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Sociedade
Tibério Dinis, na Ação de Sensibilização sobre Turismo, Oferta turística na Praia da Vitória tem de reforçar a sua diferenciação e orientar-se para os turistas
10 julho 2014

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a dinamização económica do Concelho passa pela sua oferta turística e que esta deve procurar ir de encontro aos interesses de quem o visita, mas com produtos diferentes.

Tibério Dinis, que falava na abertura da ação de sensibilização sobre Turismo, promovida pelo Gabinete de Turismo do Município, realça que a diferenciação é a chave para o sucesso da estratégia municipal neste âmbito e que os agentes locais (comerciantes, empresários, taxistas, etc.) devem desenvolver ações que cativem quem visita a cidade e o Concelho.

“Temos de atrair as pessoas. Temos de dar-lhes algo que lhes interesse, que os faça querer estar na Praia, que lhes suscite curiosidade e, acima de tudo, que os leve a falar no nosso Concelho. É fundamental que lhes demos razões para cá vir”, sublinhou.

“Nesta estratégia de atração é também essencial que os nossos comerciantes, empresários, autarcas, taxistas, agentes e promotores, entre outros, assumam que são peça fundamental, porque, no fundo, são eles o rosto com quem os turistas contactam. A impressão que deixarem é a marca futura do Concelho”, enfatizou.

“É importante que quem contacte com os turistas seja capaz de lhes dar informações, orientações, que os enquadrem na nossa história, nos nossos costumes. Ou seja, que os vejam não apenas como clientes, mas acima de tudo como amigos que recebem na sua terra. Hoje, este atendimento personalizado é uma das mais-valias nos principais destinos turísticos mundiais. Temos de adotar o que de melhor se faz, à nossa dimensão e no âmbito das nossas potencialidades. Mas, com uma estratégia bem articulada, diferenciando o que de melhor temos, podemos, certamente, dinamizar a nossa oferta turística e, por essa via, contribuir significativamente para a nossa atividade económica”, frisou o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Na sua intervenção, o responsável municipal adiantou que a Autarquia está a desenvolver um conjunto de ações que visam reforçar a oferta turística do Concelho e, em paralelo, garantir mais informação a quem nos visita.

“Até às Festas da Praia – que são um ponto alto da nossa oferta turística – teremos concretizados três novos produtos: visitas guiadas ao Parque Ambiental do Paul, o Roteiro Nemesiano e a abertura ao público do Forte de Santa Catarina. Em breve, colocaremos em vários pontos da cidade mapas que permitam aos turistas orientar-se e saber que pontos de interesse podem visitar. Vamos reforçar a atractividade de alguns locais, como os Paços do Concelho ou a Casa Vitorino Nemésio e, a médio prazo, vamos desenvolver um conjunto de roteiros que congreguem algumas mais-valias que temos, como o Roteiro do Vinho, o Roteiro do Património Religioso ou o Roteiro dos Museus Privados”, enumerou Tibério Dinis.

Na sessão, que contou com José Toste, da Associação Regional de Turismo, e Pires Borges, guia-interprete, e que contou com a presença de vários agentes locais, foram analisados vários exemplos de boas práticas no contacto com os turistas e discutidas algumas questões relacionadas com o setor.

A Ação de Sensibilização, que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, enquadra-se na política municipal de dinamização turística.

Gabinete de Comunicação.

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