Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Ambiente
De 27 de janeiro a 02 de fevereiro, Município da Praia da Vitória promove Semana das Zonas Húmidas
22 janeiro 2024
De 27 de janeiro a 02 de fevereiro, a Câmara Municipal da Praia da Vitória promove a Semana das Zonas Húmidas. Esta celebração, que pretende despertar para o potencial das zonas húmidas na Praia da Vitória, conta com a realização de uma feira, uma atividade ligada ao desenho, percursos pedestres interpretativos, palestras, um workshop, sessões de observação de aves, culminando com a realização de um seminário que estabelece uma ligação entre estas zonas húmidas e a saúde e o bem-estar público.
A Semana das Zonas Húmidas arranca com a “Feira Sustentável: Pensar e Agir por um Planeta Saudável”, (uma espécie de feira da tralha) dinamizada pela comunidade escolar e Escuteiros, a ter lugar na Rua de Jesus, logo no sábado, 27 de janeiro, das 9h30 às 12h00. No período da tarde, segue-se a atividade “Nature Sketchers no Paul da Praia da Vitória”, a acontecer das 14h00 às 17h00, sob a responsabilidade da Associação de Urban Sketchers da Ilha Terceira.
No dia seguinte, 28 de janeiro, pelas 09h30, decorrerá o Percurso Interpretativo da Baía da Praia da Vitória, com início no Paul da Praia da Vitória e término no Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória.
Na segunda-feira (29 de janeiro) de manhã, realizam-se duas palestras para a população em geral, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. A primeira sobre a “Circularidade dos Têxteis”, às 09h30, e tem como oradora a Engenheira Leopoldina Reis. Depois, às 10h00, terá lugar a palestra “Agir agora – uma oportunidade para o Empreendedorismo Criativo”, com as oradoras Sónia Bárbara e Manuela Galante. Posteriormente, das 14h00 às 16h30, e ainda no mesmo lugar, Sónia Bárbara e Maria Manuela Galante, estão encarregues pelo workshop “Dar vida nova aos trapos”, sendo que os participantes deverão trazer um camiseiro ou oura peça de tecido para reutilizar.
Já a terça, a quarta e quinta-feira (dias 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro), são dedicados a diversas sessões guiadas de observação de aves no Paul da Praia da Vitória com a comunidade escolar, a acontecer conforme horário a combinar.
A Semana das Zonas Húmidas termina na sexta-feira, dia 02 de fevereiro, com o Seminário “Zonas Húmidas: Saúde e Bem-Estar”, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
As inscrições para os percursos pedestres interpretativos, palestras, e workshop carecem de uma inscrição gratuita, porém obrigatória até ao dia 25 de janeiro, devendo os interessados enviar email para cia@cmpv.pt, ou contactar o 913671687. Para participar nas sessões guiadas de observação de aves direcionadas para comunidade escolar, a inscrição nas mesmas estende-se até 26 de janeiro. No caso do seminário, o prazo de inscrição prolonga-se até 31 de janeiro.

Programação do Seminário “Zonas Húmidas: Saúde e Bem-Estar”

O seminário inicia-se com uma sessão de abertura, agendada para as 09h30. Depois, às 10h00, o Professor Doutor João Mora Porteiro da Universidade dos Açores irá dirigir a Convenção de RAMSAR.
De seguida, às 10h30, irá fazer-se uma abordagem sobre “O Poder da Natureza na Saúde Mental”, com o Enfermeiro Eduardo Azevedo, da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, seguindo-se uma pausa para café.
Os conteúdos programados retomam às 11h15, onde o Potencial das Zonas Húmidas como Palco de Aprendizagem será o tema apresentado por Sónia Pimentel, responsável pelo Colégio O Gu e a Tita.
O Poder Económico do Ambiente será outra vertente evidenciada por Tiago Fortuna, em representação da empresa Comunicair, com hora marcada para as 11h45.
Às 12h15, decorrerá a sessão de encerramento da Semana das Zonas Húmidas.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 22 de janeiro de 2024

Notícias Relacionadas

Ambiente
20 setembro 2022
Quinta-feira, dia 22 de setembro, Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se ao Dia Sem Carros reservando várias vias à circulação “amiga do ambiente”
A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, na próxima quinta-feira, dia 22, ao Dia Sem Carros, reservando as Ruas de Jesus e da Alfândega, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e a Avenida Álvaro Martins Homem para a mobilidade pedonal e em bicicleta.
Ambiente
02 junho 2023
Primeira cidade açoriana a receber a distinção, Municipio da Praia da Vitória vence galardão de Prata nos LivCom Awards com projeto LIFE CWR
O Município da Praia da Vitória foi galardoado, esta sexta-feira, dia 02, com a medalha de Prata na categoria de Projeto Ambientalmente Sustentável pelo trabalho realizado no Projeto LIFE CWR, que tem recuperado os pauis da Praia da Vitória.
Ambiente
01 junho 2022
ATRIBUIÇÃO DE BRINDE REUTILIZÁVEL, CAMPANHA “MÊS DO AMBIENTE NA PRAIA AMBIENTE” COMEÇA HOJE
A empresa municipal Praia Ambiente promove a partir de hoje, dia 01 de junho, a campanha de sensibilização “Mês do Ambiente na Praia Ambiente” ...

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt