Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Praia da Vitória, Regulamento dos Resíduos em discussão pública
30 setembro 2010

Nos próximos 30 dias, na Praia da Vitória, está em discussão pública a proposta de Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos (RMRS).

O documento procura reforçar a regulação da gestão dos resíduos sólidos no concelho, no âmbito da estratégia de protecção do Ambiente e da qualidade de vida de todos os cidadãos que tem vindo a ser consolidada através da acção da empresa municipal Praia Ambiente.

“É um documento essencial para que se clarifiquem os direitos e deveres de todos os intervenientes nesta matéria, contribuindo significativamente para a protecção e o reforço da qualidade do espaço que habitamos e, com isso, salvaguardando o nosso meio ambiente. Tendo em conta a importância deste regulamento, apelo à participação de todos os praienses na sua discussão pública”, sublinha o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.

O RMRS define as competências e as responsabilidades da empresa municipal Praia Ambiente (responsável pelo planeamento e gestão dos resíduos sólidos produzidos no concelho) e dos produtores de resíduos sólidos, consoante o tipo de resíduos produzidos.

O documento tipifica também os resíduos abrangidos por este regulamento, clarificando o que são resíduos urbanos e resíduos especiais, e enquadra esta tipologia nos formatos de acondicionamento, transporte e deposição.

Neste particular, impõe, por exemplo, que os munícipes coloquem o lixo no exterior das suas moradias no máximo duas horas antes da passagem dos veículos de recolha.

Define também as regras para a remoção de “monstros” e resíduos eléctricos e electrónicos, assim como as regras de limpeza de espaços públicos e privados.

Em termos de novidade, o regulamento responsabiliza os vendedores ambulantes pela separação dos resíduos produzidos pela sua actividade, além de definir o seu acondicionamento para posterior recolha.

Nos projectos de edifícios plurifamiliares, obriga à implementação de um sistema de deposição para armazenamento colectivo dos resíduos produzidos pelos habitantes do imóvel.

Relativamente aos projectos de loteamento, o RMRS impõe a reserva de áreas para colocação de equipamentos de deposição separada (ecopontos) e para resíduos sólidos públicos (papeleiras).

O documento define também quais as coimas a aplicar por tipologia das infracções.

O RMRS é debatido e votado na reunião da Assembleia Municipal agendada para Dezembro deste ano.

Gab. Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt