Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Vereador Paulo Codorniz nas III Jornadas sobre Fibromialgia, Debates sobre Fibromialgia são fundamentais para combater “este flagelo silencioso”
13 maio 2013

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou a importância da realização das jornadas sobre Fibromialgia como forma de alerta e informação da população sobre o que classificou como “um flagelo silencioso”.

Paulo Codorniz, que intervinha na sessão de abertura das III Jornadas sobre Fibromialgia, que decorreram no sábado, 11, no Auditório do Ramo Grande, enfatizou que a doença afeta entre dois a cinco por cento da população adulta mundial e que “todo o esforço no seu estudo e na divulgação de formas de a atenuar ou combater deve ser incentivado”.

“O Município da Praia da Vitória entende que esta e outras organizações do mesmo tipo merecem todo o nosso apoio, porque representam oportunidades de informação e formação de quem lida com estas situações, particularmente a população”, sublinhou.

As III Jornadas sobre Fibromialgia, que decorreram na Praia da Vitória, foram organizadas pelo núcleo regional da Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga, contando com o apoio do Município da Praia da Vitória.

As jornadas decorreram no âmbito do 10º aniversário da Myos e assinalaram também o Dia Mundial da Fibromialgia, celebrado a 12 de maio.

Segundo o sítio da Myos na Internet, a “Síndrome de Fibromialgia é o termo médico que define uma condição clínica complexa de causa desconhecida e que é caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada acompanhada de um cansaço extremo, perturbações do sono, perturbações cognitivas, entre outros sintomas. A Fibromialgia é uma doença comum que atinge homens, mulheres e crianças de todas as etnias e grupos socioeconómicos. Estima-se que sofram de FM entre dois a cinco por cento da população adulta, dependendo dos países. Da população atingida, entre 80 a 90 por cento serão mulheres entre os 20 e os 50 anos.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt