Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
De 24 a 26 de Janeiro, na Praia: Formação de Carnaval e Teatro na Academia da Juventude
18 janeiro 2011

A Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe, de 24 a 26 de Janeiro, uma formação sobre Carnaval e Teatro orientada pelo escritor terceirense Álamo Oliveira.

A formação decorrerá em horário pós-laboral, entre as 20h00 e as 22h00, tendo por objectivo a análise e discussão do fenómeno da manifestação cultural e popular do teatro, através dos tempos e dos lugares, incidindo de forma especial nas versões populares açorianas, como são exemplo as Danças e os Bailinhos de Carnaval da Ilha Terceira.

“Com esta acção de formação pretende-se avaliar a importância das danças e bailinhos na herança cultural dos Açores, equacionando as mudanças provocadas em termos sociais, ao longo dos anos. Com a certeza de que apenas a História sabe instruir, de forma dogmática, os temas que a enformam, pretende-se que aconteça também, em todas as sessões, um diálogo apreciativo e democrático capaz de enriquecer cada participante sobre o seu entendimento do que é considerado, muito justificadamente, o maior Festival de Teatro Popular do Mundo”, descreve o formador na explicação dos objectivos desta formação sobre Carnaval e Teatro, cuja participação custa dez euros.

A formação está dividida em três módulos: História do Teatro, Teatro Popular nos Açores e Estrutura, Preparação, Ensaio e Apresentação de Danças e Bailinhos.

No primeiro módulo serão analisados os seguintes temas: As primeiras manifestações teatrais (rituais); Os primeiros textos escritos (tragédia e comédia); Os autos religiosos; as procissões «Corpus Christi»; O Teatro em Portugal; Gil Vicente; O Teatro na Europa a partir do século XVI até à actualidade; O surgimento do drama, da ópera, da opereta, da dança; e Autores portugueses depois de Gil Vicente (António Ferreira, D. Francisco Manuel de Melo, António José da Silva (O Judeu), Almeida Garrett, Júlio Dantas, Bernardo Santareno, Miguel Rovisco, Norberto Ávila.

No segundo módulo são analisados os seguintes temas: Teatro Popular no Continente e nos Açores; O teatro de autor nos Açores; Modelos de espectáculo; Danças e bailinhos de Carnaval (História e evolução); Importância cultural das danças e bailinhos; Estrutura das danças e bailinhos; e Estilo literário das danças e bailinhos.

No terceiro módulo serão analisados os seguintes temas: Preparação, ensaio e apresentação das danças e bailinhos; Descoberta de autores, atores, músicos, cantores e demais especialidades envolvidas na produção das danças e bailinhos; Socialização cultural provocada pelas danças e bailinhos; A permanência das danças e bailinhos nas comunidades de emigrantes açorianos; e Cenários possíveis no futuro.

Cada sessão terá a duração de duas horas, divididas por um intervalo. Os últimos 30 minutos serão preenchidos com um pequeno exercício sobre os conhecimentos apreendidos.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt