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Sociedade
Festas da Praia 2011: Organização apresentou novidades da XII Feira de Gastronomia
09 junho 2011

Três novos restaurantes, seis repetentes, além de três doçarias e três charcutarias, constituem o figurino da XII Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre de 29 de Julho a 07 de Agosto, incluída no programa das Festas da Praia.

No evento, cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa na manhã de quarta-feira, 08, nos Paços do Concelho, participam também várias entidades oficiais e associativas que vão promover os produtos regionais e nacionais.

“É uma feira que mantém o figurino dos últimos anos, renovando algumas participações, mas que continua a primar pela excelente qualidade e, acima de tudo, que reforça a aposta da organização na promoção dos produtos locais”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.

Os restaurantes “Do Dia P’rá Noite”, “O Barrigada” e “O País das Uvas”, oriundos, respectivamente, da Madeira, da Terceira e do Alentejo, são novidades na edição deste ano da Feira de Gastronomia.

“Torres” (Minho), “Estelas” (região Oeste), “O Palhinhas Gold” (Ribatejo), “Comeres Barrosões” (Trás-os-Montes), “O Flor” (Serra da Estrela) e o “Típico da Bairrada” (Bairrada) são os restaurantes que voltam a marcar presença no certame, que conta ainda com a presença das doçarias “Indústrias Cadeiras de Cremilde Paias, Bolos & Vitaminas” (Algarve), “O Forno” (Terceira) e “Conventual Doçaria” (Minho); e das charcutarias da “Serra da Estrela”, “O Bísaro – Salsicharia Tradicional” e “Marquês, o Alentejo”.

“São restaurantes, doçarias e charcutarias que nos garantem o nível qualitativo que a Feira de Gastronomia da Praia da Vitória já alcançou no panorama nacional e regional. Mantivemos grande parte dos participantes do ano passado e decidimos renovar alguns, trazendo novos sabores ao certame, caso das espetadas madeirenses ou da gastronomia do Alentejo profundo”, explicou Lourival Cunha, director da Feira de Gastronomia do Atlântico.

 

Promover os produtos locais

 

Tal como na edição de 2010, a Feira de Gastronomia do Atlântico volta a apostar na promoção dos produtos regionais e nacionais.

Para tal, conta que várias entidades e associações que, durante o certame, promoverão sessões de degustação, confecção e apresentação de várias iguarias.

“Daremos um grande destaque à alcatra, estando a apresentação da sua confecção a cargo da Confraria da Alcatra da Ilha Terceira. Contamos também com a participação da Quinta dos Açores, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, da Associação Regional do Turismo e da Grater, entidades que vão promover os produtos açorianos”, anunciou Lourival Cunha.

O certame contará ainda com pavilhões da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, que organizará provas de vinhos e sessões de esclarecimento sobre vinhos; do Jornal dos Sabores, que organiza o concurso “Quem Sabe Mais de Gastronomia”; da “Sabores de Lés a Lés”, que apresentará a ginja de Óbidos; “d’O Tonel do Douro”, que venderá bebidas espirituosas daquela zona do país; e da Delta Cafés.

“O concurso sobre quem mais sabe de gastronomia é uma novidade na Feira. Decorrerão dois jogos diários entre representantes das freguesias do Concelho, sendo os prémios refeições e vinhos da Feira. Haverá também sessões deste jogo de perguntas e respostas para o público”, explicou o director da Feira.

“A Feira de 2011 tem um orçamento de 150 mil euros, tendo também ela sido alvo de contenção orçamental, como as restantes festas. É uma realidade que não podemos ultrapassar e, ao pedirmos esforços, eles serão para todos. Aliás, quer da parte pública quer da parte privada, notam-se os efeitos da crise”, explicou o presidente da Câmara Municipal.

 

Novidades para 2012

 

Na conferência de imprensa, o presidente da Autarquia adiantou que a XII Feira de Gastronomia fecha um ciclo de 12 anos desta organização e abre uma nova visão sobre o certame.

“Ao fim de 12 anos, é tempo de avaliarmos o que temos feito e, acima de tudo, introduzirmos novidades. O figurino da Feira, em boa verdade, não será alterado, tendo em conta o sucesso e a qualidade que nos tem garantido, mas entendemos que devemos provocar algumas alterações na perspectiva do valor acrescentado que o evento pode deixar no Concelho após o seu término”, justificou Roberto Monteiro.

Segundo o autarca, a ideia em cima da mesa é que a organização da Feira de Gastronomia passe a contar com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.

“Nos últimos 12 anos, registou-se uma evolução significativa em termos da formação ao nível da restauração. Faz todo o sentido que esta oportunidade também seja partilhada com um estabelecimento de ensino de vanguarda no arquipélago nesse sector. Há sinergias que podemos explorar, potenciando o valor acrescentado que pode ficar no Concelho após a realização da Feira, assim como durante o evento. Neste momento, não temos ainda a parceria definida, mas posso adiantar-vos que a partir da próxima edição teremos novidades”, adiantou o autarca.

 

Gabinete de Comunicação

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