Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Plano Municipal de Saúde Escolar, Rastreios à audição decorrem enquanto os rastreios à obesidade já abrangeram 314 crianças
06 abril 2011

Estão a decorrer rastreios à audição das crianças do Concelho da Praia da Vitória em parceria com o Centro de Saúde, no âmbito do Plano Municipal de Saúde Escolar.

            No início do mês, decorreram os diagnósticos na Escola das Fontinhas, estando previstas mais sessões noutros estabelecimento de ensino do Concelho da Praia da Vitória.

            "Nestas idades, é fundamental que se façam diagnósticos para evitar que situações que podem ser totalmente resolvidas precocemente acabem por tornar-se problemas sérios. Entendemos que uma política de diagnósticos de saúde aos nossos alunos é uma mais-valia, porque a prevenção é o primeiro passo para que as nossas crianças cresçam saudáveis", sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, no final de uma visita à Escola da Vila Nova, onde decorriam as despistagens de audiometria.

            No âmbito das actividades previstas para este ano e enquadradas no Plano Municipal de Saúde Escolar, 314 alunos das Escolas Básicas Integradas da Praia da Vitória e dos Biscoitos, com seis e 12 anos, foram alvo de diagnósticos ao peso, altura e massa corporal.

            Após os diagnósticos, a equipa, composta por enfermeiros do Centro de Saúde da Praia da Vitória e elementos da Equipa de Saúde Escolar, detectou que 54 por cento das crianças com seis anos apresentavam excesso de peso e que 49 por cento das crianças com 12 anos se encontravam na mesma situação.

            Os casos prioritários foram encaminhados para a consulta de Nutrição do Centro de Saúde da Praia da Vitória.

            O Plano Municipal de Saúde Escolar implementado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória prevê para 2011 rastreios à obesidade a mais de 400 crianças do Concelho.

            Os rastreios vão abranger 164 crianças de 15 jardins-de-infância e 221 alunos dos 5º, 6º e 7º anos das escolas integradas da Praia da Vitória e da secundária Vitorino Nemésio.

            Neste momento, está a ser calendarizada a visita dos técnicos à Escola Vitorino Nemésio.

            Segundo o calendário, o rastreio vai abranger os jardins-de-infância da Praia da Vitória, Agualva e Outeiro, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Irmãos Goulart (Fontinhas), Base Aérea Nº4, Aldeia Nova e Pe. Lino Vieira Fagundes (Lajes), Porto Martins, Casa da Ribeira, Santa Luzia, Juncal, Santa Rita, São Brás e Vila Nova. Vai abranger também a Escola Francisco Ornelas da Câmara e a Secundária Vitorino Nemésio.

            O Plano Municipal de Saúde Escolar na Praia da Vitória foi implementado em 2006, tendo-se realizado no seu âmbito cerca de mil diagnósticos de saúde às crianças do Concelho, nomeadamente à audição, visão e obesidade.

            Em 2007 e 2008, realizaram-se dois rastreios à visão, que abrangeram 831 alunos do 1º ciclo do Concelho. Deste universo, 73 casos foram encaminhados para especialistas médicos.

            Em 2010, decorreu a primeira fase do rastreio à obesidade, que abrangeu 182 crianças do 5º ano das escolas básicas e integradas da Praia e dos Biscoitos.

            Em 2009, foram distribuídos pela Autarquia 1500 kit’s de saúde oral pelos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt