Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Cultura “De Volta” aos palcos dos Açores, Câmara Municipal da Praia da Vitória foi a primeira a reabrir sala de espetáculos
06 julho 2020

A Câmara Municipal da Praia da Vitória reabriu ao público a sua principal sala de espetáculos – o Auditório do Ramo Grande –, este domingo à noite, realizando o primeiro espetáculo desde o início da pandemia e assumindo-se como a primeira Autarquia na Região a cumprir todas as regras de segurança que permitiram o regresso dos artistas locais aos palcos com público.

Tibério Dinis, Presidente do Município, presente no espetáculo “De Volta”, fez questão de referir “todos os esforços e cuidados que artistas, público e funcionários da Cooperativa Praia Cultural fizeram para concretizar este espetáculo”, destacando a importância de “garantir apoio aos artistas locais e devolver uma certa alegria para ultrapassarmos estes tempos difíceis”.

Em declarações aos jornalistas, antes do início da atuação de 16 artistas locais, o edil reforçou a necessidade de “existir uma estratégia de apoio à cultura local para apoiar os nossos artistas”, sublinhando que foram cumpridas “todas as recomendações das autoridades de saúde e das entidades culturais” competentes, para salvaguardar a saúde pública e a segurança de todos os presentes.

“Este é o primeiro espetáculo cultural a ser desenvolvido nos Açores desde o início da pandemia, e está a sê-lo com todos os cuidados. O Auditório do Ramo Grande está com a sua capacidade de lotação muito reduzida para que se possa garantir e manter o devido distanciamento social. Existem corredores definidos para entradas e saídas, desinfetantes e sinalética que asseguram o distanciamento social”, acrescentou.

Tibério Dinis lembrou ainda que, “mesmo durante os tempos mais complicados da pandemia” provocada pelo novo coronavírus, “a Câmara Municipal da Praia da Vitória nunca deixou de apoiar os artistas locais”, referindo a realização de um programa, desenvolvido em parceria com a Azores TV – VITEC, “onde muitos foram convidados a participar”.

Anunciando a retoma da programação cultural, “em moldes relativamente normais”, o autarca praiense salientou a intenção de “querer apoiar os artistas locais”, ao mesmo tempo que se contribuiu para “dar uma nova confiança e uma nova alegria a todos, público e artistas, visando o desenvolvimento sociocultural”, porque, disse, “só assim podemos ultrapassar estes tempos difíceis com confiança e, acima de tudo, abrangendo todos os setores e a cultura não pode ficar para trás”.

A retoma cultural na Praia da Vitória vai manter sempre o estrito cumprimento das recomendações das autoridades de saúde, nomeadamente a preocupação quanto ao distanciamento social e uso obrigatório de máscara, higienização e etiqueta respiratória, sendo que o Auditório do Ramo Grande continuará muito reduzido na sua lotação.

Elogiando o trabalho dos artistas que subiram ao palco, “sob a batuta do Luís Gil Bettencourt”, Tibério Dinis assumiu que “é importante darmos o máximo apoio aos artistas locais, porque eles não podem estar sem qualquer atividade e sem qualquer rendimento”.

Na noite deste domingo subiram ao palco do Auditório do Ramo Grande no concerto designado “De Volta”, nomes como Maria Bettencourt, André Gomes, Gabriel Silva, Joana Pacheco, Rodrigo Lucas, Paulo Cunha, Sónia Pereira, João Pedro Santos, Lava Brass Quintet, António Bulcão, Judite Parreira, Duo Cordibus, Gonçalo Fouto, Wave Jazz Ensemble, Alunos da Vitorino e Luís Gil Bettencourt.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt