Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Primeiro vencedor será anunciado no Outono Vivo 2015, Município da Praia da Vitória lança Prémio Literário Vitorino Nemésio
03 novembro 2014

O Município da Praia da Vitória lança, no próximo ano, o Prémio Literário Vitorino Nemésio, cuja primeira seleção decorrerá no âmbito do Outono Vivo 2015. O anúncio foi feito na sessão de abertura da edição deste ano, que decorreu no início da noite de sexta-feira, 31 de outubro, no Auditório do Ramo Grande.

Na apresentação do projeto, o vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória, Tibério Dinis, adiantou que a seleção do vencedor decorrerá de dois em dois ano, no âmbito do Outono Vivo, sendo o livro premiado apresentado na edição do ano seguinte do Outono Vivo.

“Desafiaremos o conjunto de grupos editoriais que colabora com o Outono Vivo a estar ao nosso lado nesta empreitada. Pretendemos assim garantir uma colaboração estreita com vista à edição da obra de acordo com as garantias comerciais que o mercado exige e com o rigor e transparência que o prémio que pretendemos instituir obriga”, explicou.

“Acreditamos que, com esta iniciativa, promoveremos a escrita, a criatividade e homenagearemos Vitorino Nemésio”, justificou o responsável municipal.

Com a instituição deste prémio, segundo Tibério Dinis, o concurso literário passará a contemplar apenas textos escritos por jovens.

Segundo o autarca, na próxima edição do Outono Vivo, em 2015, que celebrará os 10 anos do evento, o Município pretende também editar um livro que reunirá os textos selecionados em todas as edições do concurso literário que decorre no âmbito do Outono Vivo.

“Esta edição será coordenada por Paulo Codorniz”, adiantou Tibério Dinis.

“Acreditamos que a Educação e a Cultura são pilares do desenvolvimento e progresso de uma comunidade e parte integrante do plano de desenvolvimento estratégico da ilha Terceira. É neste âmbito que se enquadram as iniciativas estratégicas que pretendemos desenvolver, no quadro da atividade municipal, nos próximos tempos. No âmbito deste Outono Vivo, reiniciámos as ações junto das escolas. Para o ano letivo 2014-2015, reforçaremos as nossas ações no âmbito da música, dança e teatro, assim como a presença do projeto Nemésio por Inteiro, que mostra aos mais novos o maior vulto da nossa cultura, Vitorino Nemésio”, adiantou ainda.

Relativamente à edição deste ano, que decorre até 16 de novembro, o vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória destacou a qualidade do programa e realçou o nível atual da Feira do Livro, centro nevrálgico do Outono Vivo.

“Contamos com mais nove grupos editoriais, aumentando para 22 os grupos editoriais presentes nesta Feira, que disponibiliza mais de 30 mil livros e 22 mil títulos. Tais números são possíveis através da empenhada, firme e leal parceria com a Papelaria 96, a quem agradeço, na pessoa do amigo Carlos Lima”, frisou o responsável.

“Foi também a Este que buscámos uma parceria fundamental para a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira: a ligação à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que pretendemos ser profícua e longa”, sublinhou também Tibério Dinis.

Na sua intervenção, o autarca realçou ainda as inovações introduzidas no concurso literário do Outono Vivo 2014, nomeadamente as temáticas diferentes para cada grupo de concorrentes.

“Este Outono Vivo não seria vivo sem o empenho e participação de inúmeros escritores e artistas, sem a colaboração permanente dos colaboradores do Município, sem o benemérito apoio da Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo, o coletivo Passeios de Maca e as voluntárias ajudas de Joel Neto, Valter Peres, Augusto Oliveira, António Couto, Paula Cabral e Maria João Vieira, pessoas que nos emprestaram o seu saber e que enriqueceram esta edição do Outono Vivo”, agradeceu o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Após a intervenção de Tibério Dinis, interveio Francisco Moita Flores, orador convidado para a abertura do Outono Vivo 2014. De improviso, o escritor apelou à leitura e à importância do livro como elemento formador de consciências e civismo.

“Nós somos um livro. E através dos livros ganhamos consciência do nosso papel e do nosso potencial de ação. Ler é crescer”, frisou, na sua intervenção.

O programa completo do Outono Vivo está disponível em www.cmpv.pt e outonovivo.com.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt