Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sessão comemorativa do 41º aniversário da elevação a Cidade, Presidente da Câmara da Praia da Vitória desafia Região e República a compromisso com o futuro do Concelho
21 junho 2022

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória desafia os governos regional e nacional a investir no Concelho, comprometendo-se com a dinamização das potencialidades locais, ajudando o esforço coletivo, municipal e privado, no progresso económico e social local.

Vânia Ferreira, que intervinha na sessão solene comemorativa do 41º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade, que decorreu no final de segunda-feira, dia 20, no Auditório do Ramo Grande, sublinha que a posição estratégica e a existência no Concelho das principais “portas de entrada” na ilha justificam “a atenção especial” que defende.

“Cabe a nós, Município, reivindicar junto das respetivas tutelas regionais e nacionais, esta situação, alertando para a importância da nossa Cidade. Esta é uma cidade que se encontra desperta e entusiasmada para os desafios futuros. Somos uma autarquia que, em colaboração com a sua comunidade, continua a trabalhar em prol de um crescimento económico estável, para que esta se possa tornar num motor de desenvolvimento estratégico a nível social, económico, ambiental, educativo ou desportivo, salvaguardando o bem-estar das atuais e futuras gerações”, refere a edil praiense.

“A cidade dispõe de atrativos únicos que devem ser potenciados, nomeadamente a sua localização geográfica e posição estratégica, a sua baía, de extrema importância para o desenvolvimento local, as infraestruturas de qualidade verificadas por quem nos visita, seja por via aérea, ou por via marítima. Considerando o parco desenvolvimento a nível local verificado nos últimos tempos, relacionado com a redução do efetivo militar e civil da Base das Lajes, assim como a mitigação económica que abalou o Concelho, a pandemia Covid-19, é notável a falta de investimento que tem vindo a ser verificado na ilha Terceira, em particular nesta cidade, onde se encontram as ‘portas’ de entrada e saída desta ilha, além de outras consequências que a presença norte-americana nos trouxe, como a situação da contaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória”, argumentou Vânia Ferreira.

A autarca praiense elencou vários dos projetos em curso no âmbito das prioridades assumidas pelo executivo municipal, com especial relevo para as questões ambientais.

“A nossa magnífica cidade, através dos seus maiores recantos naturais, tem também a incumbência e a responsabilidade de promover um conjunto de medidas de sustentabilidade ambiental para o concelho, sendo esta uma das nossas prioridades e preocupações, pelo vasto património natural que temos a oferecer. A nossa Cidade acolheu o projeto da rede Circular Net, uma iniciativa que aposta na valorização dos resíduos, sensibilizando a população para aquelas que são as boas práticas de circularidade, garantindo-lhe uma segunda vida”, exemplificou.

A responsável municipal deixou também um agradecimento a todos os Praienses, que apesar das adversidades e desafios patentes, continuam a “lutar em prol do desenvolvimento do nosso Concelho, trabalhando para que todos os dias a nossa identidade chegue mais longe”.

Após a intervenção, decorreu a sessão de homenagem a entidades e praienses que se destacaram na vida social, económica e cultural do Concelho.

Na sessão comemorativa do 41º aniversário, a Autarquia condecorou, no Desporto, com a medalha de Mérito Municipal em Bronze, o Clube Naval da Praia da Vitória, o Grupo Desportivo das Fontinhas, José Rocha, Álvaro Mendonça, e Fausto Costa.

Com a medalha de Mérito Municipal em Prata, foram distinguidos o Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, e a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, João Pedro Costa, Caetana Soares, e Leonardo Fabrício.

Na Cultura, foram homenageados com a medalha de Mérito Municipal em Bronze o Agrupamento 344 das Lajes, a Casa do Povo das Lajes, Francisco Pereira, Maria Anaisa Ormonde e Maria Alda Silva.

A medalha de Mérito Municipal em Prata foi atribuída ao Rádio Clube de Angra e a medalha de Mérito Municipal em Prata Dourada à Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva.

Na Ciência, foi condecorada com a medalha de Mérito Municipal em Bronze a Associação de Dadores de Sangue da Ilha Terceira. A medalha de Mérito Municipal em Prata foi concedida a João Rodrigues.

Após os discursos e as homenagens decorreu um momento musical protagonizado pela Academia de Dança do Juventude Desportiva Lajense.

Durante a tarde, foi apresentado o novo logotipo da Autarquia.

“É um logotipo moderno e dinâmico, representativo de uma autarquia focada num futuro que se pretende coeso e, acima de tudo, apelativo para as atuais e novas gerações, naquela que é a Cidade de todos nós, a Praia da Vitória”, explicou Vânia Ferreira na ocasião.

Depois, foi inaugurada a fotográfica “Limpeza Urbana”, patente até ao dia 03 de julho, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), com o intuito de dar a conhecer o dia-a-dia dos operacionais da Praia Ambiente que se dedicam à limpeza urbana e do Concelho.

Na inauguração a mostra, Vânia Ferreira, sublinhou que “estes colaboradores que diariamente recolhem o lixo de cada um de nós e cuidam da Cidade são fundamentais na sociedade, esta é uma profissão pouco valorizada e muito exigente fisicamente, pelo que achamos muito importante dar a conhecer um pouco deste trabalho junto da comunidade”.

 

Gabinete de Comunicação

 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt