurança alimentares, que se consubstancia por um forte investimento nas cozinhas da feira. Este investimento melhora significativamente essa vertente, abre as portas das cozinhas aos comensais, o que representa um elemento importante ao nível da imagem. Por outro lado, este investimento foi realizado tendo por base a vontade de que parte do investimento da Feira fique na ilha e no Concelho. Foram empresas locais que montaram estas cozinhas, o que representa um investimento de 30 mil euros que fica no Concelho”, sublinhou o autarca.

“Estes são os desafios que se colocaram à nova organização da feira e que vão continuar a colocar-se: continuar a melhorar e a inovar; valorizar o que é nosso; deixar investimento na ilha; e, acima de tudo, fazer com que este evento contribua também para a valorização das nossas competências”, enfatizou Roberto Monteiro.

Por seu turno, o diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória aproveitou a inauguração da Feira de Gastronomia para agradecer a todo o quadro da escola, às empresas e a todos aqueles que colaboraram com a organização do certame.

“Os heróis desta feira são todos aqueles que nos ajudaram a erguê-la. Dos colaboradores da Autarquia às empresas, de várias pessoas a todos aqueles que, direta ou indiretamente, foram essenciais na montagem deste certame”, sublinhou Domingues Borges.

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, realçou o facto da Feira de Gastronomia ser um elemento importante na qualificação da oferta turística do Concelho, da Ilha e dos Açores.

“Os fatores que estão na base desta organização, assim como os desafios colocados à organização e aqui expressos pelo presidente da Câmara, mostram aquilo que o Governo Regional dos Açores defende: a aposta cada vez maior nos nossos produtos, na qualificação dos nossos recursos e na valorização da nossa oferta turística. Por tudo isto, a Câmara, a organização da Feira e todos os responsáveis por este evento estão de parabéns”, expressou o responsável governamental.

A XIII Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 03 a 12 de agosto, no âmbito das Festas da Praia 2012, que encerram a 11 de agosto.

A edição deste ano conta com oito restaurantes, três charcutarias e três pastelarias.

 “O Típico” (Mealhada), “Tasca Rasca” (Algarve), “Comeres Barrosãs” (Boticas, Vila Real), “O Académico” (Bragança), “O Palinhas Gold” (Ribatejo), “Do Dia Para a Noite” (Madeira), “O Galanta” (Açores) e “Zé Varunca” (Alentejo) são os restaurantes presentes na edição deste ano da Feira de Gastronomia, a que se juntam as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes) e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo).

A feira contará também com as pastelarias “Bolos e Vitaminas” (Algarve) e “O Forno” (Açores), assim como com os “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta da Corneta” (meloa da Graciosa).

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt