Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
50 anos depois, famílias com situação regularizada, Câmara Municipal da Praia da Vitória conclui legalização do Bairro das Pedreiras nas Lajes
30 junho 2020

A Câmara Municipal da Praia da Vitória registou, esta terça-feira, o loteamento do Bairro das Pedreiras, na Vila das Lajes, o que possibilitou a realização das escrituras dos terrenos e respetivas habitações que passaram a ser a propriedade das famílias que há anos aguardavam a resolução desta situação residencial ilegal na Vila do concelho da Praia da Vitória.

À saída do Cartório Notarial, após ter sido aprovada a intervenção realizada num total de 13 lotes, foram assinadas 7 escrituras com outras tantas famílias que viram assim “chegar a paz às suas vidas, regularizando-se, definitivamente, a sua situação habitacional”, disse Tibério Dinis, Presidente da Autarquia praiense.

Recorde-se que, em 2018, Tibério Dinis tinha assinado a escritura de aquisição dos terrenos da Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) do Bairro das Pedreiras, junto ao Aeroporto das Lajes, dando um passo decisivo para a resolução dos lotes ilegais naquela zona do Concelho.

Na altura, após uma avaliação feita aos terrenos, e por acordo celebrado com os seus proprietários (que não eram os proprietários das habitações lá construídas), a Câmara Municipal da Praia da Vitória investiu cerca de 123 mil euros para conseguir ajudar a resolver esta situação de construção ilegal, tendo agora celebrado a venda dos lotes e respetivas habitações exatamente pelo mesmo preço.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória foi um intermediário na resolução deste problema, pelo que comprou e vendeu os terrenos pelo mesmo valor, ou seja, não teve qualquer ganho na compra do terreno, nem qualquer perda na venda do mesmo”, afirmou o edil.

Dos 13 lotes, 7 famílias ficaram com o processo resolvido, sendo que “os casos remanescentes estão a ser ainda tratados, por questões burocráticas, pelas respetivas famílias, esperando-se que, em breve, a Câmara Municipal da Praia da Vitória possa avançar com a infraestruturação de todo o espaço”.

“Espero que, ainda este ano, a obra de saneamento, construção de passeios e espaços ajardinados, possa avançar, para que, no fim deste processo, possamos ter um loteamento agradável e que nos possamos orgulhar do trabalho feito”, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória aos jornalistas.

Aliás, frisou Tibério Dinis, “é verdade que foi um trabalho demorado, mas nunca desistimos e é justo fazer o devido reconhecimento ao Dr. Roberto Monteiro e aos executivos municipais que liderou, pois foi ele que iniciou este processo. Uma palavra muito especial também à Dra. Paula Ramos que, enquanto Vereadora deste Município, fez um trabalho técnico-jurídico muito importante para que hoje pudéssemos concluir este trabalho e dar paz às famílias que ficam com as suas habitações devidamente legalizadas. Um agradecimento ainda aos funcionários da Divisão Administrativa e Jurídica da Câmara Municipal e ao Setor Jurídico e Notariado pelo notável trabalho administrativo realizado em prol destas famílias”.

 

Processos em curso

O loteamento agora legalizado abrange uma área urbana de 6512 metros quadrados, sendo que o processo de legalização da AUGI das Pedreiras teve o seu início em maio de 2009.

É mais uma situação de construção ilegal que fica resolvida na Praia da Vitória, depois da resolução de casos semelhantes na AUGI do Caminho do Facho; e na AUGI da Serra de Santiago.

Está em curso um processo semelhante na chamada AUGI “Bairro dos Americanos”, em Santa Rita, e decorrem também os procedimentos administrativos visando a legalização de uma outra zona de habitação ilegal junto ao Baldio de São Brás.

O plano de legalização das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI´s) implementado pelo Município vai resolver o problema habitacional de cerca de 800 praienses que residem em 200 fogos de génese ilegal.

O designado processo da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) é a única via legal ao dispor do Município para a cabal resolução de situações desta natureza. Sinteticamente, este processo resulta na delimitação da área a legalizar, no seu loteamento e infraestruturação. Nos casos da Praia da Vitória, a edilidade tem avançado com os custos iniciais, vendendo depois os lotes aos seus respetivos moradores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt