Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Concurso para seleção de entidade gestora do futuro Fundo de Capital de Risco da Praia da Vitória aprovado em Assembleia Municipal
19 setembro 2014

A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, por maioria, a abertura do concurso para a seleção da entidade gestora do futuro Fundo de Capital de Risco da Praia da Vitória, cujo principal impulsionador é a Câmara Municipal, e que visa a criação de um instrumento de financiamento de pequenas e médias empresas, com o objetivo de promover o investimento e o emprego no Concelho e nos Açores.

A proposta da Autarquia foi aprovada com 24 votos a favor do PS e sete abstenções do PSD. O CDS-PP não esteve presente nessa reunião da Assembleia Municipal.

A abertura do concurso para a seleção da sociedade gestora que irá formatar e gerir o fundo representa a primeira etapa no processo, de acordo com a legislação em vigor e a regulamentação da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o fundo “tem em vista fomentar projetos empresariais viáveis no atual contexto económico-financeiro”.

“Com esta iniciativa, pretendemos concretizar um apoio concreto a projetos inovadores, ou impulsionar investimentos existentes e que podem expandir-se, assim como criar uma alternativa de financiamento ao crédito bancário”, explica Roberto Monteiro.

“Este concurso vai permitir selecionar-se a entidade que gerirá o fundo, de acordo com a legislação em vigor. Esta entidade ficará também encarregue de estruturar o fundo, atrair investidores e captar, selecionar e apoiar projetos de investimento. O investimento a efetuar será concretizado por participação no capital das empresas, contribuindo para o reforço da estrutura financeira das empresas e para o reforço da sua governação”, sublinha o autarca praiense.

Com esta iniciativa, o Município da Praia da Vitória concretiza uma medida pioneira na Região e no País, sendo a primeira autarquia a impulsionar um instrumento de apoio empresarial desta natureza.

“Nos tempos que correm, temos que ter a capacidade de perceber as melhores práticas e os melhores instrumentos e ser capazes de os importar e adequar à nossa realidade. A dificuldade de acesso ao crédito ou a arquitetura de instrumentos desta natureza à escala nacional, têm afastado muitas ideias e muitos pequenos projetos, com elevada probabilidade de sucesso e que, sendo pequenos à escala nacional, podem ter um impacto significativo à nossa escala. Além disso, há todo um potencial de produção no Concelho, na Ilha e na Região que deve ser explorado e que, através do apoio financeiro e, acima de tudo, do apoio à gestão pode ter sucesso”, argumenta o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória. 

“É importante termos a noção de que este tipo de instrumento financeiro, para lá do reforço de capital, representa, sobretudo, vantagens ao nível da gestão e implementação de um modelo de negócio. Isto porque a sociedade gestora, ao participar no capital da empresa, intervém e ajuda na sua gestão e na busca de mercados e de negócios. É um modelo amplamente testado e praticado além-fronteiras, que, com certeza, poderá ter ótimos resultados no Concelho da Praia”, sublinha Roberto Monteiro. 

O Fundo de Capital de Risco da Praia da Vitória é mais uma medida do Município no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico e de Promoção do Emprego, que tem vindo a ser implementado como resposta à acentuada quebra na atividade económica no Concelho, agravada pelas reduções operadas e perspetivadas pelo contingente militar norte-americano na Base das Lajes. 

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt