Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
22 setembro 2023
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
 
Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “aquele que é o maior festival literário da Região” é um marco indiscutível no calendário cultural local, regional e nacional.
 
“A Praia da Vitória em outubro, sem o Outono Vivo não seria igual. Para que percebamos a dimensão deste evento, estamos a falar de um festival que, em 2022, ocupou no terceiro lugar no top de vendas nacional nas feiras literárias, segundo dados de várias editoras. Portanto, é um investimento fundamental que a Câmara Municipal concretiza, a bem do Concelho. Depois das Festas da Praia, o Outono Vivo é, sem dúvida, o centro da nossa animação cultural”, sublinha Vânia Ferreira.
 
Segundo Paula Sousa, vereadora com o pelouro municipal da Cultura, para edição deste ano, estão garantidos cerca de 50 mil livros em exposição na Feira do Livro
 
“Vamos ter presentes na feira cerca de 90 editoras e chancelas e um evento que se pretende eclético e aglutinador de várias sensibilidades artísticas e literárias”, enfatizou a responsável.
 
Relativamente a pormenores do programa (que será divulgado a breve trecho), Paula Sousa destaca a realização de uma conferência Faz Acontecer sobre “Superação” e uma noite dedicada ao centenário do nascimento da escritora Natália Correia.
 
“Teremos a recriação do ambiente do famoso O Botequim, na estreia de uma peça pelo Grupo de Teatro A Sala, que decorrerá no bar da Academia de Juventude e das Artes. E teremos o regresso das conferências Faz Acontecer à Praia da Vitória, protagonizadas por diversos oradores, moderados pelo André Leonardo”, pormenoriza Paula Sousa.
 
“Está prevista também uma conferência sobre Reinventar o Museu: o futuro do passado, apoiada pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC). Teremos também o roteiro turístico Praia da Vitória: Cidade de Nemésio, orientado pelo gabinete de turismo da Autarquia. E teremos também um desafio literário em homenagem à Prémio Nobel da Literatura 2022, Annie Ernaux, tendo como foco o livro Os Anos. Destaco também uma noite dedicada à viola da terra, com uma resenha histórica sobre este instrumento que marca a nossa identidade cultural. Este evento também é apoiado pela DRAC”, adianta a autarca.

Segundo Paula Sousa, no programa estarão também incluídas exposições, palestras, workshops e oficinas, atividades infantojuvenis, apresentações de livros e a presença de autores regionais e nacionais, assim como de Diniz Borges, escritor açoriano a viver na diáspora.
 
“Teremos também uma tarde sénior, e os habituais contactos entre autores e alunos nas nossas escolas. Além disso, tal como noutras edições, vamos apoiar o transporte de alunos à Feira do Livro, para que todos possam absorver e participar nesta grande festa da literatura e da cultura”, sublinha.
 
O Festival Cultural Outono Vivo é organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pela Cooperativa Praia Cultural, tendo na componente livresca, o apoio da Papelaria 96.
 
O programa será divulgado nas próximas semanas nos canais informativos da Autarquia.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 21 de setembro de 2023

Notícias Relacionadas

Outono Vivo
03 novembro 2022
Atribuição de vouchers no valor de 200 euros, Município da Praia da Vitória aposta no reforço do espólio literário das bibliotecas escolares, ATL´S, CATL´S e IPSS´S do Concelho
No âmbito da XVII edição do Outono Vivo, o município da Praia da Vitória atribuiu um valor individual de 200 euros às bibliotecas escolares, aos ATL´S, CATL´S e IPSS`S locais, com o objetivo de reforçar o espólio literário das entidades que contribuem para dinamizar a vertente educativa no concelho.
Outono Vivo
20 outubro 2023
Programa do festival literário e cultural na Praia da Vitória divulgado, Natália Correia, José Milhazes, Fátima Campos Ferreira, Fátima Lopes, Tarantini, Nuno Costa Santos ou Miguel Monjardino em destaque no Outono Vivo 2023
A obra de Natália Correia, as Faz Acontecer Talks, ou os autores Tarantini, Sofia Castro Fernandes, Fátima Campos Ferreira, José Milhazes, Miguel Monjardino, Rita da Nova, ou Fátima Lopes são alguns dos destaques no programa do festival literário e cultural Outono Vivo, que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural organizam de 27 de outubro a 12 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande.
Outono Vivo
27 outubro 2023
Ambição da Autarquia expressa na abertura do festival cultural, Outono Vivo quer consolidar-se como grande encontro de Literatura das margens atlânticas
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o festival literário e cultural Outono Vivo reúne as condições para se transformar num “grande encontro de literatura unindo as duas margens do Atlântico”.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt