Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Lançamento da 1ª pedra decorreu na manhã de segunda-feira: Obras na Escola dos Biscoitos permitem instalação de creche e ATL na freguesia
21 março 2011

A ampliação e remodelação da Escola dos Biscoitos vai permitir a instalação de uma creche naquela freguesia do Concelho da Praia da Vitória. A novidade foi realçada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na cerimónia de colocação da primeira pedra da empreitada, que deve terminar dentro de nove meses.

Segundo Roberto Monteiro, a obra vai garantir duas novas salas para o jardim-de-infância da escola dos Biscoitos e a instalação no local de uma creche com capacidade para 20 crianças, assim como a criação de um centro para Actividades nos Tempos Livres "adequado à procura nesta comunidade".

"A infra-estrutura que hoje iniciamos representa um investimento de 850 mil euros, que será co-financiado em 85 por cento com verbas do planfond da Câmara Municipal da Praia da Vitória do programa Proconvergência e em 15 por cento pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação, no âmbito de um contrato ARAAL de cooperação directa ao investimento", adiantou o autarca praiense.

"Esta obra representa a concretização do principal anseio da população da freguesia, que, ao localizar-se a mais de 30 quilómetros das duas cidades, sempre elegeu a necessidade de melhorar a infra-estrutura do jardim-de-infância e a criação de uma creche e um ATL como uma prioridade de grande relevância; simboliza também o culminar da principal prioridade deste executivo municipal, a Educação e a Valorização de Competências; e é a clara demonstração que quando o Governo Regional, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e as organizações locais (a escola e a comunidade educativa, neste caso) são capazes de unir esforços e construir verdadeiras parcerias, a concretização dos sonhos e dos anseios torna-se realidade", argumentou o autarca praiense.

"O desenvolvimento económico e social de qualquer comunidade depende da qualidade e das condições infra-estruturais do seu sistema educativo, bem como do empenho, capacidade em cooperar e visão dos principais agentes envolvidos no processo. O Município da Praia da Vitória orgulha-se em ser uma referência, regional e nacional, na forma como concretiza projectos, iniciativas e acções no âmbito do programa educacional e do reforço das competências de todos os praienses. A nossa acção de orientação para a Educação assenta nos seguintes vectores estratégicos: qualidade das infra-estruturas escolares, daí termos remodelado e beneficiado 18 edifícios escolares, construído duas novas escolas (Fonte do Bastardo e Fontinhas) e estarmos a ampliar e remodelar a Escola dos Biscoitos; estruturas de proximidade às comunidades, estratégia onde se insere a construção de sete pavilhões desportivos de apoio às escolas, a criação de cinco creches e sete ATL's nas freguesias rurais, a construção de três polidesportivos nas escolas e a criação de 11 infocentros; a valorização das competências das crianças, através do ensino do Inglês, das Ciências e da Matemática, e a criação de espaços TIC em todas as escolas, tendo alcançado o rácio de um computador por cada seis alunos no Concelho; e a acção preventiva da saúde infantil, consubstanciada em diagnósticos à visão, audição, nutrição e obesidade de todas as crianças dos primeiro e segundo ciclos no Concelho", exemplificou Roberto Monteiro.

"O investimento municipal na Educação, no período entre 2007 e 2011, ascendeu a 9,6 milhões de euros, ou seja, o correspondente a 65 por cento do plafond municipal de fundos estruturais. Como podeis constatar, falar em Educação no Concelho da Praia da Vitória é realçar o orgulho que temos na obra feita", sublinhou o presidente da Câmara Municipal, após a cerimónia de colocação da primeira pedra da ampliação e remodelação da Escola dos Biscoitos.

"Fizemos uma opção estratégica que garante futuro ao Concelho. Fomos muito além das competências determinadas na lei. Os meios que afectamos à Educação são o maior investimento que poderíamos fazer em prol do desenvolvimento que ambicionamos", concluiu o autarca praiense.

Nas suas intervenções, a presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos e a presidente do Conselho Executivo da Escola dos Biscoitos realçaram a importância da obra e, sobretudo, o impacto que as novas valências terão no quotidiano da comunidade.

 

Gabinete de Comunicaçao

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt