Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Rentabilização é a palavra de ordem na Academia da Juventude e das Artes
21 junho 2010

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinha que os desafios iniciais da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira são a acreditação da sua oferta formativa e a sua rentabilização económica e financeira.

Roberto Monteiro, que discursava na inauguração da infra-estrutura (cerimónia que coincidiu com a comemoração do 29º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade), na tarde de Domingo, adiantou que a estratégia para alcançar esses objectivos passará pelo estabelecimento de parcerias com várias entidades.

“Rentabilizar a Academia significa continuar a estabelecer parcerias com entidades que garantam a acreditação e o reconhecimento formal de todos os projectos e programas formativos que aqui forem ministrados; significa também optimizar a utilização, das diversas infraestruturas, fomentando o enriquecimento artístico e o aumento quantitativo e qualitativo da produção local; e significa ainda encontrar as vias e as parcerias adequadas que garantam a sua viabilidade económica – financeira”, explicou o autarca socialista, sublinhando que a inauguração da Academia “é o primeiro passo do projecto”.

Para o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que falava no auditório principal da Academia da Juventude, perante uma audiência de mais de uma centena de convidados, o sucesso deste investimento dependerá em muito da iniciativa dos jovens terceirenses.

“O sucesso da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira depende, em grande parte, do suporte do sector público regional. Contudo é essencial que os nossos artistas, e que os jovens criem uma relação intimista com a Instituição ao ponto de a poderem sentir como verdadeiramente sua”, desafiou.

Valorizar os jovens

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória enquadra a construção da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira na política de valorização artística e humana dos jovens que o município tem vindo a concretizar.

“Este magnifico espaço nasceu enquadrado num projecto sólido que promove a criatividade e a inovação, sendo direccionada para o reforço de competências nas vertentes artísticas, cultural, de empreendorismo, educativo, associativa e de dinamização de eventos e conferências”, sublinhou Roberto Monteiro.

A Academia da Juventude disponibiliza um estúdio de gravação de vídeo, um estúdio de gravação de áudio, sala de reuniões pública com vídeo-conferência, galerias de exposições digitais e analógicas, um palco amovível e polivalente, com capacidade para 60 ou 240 pessoas, salas de ensaios para música e artes performativas, uma galeria para artes plásticas (que contará com o apoio da Academia das Artes de Toronto, parceira na oferta formativa da Academia ao nível da pintura e da escultura), um posto de acesso à Internet e um bar e cozinha de apoio.

Nas instalações vão ainda funcionar o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta na Praia da Vitória e um Posto de Atendimento e Informação Juvenil, que será gerido pela Direcção Regional da Juventude.

Neste espaço serão desenvolvidas acções de formação e apoio aos jovens sobre estágios profissionais, apoio psicológico ou prevenção contra a toxicodependência.

A Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira aposta particularmente nos meios tecnológicos como suporte da expressão artística e procurará potenciar a formação nesta vertente através da celebração de parcerias locais, regionais e nacionais.

A Academia da Juventude é um investimento que ascende a seis milhões de euros, assumidos pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (cinco milhões de euros) e pelo Governo Regional dos Açores (um milhão de euros).

Continuar o desenvolvimento

A inauguração da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira coincidiu com a comemoração do 29º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade.

Na sua intervenção a propósito deste aniversário, o presidente da autarquia realçou e pormenorizou os desafios e as oportunidades que, actualmente, se colocam ao concelho, no âmbito do seu desenvolvimento sustentável.

“Apresentam-se três desafios e oportunidades a este concelho: a criação de novos pólos geradores de dinâmica populacional e de emprego; a revitalização do Núcleo Histórico da Cidade; e a potenciação de contrapartidas realistas e reforço de iniciativas de cooperação”, resumiu Roberto Monteiro.

“O primeiro desafio pode ser vencido com a concretização de cinco projectos: a Plataforma Logística no Porto Comercial, que garanta bons níveis de serviço e redução de custos no transporte marítimo de mercadorias; áreas atractivas para localização empresarial, em particular os Parques Industriais e Empresariais da Boavista e das Lajes; a nova Escola Profissional, que reforçará a aposta na valorização de competências dos jovens e na requalificação do emprego, além da nova orientação para a formação nas áreas de negócios e do empreendorismo; a instalação no concelho de novos serviços públicos regionais, que potenciam investimentos, geram dinâmica populacional e emprego – a Praia merece aceder a esta tipologia de estruturas -; e finalmente, a operacionalização do Plano de Urbanização e expansão da cidade”, especificou o autarca praiense.

Roberto Monteiro explicou ainda que a revitalização do Núcleo Histórico da cidade engloba a deslocalização dos serviços camarários para a Praça Francisco Ornelas da Câmara, o Plano de Mobilidade da cidade (que regulará e facilitará as acessibilidades, o trânsito e os estacionamentos), a revitalização do comércio tradicional (a decorrer em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo) e pela construção (em curso) do parque de estacionamento urbano.

“Na perspectiva de potenciarmos contrapartidas realistas, visamos a criação do Museu da Aeronáutica, o abastecimento de água à Base das Lajes e a resolução de problemas habitacionais nos bairros periféricos à mesma”, explicitou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“O aproveitamento destas oportunidades e o enfoque nos desafios enumerados, são a grande prioridade da nossa gestão municipal. O desenvolvimento sustentável do concelho dependerá de conseguirmos gerar dinâmica populacional e emprego”, garantiu.

Cooperação e complementaridade

Roberto Monteiro sublinhou ainda a convicção de que o desenvolvimento do concelho não exclui a cooperação com o concelho vizinho.

“Defendemos que a ilha Terceira deverá ser entendida como uma entidade única, com duas centralidades complementares, onde o desenvolvimento de cada concelho potencia o progresso de toda a ilha. Defendemos uma estratégia de espacialização das infraestruturas e dos concelhos, porque é a única via que beneficia a ilha e individualmente cada concelho. O caminho da especialização concelhia reforça a estratégia de complementaridade e transformará Praia e Angra em aliados e nunca adversários”, argumentou o autarca praiense.

E, aproveitando a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, que presidiu à inauguração da Academia da Juventude e à comemoração do 29º aniversário da elevação a cidade da Praia da Vitória, realçou que o plano de desenvolvimento que tem vindo a ser implementado no concelho tem merecido a plena cooperação da parte do executivo regional, “quer na perspectiva da concretização de investimentos estruturantes, quer em políticas de coesão e solidariedade, operacionalizadas por volumes de investimento significativo em todas as onze freguesias do da Praia”.

“Quero publicamente, manifestar um agradecimento pelo empenho e determinação do Governo Regional em concretizar investimentos ou em cooperar nas parcerias com o Município. O caminho do diálogo, do mútuo apoio e da dinâmica conjunta, catapultou a Praia da Vitória para o lugar que merece no panorama económico regional”, expressou Roberto Monteiro.

Reconstrução na Agualva

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória aproveitou também esta ocasião para garantir aos munícipes afectados pela enxurrada de 15 de Dezembro de 2009 que a autarquia mantém todo o empenho na reconstrução das zonas atingidas, particularmente a freguesia da Agualva.

“A qualidade das obras depende da qualidade do planeamento e dos projectos. Queremos e estamos a concretizar infraestruturas fiáveis e com garantia de futuro. Peço-vos que nunca duvidem do nosso empenho e determinação na resolução dos problemas e acreditem que num futuro, muito próximo, todos valorizarão a acção pública na reabilitação das zonas afectadas em Dezembro último”, sublinhou.

Homenageados

“No dia 20 de Junho de cada ano, data do aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade, para além das cerimónias oficiais próprias do dia, a Câmara Municipal reconhece e distingue colectividades ou personalidades que por qualquer motivo se destacaram na prestação de serviços meritórios, relevantes, ou se hajam notabilizado nas mais diversas áreas, tendo de alguma forma contribuído para o engrandecimento do Município”, anunciou o vereador para a Cultura Paulo Codorniz, anfitrião da entrega das insígnias municipais que finalizou a comemoração do 29º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade.

“Somos um concelho com memória; sabemos reconhecer quem nos ajuda e dizemos sem receios que praienses são aqueles que amam e contribuem para o progresso desta terra, independentemente do local onde nasceram. Por isso é com orgulho e satisfação que hoje homenageamos homens e instituições que levaram longo o nome da Praia da Vitória e que fizeram do lema “viver para servir” uma prática de vida. São figuras humildes que muito estimamos. É para mim uma honra e um privilégio poder fazer-lhes o justo merecido reconhecimento público”, enfatizou, por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, que partilhou a entrega das insígnias municipais com o presidente do Governo Regional, Carlos César, e com o primeiro secretário da Assembleia Municipal, José Sebastião Lima (em representação do presidente da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira).

Na cerimónia realizada Domingo, a autarquia homenageou Isidro Sousa Meneses, mayor de Artesia, com a Medalha de Mérito Municipal, pela promoção da cultura praiense que tem promovido nos Estados Unidos e pelo seu empenho na geminação de Artesia com a cidade da Praia da Vitória.

Também com a Medalha de Mérito Municipal foi agraciado, a título póstumo, João Oliveira Botelho, “pelo grande sentido de humanidade que demonstrou ao longo da sua carreira como médico, nomeadamente ao efectuar em condições adversas e com fracos recursos materiais, cirurgias em missões de socorro durante a II Guerra Mundial”.

O padre José Simões Borges, “pelo grande contributo que tem vindo a dar, ao longo da vida, à sociedade açoriana, quer a nível cultural, quer a nível desportivo e social, como promotor, fundador e director das mais diversas instituições nesta Região”, foi homenageado também com a Medalha de Mérito Municipal

A Medalha de Mérito Municipal/Valor Cultural foi entregue à Sociedade Musical União das Fontinhas, “pelo excelente serviço prestado em prol da cultura, durante os seus 125 anos de existência”.

“Pelo serviço cívico prestado à comunidade, como fundador do Grupo de Amigos da Praia, Jornal da Praia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória entre outros, elevando, assim, a nossa cultura e o sentido de responsabilidade para com os outros”, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal/Valor Cultural João Maria ornelas do Rego.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória distinguiu também, a título póstumo, o padre José Machado Barcelos com a Medalha de Mérito Municipal/Valor Cultural, “por toda uma vida preenchida por altos valores humanistas e elevado sentido de dedicação ao próximo, que levou o Povo a chamar-lhe “O Padre Santo””.

José Roberto Borges Mendes, “pelo o apoio e incentivo dado ao longo destes anos, nos Estados Unidos da América, à divulgação e promoção da nossa cultura, como digno embaixador desta cidade além fronteiras”, foi homenageado com a Medalha de Mérito Municipal/Valor Cultural, assim como a Filarmónica de Santa Barbara da Fonte do Bastardo, “pelos serviços prestados em prol da cultura, durante os seus 25 anos de existência”.

Com a Medalha de Bons Serviços Municipais, a autarquia agraciou Bruno Muguel Dutra Espínola, bombeiro, “pelo grande sentido de responsabilidade e amor ao próximo, demonstrados no exercício da sua actividade voluntária de soldado da paz, no salvamento do seu semelhante”, nomeadamente no socorro a um navio em chamas no porto da Praia da Vitória.

Foi também homenageada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória com a Medalha de Bons Serviços Municipais, “pelos serviços prestados em prol da comunidade durante os 25 anos da sua existência”.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt