Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Plano Municipal de Saúde Escolar para 2011: Câmara da Praia avança com rastreio à obesidade de 400 crianças
10 janeiro 2011

Cerca de 400 crianças das escolas do concelho da Praia da Vitória vão ser alvo de rastreios à obesidade, anunciou esta segunda-feira, dia 10, o presidente da Câmara Municipal.

Roberto Monteiro, que falava numa conferência de imprensa para apresentação das acções previstas para 2011 no âmbito do Plano Municipal de Saúde Escolar, explicou que os diagnósticos vão abranger as crianças com seis e 12 anos dos estabelecimentos de ensino no concelho.

“Os rastreios vão abranger 164 crianças de 15 jardins-de-infância e 221 alunos dos 5º, 6º e 7º anos das escolas integradas da Praia da Vitória e da secundária Vitorino Nemésio. O enfoque dado ao rastreio aos índices de massa corporal decorre da noção de que a obesidade é um problema que afecta a população escolar e que, através do diagnóstico e da prevenção precoce, é possível invertermos hábitos alimentares e de actividade física, garantindo assim um quotidiano mais saudável e confortável às nossas crianças”, sublinhou o autarca praiense.

Segundo o calendário apresentado na manhã de segunda-feira, o rastreio, desenvolvido por técnicos do Centro de Saúde da Praia da Vitória, vai abranger os jardins-de-infância da Praia da Vitória, Agualva e Outeiro, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Irmãos Goulart (Fontinhas), Base Aérea Nº4, Aldeia Nova e Pe. Lino Vieira Fagundes (Lajes), Porto Martins, Casa da Ribeira, Santa Luzia, Juncal, Santa Rita, São Brás e Vila Nova. Vai abranger também a Escola Francisco Ornelas da Câmara e a Secundária Vitorino Nemésio.

“Esta é mais uma fase do Plano Municipal de Saúde Escolar, iniciado em 2006, e que visa dar uma resposta local à saúde dos nossos alunos, particularmente nas áreas da visão, saúde oral, obesidade e audição. Existem programas regionais, mas a Autarquia da Praia – apesar de estas preocupações não estarem no seu âmbito de acção – entendeu colocar-se no terreno como parceira activa, procurando que os mecanismos de rastreio abrangessem todas as crianças e, desta forma, potenciando a detecção de problemas precocemente. Além disso, nos casos encaminhados para especialistas, a Câmara Municipal integrou a resposta dada a estes casos, particularmente naqueles em que as crianças pertenciam a famílias com dificuldades financeiras”, explicou Roberto Monteiro.

Na conferência de imprensa, o enfermeiro António Borges, do conselho de administração do Centro de Saúde da Praia da Vitória, adiantou que o trabalho resultante da parceria com a Câmara Municipal ao nível dos diagnósticos de saúde às crianças do concelho tem “tido resultados positivos”, verificando-se uma melhoria efectiva na saúde dos alunos.

 

Balanço

 

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória aproveitou a conferência de imprensa para fazer o balanço dos primeiros quatro anos do Plano Municipal de Saúde Escolar, que já garantiu diagnósticos de saúde a cerca de mil crianças do concelho ao nível da visão e da obesidade.

“Em 2007 e 2008, realizaram-se dois rastreios à visão, que abrangeram 831 alunos do 1º ciclo do concelho. Deste universo, 73 casos foram encaminhados para especialistas médicos. Nos casos em que as crianças provinham de agregados familiares com dificuldades, a autarquia pagou a aquisição dos óculos. Neste processo é de realçar a atitude da Ourivesaria Cabral e da Gaspar Oculista, que forneceram os óculos a preço de custo”, adiantou Roberto Monteiro.

Segundo o autarca, em 2010, decorreu a primeira fase do rastreio à obesidade, que abrangeu 182 crianças do 5º ano das escolas básicas e integradas da Praia e dos Biscoitos.

“Além disso, em 2009, foram distribuídos pela autarquia 1500 kit’s de saúde oral pelos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho, procurando-se sensibilizá-los para os cuidados com os seus dentes”, adiantou o autarca praiense.

“A Clínica da Praia e o Centro de Saúde da Praia da Vitória têm sido parceiros neste projecto, que classificamos de prioritário para a Câmara da Praia e que assenta na convicção de todas as partes podem dar um contributo significativo para a detecção precoce e para a resolução dos problemas de saúde das nossas crianças”, concluiu Roberto Monteiro.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt