Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Homenagem aos Bárbaros, inauguração da Praceta das Artes e do Passeio d’Os Sombras Praia quer perpetuar o seu passado e projectar-se como pólo de Criação
01 agosto 2011

Perpetuar os exemplos de sucesso de produção cultural do Concelho e consolidar a Praia da Vitória como espaço de Arte, Inovação, Cultura, Empreendedorismo, Criatividade e Ciência. São estes os propósitos que sustentam a homenagem ao agrupamento musical Os Bárbaros e a inauguração do Passeio d’Os Sombras e da Praceta das Artes, momentos que marcaram o início das Festas da Praia 2011, que decorrem até ao dia 07 de Agosto, tendo como mote as Artes.

A justificação para estas homenagens e inaugurações foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na intervenção que antecedeu a homenagem da Autarquia aos elementos que compuseram o agrupamento Os Bárbaros, banda musical praiense que se destacou na ilha e no arquipélago das décadas de 60 e 70 do século passado.

“A Praia da Vitória orgulha-se de cada um de vós”, afirmou Roberto Monteiro, dirigindo-se aos elementos d’Os Bárbaros presentes na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho.

“Cada um de vós é um exemplo da qualidade artística e humana de uma geração, que se notabilizou aqui, mas que continuou essa capacidade nas terras de destino após a emigração. A Praia da Vitória, com esta homenagem demonstra o orgulho que tem em vós, no passado deste Concelho e sublinha a convicção de se consolidar no futuro como espaço de criatividade e de arte”, sublinhou o autarca praiense.

“Esta homenagem realça também o desafio para este Executivo em potenciar as várias estruturas construídas nos últimos anos, que pretendemos consolidar como pólos de criação, arte e inovação de excelência. Temos vindo a estabelecer várias parcerias com entidades credíveis a nível regional, nacional e internacional, para que possamos desenvolver iniciativas que projectem a Praia da Vitória nas áreas estruturantes do progresso do século XXI”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“Contamos convosco para nos ajudarem nesse percurso”, desafiou.

 

Praceta das Artes e Passeio d’Os Sombras

 

Depois da homenagem ao agrupamento musical Os Bárbaros foram inaugurados o Passeio d’Os Sombras e a Praceta das Artes, dois espaços que surgem por iniciativa da Autarquia com o propósito de, respectivamente, perpetuar o nome dos Sombras e de assinalar a componente da estratégia municipal de desenvolvimento que passa pelo reforço das competências locais nas áreas estruturantes do progresso no século XXI: Inovação, Artes, Ciência, Criatividade e Empreendedorismo.

“Inauguramos hoje a Praceta das Artes e o Passeio dos Sombras, duas estruturas que relevam a ligação deste Concelho à produção artística e perpetuam no futuro o nosso passado cultural. Este é, pois, um momento especial para esta Autarquia”, adiantou o vereador da Cultura da Câmara Municipal na intervenção que se sucedeu à inauguração dos espaços, situados em frente à Academia da Juventude e ao Auditório do Ramo Grande.

“O Passeio d’Os Sombras resulta de uma promessa deste Executivo que tem por objectivo deixar uma marca nesta Cidade que recorde esse agrupamento musical, um agrupamento que perdura na memória dos mais velhos e que, com este passeio, permanecerá certamente na história das próximas gerações. Um projecto que contou com a colaboração do artista plástico praiense Ramiro Botelho, cujos painéis de azulejos embelezam esta área da cidade”, explicou.

“A Praceta das Artes, por seu turno, é o vértice público de uma visão de desenvolvimento que tem como pólos a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, o Auditório do Ramo Grande e a futura Escola Profissional da Praia da Vitória; que terá como motor a Associação Salão Teatro Praiense; e que terá como parceiro e motivador o Município da Praia da Vitória. É uma estratégia que tem por base as infraestruturas criadas e que assentará num conjunto de parcerias estratégicas, para que a geração de competências, o mérito e a capacidade criativa se consolidem como pedras basilares do desenvolvimento do Concelho”, adiantou o responsável autárquico.

“Os protocolos já estabelecidos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Academia de Arte Realista de Toronto, com a Escola americana Jonhson and Whales ou com a empresa Globstar Systems – entidades de enorme crédito nacional e internacional – deixam-nos convictos de que estamos no caminho certo, porque a sua adesão ao nosso projecto prova a sua validade. Outras parcerias surgirão. Outros projectos se concretizarão, neste novo tempo, onde a riqueza sustentada no mérito e no empreendedorismo garantirá o apoio comunitário e social que sempre nos caracterizou. Mas para que tudo isto se concretize, são necessárias pessoas. Por isso, a terminar, apelo aos nossos jovens, aos nossos adultos e aos nossos idosos; aos nossos artistas; à nossa gente para que continuem a fazer da Praia da Vitória um Concelho onde vale a pena viver”, concluiu.

 

Abertura da Feira de Gastronomia

 

Após a inauguração da Praceta das Artes e do Passeio d’Os Sombras, decorreu a inauguração da XII Feira de Gastronomia do Atlântico, incluída no primeiro dia do programa das Festas da Praia 2011, que decorrem até 07 de Agosto.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou a vontade da organização de reforçar a cada ano a qualidade do certame, assim como da componente de exposição e divulgação dos produtos regionais, iniciada na edição do ano passado.

Os restaurantes “Do Dia P’rá Noite”, “O Barrigada” e “O País das Uvas”, oriundos, respectivamente, da Madeira, da Terceira e do Alentejo, são novidades na edição deste ano da Feira de Gastronomia.

“Torres” (Minho), “Estelas” (região Oeste), “O Palhinhas Gold” (Ribatejo), “Comeres Barrosões” (Trás-os-Montes), “O Flor” (Serra da Estrela) e o “Típico da Bairrada” (Bairrada) são os restaurantes que voltam a marcar presença no certame, que conta ainda com a presença das doçarias “Indústrias Cadeiras de Cremilde Paias, Bolos & Vitaminas” (Algarve), “O Forno” (Terceira) e “Conventual Doçaria” (Minho); e das charcutarias da “Serra da Estrela”, “O Bísaro – Salsicharia Tradicional” e “Marquês, o Alentejo”.

A Feira de Gastronomia decorre todos os dias da Festas, com abertura diária agendada para as 12h00.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt