Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Roberto Monteiro na homenagem às Filarmónicas da Ilha, “Sociedades filarmónicas são um exemplo perfeito de serviço e de voluntariado comunitário”
06 agosto 2012

“As nossas sociedades filarmónicas são um exemplo perfeito de serviço e de voluntariado comunitário a bem da juventude e das localidades. O que cada sociedade filarmónica desenvolve merece o nosso aplauso”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na homenagem prestada às filarmónicas da ilha Terceira, que decorreu na noite de sexta-feira, 03, no âmbito das Festas da Praia 2012.

Discursando na cerimónia de homenagem que decorreu no Palco Tradições, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, Roberto Monteiro enfatizou o trabalho que as filarmónicas desenvolvem na ilha, aliciando os jovens das freguesias para projetos culturais e para a música, dando corpo a um dos maiores exemplos de voluntariado e associativismo local.

“É isso que pretendemos aqui homenagear. O trabalho que todas as nossas filarmónicas tem feito, num regime de voluntariado, deve ser reconhecido por todos nós. Imaginem o nosso Carnaval sem a música que, na maioria dos casos, nasce nas filarmónicas. Imaginem as nossas marchas populares; imaginem as funções do Espírito Santo; imaginem as nossas festas de freguesia. Em todos estes e noutros momentos, são músicos nascidos nas nossas sociedades filarmónicas que animam esses momentos. Somos das terras que mais músicos produz. Temos um enorme historial musical. E, em grande parte, é no trabalho das sociedades filarmónicas e das suas escolas de música que radica esse historial. É tudo isso que queremos homenagear aqui”, frisou.

A homenagem foi precedida pelo desfile das filarmónicas que desceram a Rua de Jesus, a Praça Francisco Ornelas da Câmara, a Rua da Alfândega e a Avenida Álvaro Martins Homem.

Duas horas antes, foi inaugurada a Feira de Artesanato, espaço tradicional nas Festas da Praia que serve de montra ao trabalho de vários artesãos do Concelho e da Ilha.

“As Festas da Praia é uma gestão integrada de um conjunto de elementos, que procuram mostrar todo o nosso Concelho, das nossas tradições à nossa atualidade. A Feira do Artesanato insere-se nesta lógica. Além disso, sabendo o quão difícil é ser artesão nos nossos tempos, entendemos que faz todo o sentido apoiar os nossos artesãos e abrir-lhes as portas nesta festa que reúne milhares de pessoas. Ao incluir esta feira nas Festas, queremos estimular os nossos artesãos”, frisou Roberto Monteiro, na abertura da Feira do Artesanato.

A Feira do Artesanato, a funcionar no Largo Silvestre Ribeiro, abre todos os dias das Festas da Praia às 19h00.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt