Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Protocolo de Colaboração com Centro de Saúde da Praia da Vitória, Bons resultados do Programa Municipal de Saúde Escolar
14 dezembro 2011

Cerca de 650 crianças do Concelho da Praia da Vitória, com idades entre os seis e os doze anos, foram alvo, nos últimos dois anos, de rastreios à audição e à obesidade, numa iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Centro de Saúde local, no âmbito do programa municipal de saúde escolar.

O balanço, revelou que cerca de 40 por cento das crianças diagnosticadas em ambas as áreas foram encaminhadas para consultas de especialidade, nomeadamente consultas de apoio à audição e consultas de nutrição.

Até ao final de 2011, o programa municipal de saúde escolar desenvolvido pelo Município, em parceria com o Centro de Saúde da Praia, abrangeu mais de 3500 crianças do Concelho. O programa, que abrangeu diagnósticos à audição, visão, obesidade e saúde oral, foi implementado em 2007.

Relativamente ao rastreio à audição, foram avaliadas 605 crianças: 331 em 2011 e 274 em 2010. Destas, 125 foram encaminhadas para consultas da especialidade.

No caso da obesidade, foram diagnosticadas 496 crianças com idades de seis e doze anos na Escola Básica e Integrada da Praia e Básica e Integrada dos Biscoitos.

Em 2010, nesta especialidade, foram diagnosticadas 182 crianças. Em 2011, o diagnóstico à obesidade, altura e massa corporal abrangeu 314 alunos dos mesmos estabelecimentos de ensino.

Destes alunos, 40 por cento das crianças com seis anos foram identificadas como obesas e 34 por cento das crianças com doze anos foram identificadas com o mesmo problema.

Todas foram encaminhadas para a consulta de nutrição do Centro de Saúde da Praia da Vitória.

No que concerne ao rastreio à Visão, este decorreu no ano lectivo 2007/2008 e envolveu cerca de 900 crianças, que foram submetidas a testes de optometria, no sentido de melhorar a qualidade de vida destes, nas atividades que realizam diariamente.

A Autarquia apoiou na aquisição de óculos aos agregados com mais dificuldades.

No âmbito da saúde oral, foram distribuídos pela autarquia 1500 kit´s de saúde oral, pelos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho, no sentido de sensibilizar a população para a necessidade de cuidar dos dentes.

Com este conjunto de diagnósticos realizados mediante o protocolo efetuado entre a Autarquia e o Centro de Saúde da Praia da Vitória, foi possível intervir precocemente no combate à obesidade, audição, visão e saúde oral e contribuir eficazmente para a melhoria da saúde das crianças do Concelho.

O protocolo subjacente finalizou-se, mantendo-se o principio de colaboração entre a Câmara Municipal e Centro de Saúde da Praia da Vitória na continuação dos rastreios às crianças e jovens do Concelho agora abrangidos pelo Plano Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-Juvenil.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt