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Sociedade
Plano de Mobilidade da Praia, Alterações ao trânsito e estacionamento em vigor a partir de 10 de Janeiro
09 dezembro 2010

As alterações ao trânsito e ao estacionamento decorrentes do Plano de Mobilidade da Cidade da Praia da Vitória entram em vigor a partir de 10 de Janeiro de 2011. A data foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal.

Roberto Monteiro, que falava no âmbito de uma conferência de imprensa para apresentação do impacto na cidade do Plano de Mobilidade, que decorreu na manhã de quinta-feira, 09, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, adiantou que a introdução das alterações coincide com o reinício do ano escolar e com o recomeço da actividade em pleno dos serviços e comércio na urbe.

“Ano novo, vida nova, como diz o povo. Faz todo o sentido que as alterações ocorram nesta altura, em que a disposição das pessoas para a novidade é maior, fruto da entrada num novo ano”, adiantou o autarca praiense.

Na prática, segundo Roberto Monteiro, as principais alterações têm reflexo no sentido da circulação de trânsito em oito ruas da malha urbana e no regime de estacionamento nas ruas e parques da cidade.

Quanto à circulação, o tráfego na Rua da Graça (entre a Rua dos Remédios e o Largo de Jesus), na Rua do Cruzeiro, na Rua Serpa Pinto, na Rua da Alfândega, na Rua de São Paulo, na Rua Conselheiro Constantino José Cardoso e na Rua Corregedor José Correia de Mesquita inverte o sentido actual.

“O plano inverte também o sentido na Rua dos Remédios. Contudo, essa alteração já está em vigor, em resultado da entrada em funcionamento do parque de estacionamento urbano”, explicou o presidente da Câmara da Praia.

Ainda ao nível da circulação, o tráfego nos quatros sentidos do cruzamento entre a Circunvalação e a Rua de Nossa Senhora da Saúde (que representa um dos acessos à Escola Francisco Ornelas da Câmara) passa a ser regulado por semáforos durante as horas de ponta.

Além disso, no cruzamento da Rua Comendador Francisco José Barcelos e a Rua Pe. Francisco Rocha de Sousa (a saída da “rua dos bombeiros”, em frente ao Tribunal), o trânsito perde a possibilidade de virar à esquerda, tendo de circular até à rotunda junto ao Cemitério, para depois seguir para o Largo da Luz.

“Todas estas alterações, que decorrem do Plano de Mobilidade elaborado pelo professor Nunes da Silva, um dos maiores especialistas nacionais e europeus em gestão de trânsito, visam resolver situações de congestionamento do tráfego, como acontece no cruzamento para a escola Francisco Ornelas da Câmara e à saída da rua dos bombeiros. As restantes alterações permitem que a circulação seja mais fluida e que se adeqúe a um regime de tráfego que privilegia que os acessos à zona da Praça Francisco Ornelas da Câmara se façam pela Rua Capitão Borges Pamplona e, principalmente, pela zona da Marina, que entronca com a Estrada 25 de Abril e com a Estrada Militar. Além disso, estas alterações garantem melhor ligação entre as várias centralidades da cidade, isto é, a zona da Marina, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e Rua do Jesus e a zona do Largo da Luz”, justificou o autarca.

Relativamente ao estacionamento, Roberto Monteiro explicou que o regime em vigor é invertido, passando os parques na zona interior da cidade a serem potenciados para quem acede à urbe por curtos períodos de tempo e os parques na periferia do centro histórico potenciados para quem trabalha todo o dia na cidade.

A malha urbana passa a ser dividida em três regimes de estacionamento: tarifado de curta duração (estacionamento até ao máximo de duas horas em necessidade de renovar o talão); tarifado de média duração (estacionamento até ao máximo de quatro horas sem necessidade de renovar o talão); e estacionamento gratuito.

“Apesar desta alteração, o tarifário dos parquímetros não sofre qualquer aumento”, garantiu o autarca.

“No fundo, estas alterações concretizam um modelo que reformula, melhora e organiza o estacionamento, direccionando cada tipo de estacionamento para as necessidades das pessoas, de acordo com o tempo e o espaço que pretendem aceder”, sublinhou Roberto Monteiro.

“Ou seja, os parques mais próximos dos serviços e do comércio são potenciados para quem vem à cidade fazer compras ou resolver alguma questão e que, por isso, necessitam de estacionamento na proximidade e por curtos períodos de tempo. Os parques entre uma distância entre os 50 e os 100 metros das várias centralidades da malha urbana são vocacionados para quem necessita de estar na cidade entre duas a quatro horas. E quem permanece na cidade todo o dia pode estacionar nos parques gratuitos, que não distam mais de 150 metros da malha urbana, sendo apoiados pelo sistema de mini-buses, que é reforçado com um segundo autocarro entre as 07h45 e as 09h45, numa rota entre o parque do estádio municipal e a zona do Largo da Luz”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória adiantou que, durante o mês de Dezembro, todos as casas da ilha receberão um panfleto que explica as alterações no trânsito e no estacionamento na cidade e que as mesmas estarão explicadas no site da Autarquia (www.cmpv.pt).

 

Gabinete de Comunicação

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