Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
Abertura das Feiras de Gastronomia e do Artesanato nas Festas da Praia, Loja “Terceira in a Box” vai abrir portas no Mercado Municipal da Praia da Vitória
04 agosto 2023
O mercado municipal da Praia da Vitória vai receber uma loja “Terceira in a Box” para venda e exposição de artesanato certificado pela marca Artesanato dos Açores. O anúncio foi feito pela secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, na abertura da Feira de Gastronomia do Atlântico e da Feira de Artesanato, que decorrem no âmbito das Festas da Praia 2023, que começaram esta sexta-feira, dia 04, e decorrem até domingo, dia 13.
 
Para a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, a abertura do espaço – que deverá ocorrer no início do próximo ano - representa uma nova oportunidade de dinamização do mercado municipal e um novo incentivo para os artesãos locais.
 
“Esta parceria com o Governo dos Açores tem por base o nosso compromisso de valorização das infraestruturas municipais e da produção local. O artesanato é, sem dúvida, um setor em crescimento, cada vez mais atrativo e dinâmico, que pode significar uma oportunidade de rendimento complementar ou mesmo de uma via profissional. Significa também um contributo para nossa oferta turística e para a valorização do mercado municipal, que será alvo de mais investimentos de requalificação”, frisou a autarca praiense.
 
Na abertura da Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, Vânia Ferreira enalteceu o papel da Escola Profissional da Praia da Vitória na organização deste evento que “marca e qualifica as Festas da Praia”.
 
“A Feira de Gastronomia do Atlântico é um marco destas Festas e um evento consolidado e acreditado no calendário nacional de certames promotores da gastronomia portuguesa. A parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória é a garantia da excelência deste certame; parceria essa que queremos sempre alimentar e reforçar”, sublinhou.
 
A Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 04 a 13 de agosto, integrada nas Festas da Praia, contando com oito restaurantes, três charcutarias e três doçarias.
 
Estreiam-se na feira o restaurante portuense Cufra e o restaurante Geiko, com cozinha tradicional do Japão. Renovam presença a Tasca do Ramo Grande, o Do Dia para a Noite, o Típico, a Tasca Algarvia, o Académico e a Casa Caetano.
 
Estão presentes também as charcutarias Bísaro, Damar e Marquês Alentejano e as doçarias o Capote, Doce Amêndoa e Queijadinhas da Anita.
 
“Em cada um destes espaços é possível encontrarmos o melhor da sua área geográfica, oferecendo-nos sabores únicos e irrepetíveis”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
 
Na mesma cerimónia, e a propósito da abertura da Feira de Artesanato que decorre no âmbito das Festas, a autarca destacou a importância da produção artesanal e desafiou o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional da Praia da Vitória a construírem sinergias que levem os jovens a descobrir e a ver o artesanato como futuro profissional.
 
“Hoje, mais do que nunca, o local e as produções artesanais estão na moda. As várias contingências mundiais, os constrangimentos decorrentes da globalização e as incertezas à escala global, fizeram aumentar a atenção sobre a Proximidade e a Localidade. Saibamos, pois, tirar partido desta nova realidade. Saibamos, por exemplo, encontrar sinergias entre o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional dos Açores que levem a descoberta do Artesanato aos mais jovens; introduzamos a produção manual nas escolas, mas façamo-lo não apenas como mera disciplina de educação visual ou tecnológica, mas como espaço de conhecimento e criatividade. É urgente que a atividade manual reganhe o estatuto que teve no tempo dos nossos avós. Não numa lógica de saudosismo; mas numa perspetiva de futuro de vida, da capacidade de superar e resolver desafios do quotidiano sem recurso a algoritmos ou quaisquer outros artificialismos. É urgente equilibrar o valor do manual com o valor do digital. Ambos são essenciais ao nosso futuro. Por isso, vejamos as nossas Feiras do Artesanato não apenas como repositórios de atividades ancestrais. Vamos promove-las sempre como centros de produção e de geração de riqueza e cultura. É essa a visão que queremos continuar a aprofundar”, argumentou Vânia Ferreira.
 
As Festas da Praia da Vitória começaram esta sexta-feira, dia 04, prolongando-se até domingo, dia 13, subordinadas ao tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, assinalando assim os 80 anos da presença militar estrangeira na ilha Terceira.
 
O programa completo das Festas da Praia 2023 encontra-se disponível e atualizado em www.cmpv.pt/festasdapraia, ou na página das festas no Facebook.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
29 julho 2022
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.
Festas da Praia
19 maio 2023
De 04 a 13 de agosto, Festas da Praia 2023 revivem marcas sociais e culturais dos campos de trigo aos pássaros de ferro na planície das Lajes
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 04 a 13 de agosto, sob o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, confirmou, esta sexta-feira, dia 19, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt