Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
De 27 de Outubro a 06 de Novembro, na Praia da Vitória: Lusofonia dá o mote ao VI Outono Vivo
10 outubro 2011

A VI edição do Outono Vivo decorre de 27 de Outubro a 06 de Novembro na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, tendo como tema a Lusofonia e incorporando, este ano, o Congresso da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

O certame, apresentado em conferência de imprensa na manhã de segunda-feira, nos Paços do Concelho, na Praia, é composto por uma feira do livro, conferências, lançamentos e apresentações de livros, workshops, espectáculos de teatro e música e várias actividades, além de um concurso literário uma feira gastronómica que incluirá um concurso de sabores da Lusofonia.

“O Outono Vivo, que decorre durante dez dias, é um marco já consolidado no calendário cultural praiense e terceirense. É um evento que dinamiza a cidade, ligando-se à comunidade artística e cultural do Concelho e da Ilha, ao comércio tradicional, à comunidade educativa e a todos os munícipes. É uma iniciativa com seis anos de vida, cuja qualidade já habituou os terceirenses e que a Câmara Municipal da Praia continua a promover, convicta da mais-valia que este evento representa”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, na apresentação da VI edição do Outono Vivo.

“Este ano, contamos com a realização do Congresso da APEL, facto que concretiza uma oportunidade que procuramos há alguns anos e que nos pode abrir novas portas no mercado editorial e livreiro nacional. Este congresso, pelo dinamismo e exposição que trará à Praia, beneficiará, garantidamente, as futuras edições do Outono Vivo, podendo significar para nós novos autores, novidades editoriais e outras valias decorrentes do mercado livreiro nacional”, adiantou o autarca praiense.

O congresso da APEL decorrerá a 28 e 29 de Outubro, no Auditório do Ramo Grande, reunindo mais de uma centena de agentes e responsáveis ligados ao mercado editorial português.

No final da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Praia adiantou que a VI edição do Outono Vivo dispõe de um orçamento municipal de 35 mil euros.

 

Programa

 

A VI edição do Outono Vivo tem como tema a Lusofonia, o qual marcará uma parte significativa do programa do evento.

Segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Codorniz, dois dos pontos centrais de interesse na edição deste ano são a Feira do Livro e o Congresso da APEL.

“A feira do livro tem sido o evento que mais pessoas atrai no Outono Vivo, com médias de participação e visitas na ordem dos 15 a 20 por cento da população do Concelho. O congresso, mais do que o número de pessoas que trará à ilha, representa novas oportunidades para o Outono Vivo”, adiantou o responsável municipal.

Segundo Paulo Codorniz, o programa definitivo do Outono Vivo será divulgado brevemente, estando em fase de confirmação um conjunto de eventos.

Já confirmadas, além da feira do livro e do congresso da APEL, estão a exposição colectiva de artistas plásticos terceirenses, que estará patente da Academia de Juventude; a exposição “Construir Cultura” da responsabilidade da Direcção Regional das Comunidades, patente no Auditório do Ramo Grande; a exposição “Escritas de Gentes da Lusofonia”, resultante de um conjunto de painéis com excertos de autores lusófonos espalhados pela Rua de Jesus e organizados pelo poeta e escritor terceirense Álamo de Oliveira; e a exposição “O Mundo que eu vi”, resultante da viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga.

Também estão confirmados os lançamentos e apresentações de vários livros: “O Mundo que eu vi”, de Genuíno Madruga (apresentado por Francisco Maduros Dias); “A Fotografia nos Açores”, de Carlos Enes; “José Silvestre Ribeiro: o liberal e o humanista”, de Maria João Vieira (apresentado por José Miguel Sardica); “Já não vem ninguém”, de Sidónio Bettencourt (apresentado por Eduardo Ferraz da Rosa); “Na Esquina das Ilhas”, de Lélia Nunes (apresentado por Victor Rui Dores); “Antigamente era assim: Ensaios de História dos Açores”, de Avelino Meneses; “Autoritarismo e Resistência nos Açores, de José Olívio Rocha; “Cartilha da Economia Familiar, de Henrique Dédalo; “JAF – Ganadaria da Ilha Terceira, de Isabel Silva; e “Da Monarquia à República”, de José Miguel Sardica.

Durante o Outono Vivo decorrerá uma feira gastronómica, no âmbito da qual acontecerá um concurso de sabores da Lusofonia, preparados por cinco restaurantes praienses: Clube dos Oficiais, La Barca, Mar à Mesa, O Pescador e Sabores do Chef.

A edição deste ano conta com três workshops: escrita criativa, orientado por António Couto, que decorrerá na Casa das Tias; teatro para docentes e similares, orientado por Rogério Paulo da Companhia de Teatro Umbigo; e uma oficina teatral, orientada por João Mota da Comuna – Teatro de Pesquisa.

Na Academia, ao nível da animação diária, haverá um café concerto animado por Alexandre Gualdino e Humberto Ramos, sessões de poesia com Carlos Paulo e Hugo Franco, ambos da Comuna, e uma performance da artista Carolina Bettencourt, intitulada “Incommunicabilis”.

Ao nível dos espectáculos, o Outono Vivo 2011 conta com um concerto musical com o grupo Trêsporcento e duas peças de teatro: “Teatro que vem do Latim”, pelo grupo humorístico Os do Costume e Homenagem a João Villaret, pela Comuna – Teatro de Pesquisa.

A par disto, e para o público mais novo, decorrerão várias sessões com a peça “A Menina que detestava livros”, interpretada pelo grupo de teatro Umbigo.

“Entretanto, aguardamos a confirmação de mais conferencistas e de mais alguns eventos. Divulgaremos o programa definitivo brevemente”, assegurou Paulo Codorniz.

 

Feira do Livro e Congresso da APEL

 

Segundo Miguel Costa, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, o Congresso da APEL, subordinado ao tema “Um Mundo que Mudou”, trará à Praia da Vitória mais de 100 congressistas, representantes do mercado livreiro e editorial nacional.

“Contamos com a presença dos responsáveis da Leya e da Porto Editora, dois dos maiores grupos editoriais do país; contamos com representantes da FNAC, com o director geral do Livro e das Bibliotecas, com José Afonso Furtado, um dos maiores especialistas nacionais em novas tecnologias associadas ao livro, entre outras personalidades, com quem debateremos o momento crítico que marca o mercado livreiro, assim como as novas tecnologias que têm vindo a mudar este sector”, explicou o responsável.

Miguel Costa adiantou ainda aos jornalistas que o Congresso, que decorre a 28 e 29 de Outubro, no Auditório do Ramo Grande, deverá ser encerrado pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Por seu turno, Mário Duarte, responsável pela feira do livro incluída no Outono Vivo, destacou a responsabilidade acrescida na realização do certame tendo em conta a presença dos editores e livreiros nacionais na Praia da Vitória.

“É algo que ansiávamos há alguns anos e que pode beneficiar muito a feira do livro. Tal como nos anos anteriores, continuamos a apostar num modelo que garante ao público uma feira temática, que será composta por mais de 12 mil livros de mais de uma centena de editoras”, explicou.

Este ano, a feira do livro do Outono Vivo apresenta duas novidades no seu figurino: o sorteio diário de livros e a selecção do Livro do Dia, que permitirá a aquisição do mesmo a preços mais reduzidos.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt