Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Workshop na Semana de Reabilitação na Comunidade: Quotidiano familiar deve ser usado para estimular aprendizagem das crianças
11 janeiro 2011

As situações do quotidiano são oportunidades excelentes para ensinar às crianças conceitos básicos, potenciando assim a sua aprendizagem no espaço escolar. O conselho foi deixado esta terça-feira pela professora Elisabete Alves num dos workshops da Semana de Reabilitação na Comunidade, a decorrer na Praia.

Segundo a técnica, uma ida às compras, o acto de vestir a roupa, arrumar os brinquedos são actos que podem ser explorados como momentos de aprendizagem das referências espaciais e temporais, da percepção visual e de outros conceitos de interacção social.

“Quando lê uma história à criança, solicite-lhe que identifique determinados estímulos visuais, como uma determinada letra ou um nome. Quando fala com a criança sobre o seu dia, ajude-a a estruturar o discurso sequencialmente, usando termos como de manhã, à tarde ou antes e depois. Peça à criança para organizar os seus brinquedos por categorias, como a função, a cor ou a forma. Ou seja, este tipo de actividades quotidianas podem ser usadas para ensinar e, dessa forma, estimular a criança para os benefícios da aprendizagem, tornando-a divertida”, explica Elisabete Alves.

Segundo a responsável, os pais devem ter a consciência de que com pequenos gestos têm um contributo significativo para despertar o interesse das crianças para a aprendizagem. E essa atitude deve manter-se quando a criança começa na escola.

O workshop “Ensinar a Aprender: Como Ajudar os Filhos a Estudar” é uma das sessões de aprendizagem prática integradas no programa da Semana de Reabilitação na Comunidade, a decorrer na Academia da Juventude e das Artes, na Praia da Vitória.

Nesta terça-feira, além desta sessão, o programa contou com um workshop sobre as dificuldades da aprendizagem na sala de aula e um workshop sobre massagens para bebés.

Para quarta-feira, o programa conta com uma conversa com professores sobre a diferença no ensino e as necessidades educativas especiais na sala de aula e uma palestra sobre o mercado social de emprego, além de várias actividades lúdicas e pedagógicas.

Até sexta-feira, dia 14, vários espaços mostram o trabalho realizado nos últimos dois anos no âmbito do projecto Reabilitação na Comunidade, composto por várias actividades e acções direccionadas para a comunidade com necessidades especiais, sobretudo crianças e idosos.

O projecto Reabilitação na Comunidade nasce em 2008, estando integrado no Departamento da Acção Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Creches e ATL’s concessionados, no Centro de Saúde da Praia, nas escolas e centros de convívio para idosos do concelho e em várias instituições particulares de solidariedade social na Praia da Vitória.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt