Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
X Feira de Gastronomia do Atlântico
21 abril 2009

A Décima Edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre na Praia da Vitória, de 31 de Julho a 9 de Agosto, conta este ano com diversas alterações, a começar por uma mudança de 60 por cento ao nível dos restaurantes participantes.

Em termos de configuração, o espaço da Feira passa a ter à entrada, as charcutarias e doçarias, enquanto que os restaurantes ocuparão o resto do recinto que mantém o mesmo formato físico, com excepção da área destinada às charcutarias que fica aberta ao público para o lado da Avenida Álvaro Martins Homem.

O evento tem um custo assumido pela Câmara Municipal da praia da Vitória, de 190 mil euros, sendo que as representações pagam, globalmente, 40 mil euros desse montante.

De acordo com o presidente da autarquia, Roberto Monteiro, o montante investido pela autarquia deixa de ser significativo, quando comparado com os montantes que os participantes despendem localmente, no concelho, no que se refere, sobretudo, á aquisição de legumes, frutas e outros produtos, bem como à utilização da hotelaria e rent-a-car, entre outras despesas.

Este ano, a Espanha é o país estrangeiro convidado, e deverá confirmar-se, em Maio, a vinda de um restaurante da Região da Catalunha. Esta Feira é considerada já em todo o País e no estrangeiro, e é considerada como intocável no âmbito das Festas Concelhias da Praia da Vitória.

Os Participantes

Participam este ano, na X Feira de Gastronomia do Atlântico, com direcção de Carlos Armando Costa, os seguintes restaurantes: “O Torres”, do Minho; “Estelas”, de Peniche; “O Costa; de Vila Real e o “Brugo”, todos eles repetentes.

As novidades são os restaurantes “O Flor”, da Serra da Estrela; “O Farnel”, de Coruche, Ribatejo; “A Gruta”, do Alentejo, e um restaurante certificado em 4 estrelas, proveniente da Bairrada-Mealhada, ficando os Açores representados pelo restaurante “O Galanta”.

No que se refere a charcutarias, regressam a Caharcutaria da Serra da Estrela; “O Bísaro”, de Bragança, enquanto que, de Estremoz, Alentejo, a inovação chama-se “O Cortes”.

Nas doçarias, vêm em estreia “A Pousadinha”, de Tentúgal, e A “Doçaria Colher de Pau”, de Sintra, mantendo-se a representação açoriana, através de “O Forno” e do Algarve, regressa “Indústrias Caseiras de Cremilde Pais Andrés”.

Provas e venda de vinhos

Depois do sucesso do ano passado, de acordo com Carlos Armando Costa, decorrerão de novo as provas de vinho, com apoio da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, sendo que este ano, devido aos muitos pedidos, haverá também venda dos diversos produtos em prova.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt