Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
De 02 a 11 de agosto: Festas da Praia 2024 recordam a “Muito Notável Vila da Praia da Vitória”
11 março 2024
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 02 a 11 de agosto, sob o tema “Da fuga da Família Real à Vitória da Praia”. O tema e o cartaz foram apresentados na tarde de segunda-feira, dia 11, pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Segundo Vânia Ferreira, o tema permite recuperar os episódios que conferiram à então Vila da Praia o título de Mui Notável e a inclusão da palavra Vitória na sua denominação.

“Este ano, assinalam-se os 195 anos da batalha da Praia da Vitória, que ocorreu na nossa baía, e que resultou na primeira grande vitória das forças liberais lideradas por D. Pedro, que incentivou as suas hostes à conquista do território nacional. É nesta sequência que a Rainha D. Maria II, em 1837, por decreto e carta régia, atribui à então Vila da Praia da Vitória a designação de Praia da Vitória, o título de Muito Notável e um novo brasão de armas”, explica a autarca.

“Ora, este ano, sublinhamos esse momento, mas fazê-lo enquadrando-o na sequência histórica que o origina: da fuga da Família Real para o Brasil, devido às invasões francesas, a recuperação da soberania, a disputa entre os irmãos Pedro e Miguel, o crescimento dos ideais liberais na ilha Terceira, por via da deportação de um grupo de liberais para o Castelo de São João Baptista, culminando na batalha na baía da Praia e a ida das tropas liberais para o Mindelo”, pormenoriza Vânia Ferreira.

A Presidente da Autarquia indicou ainda que, este ano, o orçamento global das Festas da Praia 2024 cifra-se em 450 mil euros, sendo a comparticipação da Câmara Municipal 280 mil euros e os restantes 170 mil euros provenientes das receitas geradas com os alugueres, patrocínios e publicidade.

Na ocasião, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Paula Sousa, adiantou que o programa festivo seguirá o modelo dos anos anteriores, assente na animação de rua, na Feira de Gastronomia e no cartaz musical na Dreamzone, em regime de concessão.

“As Festas da Praia são um motor económico e social muito significativo. A sua realização tem um enorme impacto e o modelo em uso tem demonstrado enorme sucesso. O nosso empenho é uma gestão rigorosa e pormenorizada, sem descurar a qualidade e a notoriedade das nossas festas maiores”, complementou Vânia Ferreira.

Este ano, a coordenação geral das Festas da Praia está a cargo de Joseph Michel Menezes, empresário praiense que encara o desafio como uma “oportunidade para continuar a valorizar e defender este concelho e esta cidade”.

O programa e demais informações sobre as Festas da Praia 2024 serão reveladas ao brevemente nas redes sociais da Autarquia e do evento.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 11 de março de 2024

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
29 julho 2022
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.
Festas da Praia
19 maio 2023
De 04 a 13 de agosto, Festas da Praia 2023 revivem marcas sociais e culturais dos campos de trigo aos pássaros de ferro na planície das Lajes
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 04 a 13 de agosto, sob o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, confirmou, esta sexta-feira, dia 19, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt