Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Promovido pelo Município da Praia da Vitória, Programa de Orientação Vocacional apoiou 72 jovens na busca de soluções formativas e profissionais
17 janeiro 2012

Mais de sete dezenas de jovens frequentaram as sessões do programa de orientação vocacional disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, com a grande maioria a encontrarem soluções para o seu futuro.

O programa de orientação vocacional pretende ser um apoio às decisões que o jovem tem de tomar nesta fase da vida, particularmente as relativas a soluções profissionais ou académicas para o seu futuro.

Segundo os dados divulgados pela responsável pelo programa, a psicóloga Dora Roldão, num balanço que compreende o período entre outubro de 2009 e dezembro de 2011, a maior parte dos jovens que participaram no programa (54,2 por cento) encontravam-se no Ensino Secundário e procuravam orientações para o seu futuro académico e/ou profissional.

Destes, 28 por cento entraram na primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior.

Trinta por cento dos jovens participantes decidiram não enveredar pelo Ensino Superior, procurando o seu primeiro emprego.

Ao nível dos jovens licenciados que procuraram apoio através do Gabinete de Orientação Vocacional, os participantes pretenderam confirmar a sua escolha vocacional, encontrando-se empregados.

Relativamente aos restantes elementos que procuraram a ajuda do programa, vários encontram-se empregados, mas com remunerações baixas ou em situações de maior insegurança laboral derivadas das baixas qualificações.

Segundo os dados revelados, 11 por cento dos participantes neste programa desistiram das sessões de aconselhamento e orientação. Neste caso, o perfil dos desistentes é de indivíduos com baixa escolaridade e sem emprego.

O programa de Orientação Vocacional funciona no Gabinete de Assessoria ao Jovem às terças e sextas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00.

Os participantes frequentam sessões de 60 minutos, onde, depois de conhecerem o programa e os seus objetivos, procuram conhecer as suas características individuais, morais e sociais, como se veem, veem os outros e os outros os veem, além de conhecerem o sistema educativo português e as várias opções de formação escolar e profissional.

Através de várias reflexões acompanhadas, definem os seus interesses gerais e vocacionais, conhecem vários métodos e técnicas de estudo e exploram várias opções ao nível do mercado de trabalho, além de receberem conselhos ao nível da procura de trabalho, de entrevistas laborais, da organização e elaboração de currículos, etc.

Com estes dados, são ajudados a formularem as várias soluções escolares e profissionais que lhes são adequadas, sendo acompanhados nas suas tomadas de decisão e avaliação das opções escolhidas.

O programa de Orientação Vocacional está enquadrado nos vários serviços de apoio social, formativo e profissional delegados pela Câmara Municipal da Praia da Vitória na empresa municipal Praia em Movimento.

Gabinete de Comunicação. 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt