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Sociedade
Presidente da Câmara Municipal defende no Congresso In Retail, Serviços Municipais na Praça FOC e novas parcerias comerciais
02 dezembro 2011

A revitalização do centro histórico da cidade da Praia da Vitória passa pela deslocalização dos serviços municipais para a Praça Francisco Ornelas da Câmara e pela diferenciação do comércio tradicional por via de novas parcerias comerciais. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal no Congresso In Retail, que decorreu em Lisboa.

Intervindo, como orador, no painel que debateu a reconversão e o urbanismo comercial, Roberto Monteiro explicou que o Município tem vindo a desenvolver um plano de acção colectivo de dinamização do espaço comercial existente na zona histórica da cidade, procurando criar sinergias que tornem a zona mais apelativa e, acima de tudo, tentando estabelecer e reforçar fluxos populacionais na zona.

Segundo o autarca, o projecto envolve o Município, a Câmara do Comércio e os empresários, delegando em cada parcela várias responsabilidades que, no conjunto, contribuirão para a dinamização da zona histórica da Praia.

Roberto Monteiro foi o autarca convidado neste congresso em virtude da organização ter constatado que o Município da Praia da Vitória foi, a nível nacional e nos últimos cinco anos, o que mais investiu na revitalização do centro histórico da cidade.

Na sua intervenção, o autarca praiense reforçou a sua convicção numa “mudança positiva até 2013, que resultará no cumprimento dos projectos municipais”, e, sobretudo, sublinhou a “determinação dos empresários do comércio tradicional na mudança pela diferenciação como motor de competitividade e viabilidade dos seus negócios”.

“Apesar dos investimentos municipais, a grave crise económica e financeira não permitiu os resultados desejáveis na revitalização comercial da Praia da Vitória. A Câmara Municipal da Praia da Vitória sempre esteve e sempre estará ao lado dos empresários do comércio tradicional do centro histórico e acredita que juntos venceremos este desafio”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal da Praia.

Ao nível da Autarquia, a construção do parque de estacionamento urbano, a requalificação integral do centro urbano, a deslocalização dos serviços municipais para a Praça Francisco Ornelas da Câmara, acções de apoio aos comerciantes e várias iniciativas de dinamização são elementos que têm vindo a ser concretizados.

No caso dos apoios aos comerciantes, o presidente da Câmara Municipal explicou que estes se têm concretizado na implementação do Master Plan, um programa de consultoria individualizada e gratuita; no projecto de revitalização do comércio tradicional, em parceria com a Câmara do Comércio; no programa Diagnósticos Energéticos; e na instalação de serviços da Câmara do Comércio no centro histórico.

A estes programas acrescem as alterações à mobilidade no interior da cidade, particularmente ao nível do estacionamento (facilitando a vinda de consumidores) e a renovação dos espaços e mobiliários urbanos, num investimento superior a 2,8 milhões de euros.

Sete milhões de euros investidos

Roberto Monteiro explicou aos congressistas que as responsabilidades globais do Município na revitalização do comércio tradicional no centro histórico envolvem investimentos que ascendem a mais de sete milhões de euros.

O autarca praiense adiantou que a componente pública do projecto está em via de conclusão, faltando concretizar a mais determinante de todas as medidas: a deslocalização dos serviços municipais para a Praça Francisco Ornelas da Câmara, que deverá estar concluída nos próximos dois anos.

Roberto Monteiro adiantou que, nesta parceria, os comerciantes ficam com a responsabilidade de promover a modernização dos seus negócios tendo por objectivo a diferenciação da sua oferta e que o projecto Master Plan procurou ser um incentivo a esse desiderato.

Explicou ainda que esta responsabilidade se traduz também no aproveitamento dos fundos do programa Urbcom para a revitalização comercial e patrimonial da zona histórica da Praia, não esquecendo o apoio especial do programa a jovens empreendedores.

Segundo Roberto Monteiro, as acções do Município neste sector têm por base um diagnóstico realizado em 2006/7, onde foram identificados os problemas do comércio tradicional praiense, nomeadamente a ausência de serviços públicos e privados atractivos nessa zona da cidade, a escassez de estacionamento de proximidade, a degradação das vias, calçadas e mobiliário urbano e a falta de atractividade e diferenciação do comércio local.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória partilhou o painel sobre reconversão e urbanismo comercial com João Carvalho, director executivo do Grupo Regojo (responsável pelo conceito de comércio de rua em Braga – Liberdade Street Fashion); com David Lopes, director geral da Recheio/Amanhecer, cadeia de lojas de proximidade do Grupo Jerónimo Martins; com Paulo Perloio, da Promontório Arquitectos, que ao longo de 22 anos tem desenvolvido inúmeros projectos ao nível de centros comerciais, outlets e unidades de comércio de rua no País e no estrangeiro; com António Sampaio de Mattos, da Associação Portuguesa de Centros Comerciais; e com José Quintela, administrador da Sonae Sierra, sendo responsável pelos centros comerciais do Grupo Sonae e um dos mentores deste conceito de negócio tal como existe em Portugal.

O Congresso In Retail decorreu a 22 de Novembro em Lisboa, reunindo especialistas nacionais e internacionais no comércio a retalho para debaterem o momento actual do sector no País e as perspetivas para o futuro.

Gabinete de Comunicação. 

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Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
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