Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Roberto Monteiro, na inauguração da nova Escola das Fontinhas, Educação e Formação são prioridades da Câmara da Praia
14 setembro 2010

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a nova escola das Fontinhas é mais um exemplo da política que o actual executivo tem vindo a implementar no sentido de reforçar a Educação e a Formação no concelho.

Roberto Monteiro, que falava na manhã de segunda-feira, 13, na inauguração da infra-estrutura escolar, explicou que a Educação e a Formação são a principal prioridade da autarquia e que, nesse âmbito, a Praia da Vitória já é um exemplo para a Região e para o País.

“O futuro do concelho está directamente ligado ao sucesso das políticas educativas e formativas e, neste sentido, o Município assumiu o pioneirismo em projectos, programas e infra-estruturas que, em complemento com os programas regionais, fazem deste concelho uma referência regional - e até mesmo nacional – na aposta na valorização de competências da sua população”, realçou.

“Além do investimento de 5,3 milhões de euros na beneficiação e remodelação de todas as escolas do concelho e na construção das escolas das Fontinhas e da Fonte do Bastardo, criámos uma Rede de Creches concessionadas (em cinco freguesias rurais); criámos ATL’s em sete freguesias; construímos um pavilhão desportivo por freguesia e dois em coratos de Santa Cruz (num total de dez); concretizámos uma Rede Municipal de Infocentros no meio rural; e beneficiámos diversas infra-estruturas de jardins-de-infância nas escolas do concelho”, especificou o autarca praiense.

Sublinhou também a aposta do executivo em programas extra-curriculares, nomeadamente o ensino do Inglês (entre 2006 e 2008), o ensino das Ciências, através do projecto Fun Science (desde 2006), o projecto de reabilitação para crianças com problemas especiais (desde 2009), o ensino lúdico da Matemática (desde 2008) e os diagnósticos de saúde à visão, à audição e à nutrição a todas as crianças do concelho, numa parceria com o Centro de Saúde.

Roberto Monteiro identificou ainda o projecto da Assembleia Municipal da Criança praiense, os programas complementares de Desporto Escolar, o projecto Outono Vivo (que potencia o contacto com os livros e histórias) e diversos programas na Área Ambiental como exemplos da acção autárquica orientados para o reforço da Educação e Formação das crianças e jovens do concelho.

“[Todos estes] programas de acção traduzem-se num investimento anual de mais de 400 mil euros em actividades extra-curriculares”, disse Roberto Monteiro.

A escola das Fontinhas (que concentra creche, jardim-de-infância e 1º Ciclo) – um investimento camarário de três milhões de euros – reúne, a partir de hoje, 190 alunos daquela freguesia (entre os três meses e os dez anos), até aqui espalhados por três estabelecimentos de ensino.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou que as três infra-estruturas que deixam de ter alunos vão ser doadas a instituições da freguesia : a Escola da Fontinha ao Agrupamento 642 dos Escuteiros das Fontinhas; a Escola da Ladeira da Pena ao Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha”; e a Escola do Areeiro à Junta de Freguesia para adaptação a habitações sociais.

O autarca praiense finalizou a sua intervenção reafirmando o compromisso do actual executivo camarário com os três princípios que orientam a sua acção: Cooperação, Desenvolvimento Harmónico e a Fixação de Jovens no Meio Rural do concelho.

“Cooperar significa que cada entidade contribui com o seu melhor para um projecto de interesse comum que visa um impacto directo na melhoria da qualidade de vida de uma comunidade. O princípio do Desenvolvimento Harmónico significa investir de forma estruturante em todas as freguesias. Porque, aos olhos da Câmara, as 11 freguesias são como 11 filhos que merecem a mesma atenção e o mesmo apoio. O princípio da Fixação dos Jovens no Meio Rural do concelho tem como principal pilar o reforço e valorização da oferta de valências e infra-estruturas”, concluiu.

Gab. Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt