Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Violência Juvenil - Colocar jovens como parceiros da solução
18 maio 2010

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, defendeu hoje, que é “crucial colocar os jovens na posição de parceiros”, em todo o processo de combate à violência nas relações íntimas juvenis”, tema do Seminário que decorre hoje no Auditório do Ramo Grande.

Roberto Monteiro falava na sessão inaugural e sustentou que se trata de uma questão grave, e que a importância do debate vale, sobretudo, quando for efectuado um trabalho de consciencialização e combate a esse tipo de comportamentos, mas de forma conjunta colocando os jovens na posição de aliados e de parceiros.

Para o autarca, este género de acontecimentos entre os jovens e adolescentes são sempre notícia apenas nos casos negativos e nunca nos casos de sucesso, e isso acaba por, de alguma forma, surpreender e chocar as sociedades, pelo que a violência entre jovens, tendo atingido, nos últimos anos, proporções que surpreendem as pessoas em todos os capítulos, apesar de não ser de forma alguma uma realidade nova.

Roberto Monteiro adiantou ainda aos jornalistas que “ao contrário do que muitas pessoas pensam, este tipo de violência, não se trata de maneira alguma de uma questão que se coloca a membros dos agregados pobres, antes pelo contrário, porque em muitas das vezes, os casos mais dramáticos ocorrem nos extractos sociais com mais poder económico”

Adiantou ainda que só é possível dar passos em frente, “actuando na perspectiva da prevenção e envolvendo o maior número possível de pessoas e instituições, no sentido de se tomarem iniciativas no sentido da prevenção e acima de tudo passar a mensagem de que a liberdade é algo de muito importante, que foi e é conquistada no dia a dia, no respeito pelos outros, mas que a vida tem que ser vivida com tolerância, respeito pelo próximo e, fundamentalmente, envolver os adolescentes e jovens nestas iniciativas é fulcral, porque são eles os alvos principais nestas estratégias e já que é de entre eles que surgem os agressores e as vítimas”.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt