Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Autarquia quer reforçar oferta para birdwatching, Câmara da Praia potencia observação de aves no paul da Pedreira e candidata paul da Praia a sítio RAMSAR
23 janeiro 2012

A Câmara Municipal da Praia pretende reforçar a oferta turística local ao nível da observação de aves através da requalificação das zonas húmidas do Concelho, nomeadamente os pauis da Praia, em Santa Cruz, e da Pedreira, no Cabo da Praia.

A intenção foi expressa na manhã de segunda-feira, 23 de janeiro, pelo vice-presidente da Autarquia, Paulo Messias, que visitou as obras de requalificação do paul da Pedreira, onde anunciou também que a Câmara Municipal vai candidatar o paul da Praia à Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de RAMSAR.

“Essa candidatura será entregue ao Governo Regional dos Açores no dia 02 de fevereiro, em que, com um seminário, assinalaremos o Dia Mundial das Zonas Húmidas. É uma distinção que permite distinguir o trabalho que temos realizado no paul da Praia. Além disso, estamos a intervir no paul da Pedreira, no Cabo da Praia, reforçando as condições para a observação de aves e, dessa forma, potenciando a nossa oferta para esse nicho do mercado turístico”, explicou Paulo Messias.

Atualmente, os pauis da Praia e da Pedreira despertam o interesse da comunidade de “birdwatching” mundial, sendo o paul da Pedreira considerado como um dos mais importantes “hotspots” da Europa para observação de aves migradoras.

“Há um número substancial, e crescente, de turistas que visitam a ilha Terceira com muita regularidade para observarem aves. Dois dos pontos que mais procuram são os pauis da Praia e da Pedreira. Este último é particularmente apetecível porque oferece a possibilidade de se observarem aves migradoras quer da Europa quer dos Estados Unidos. Ou seja, aqui, os europeus encontram espécies americanas que não encontram na Europa e os norte-americanos encontram aves europeias que não encontram nos EUA. Daí o interesse acrescido por este espaço”, justificou o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, depois de apresentar as obras de beneficiação que a Autarquia está a desenvolver no paul da Pedreira, no Cabo da Praia.

Estas incluem a limpeza de resíduos ali depositados ilegalmente, o impedimento do trânsito automóvel no local e a reconversão de infraestruturas em ruínas ali existentes em observatórios de aves e num centro de interpretação e educação ambiental.

“Estes edifícios foram usados nas obras de construção do parque de combustíveis da ilha Terceira, aqui ao lado. Estamos a recuperá-los e, aproveitando materiais retirados do edifício da Câmara Municipal na Rua Gervásio Lima, estamos a colocar novos tetos e janelas no imóvel que será transformado num centro de interpretação e educação ambiental. Os outros dois espaços foram intervencionados e reconvertidos em observatórios de aves. Na Canada da Faneca será instalado um observatório em madeira, idêntico aos que estão no paul da Praia, possibilitando um terceiro ponto abrigado de observação de aves”, adiantou.

Classificação RAMSAR

Em consequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para proteger, promover e dinamizar o Paul da Praia da Vitória e as zonas húmidas e as restantes zonas húmidas do Concelho enquanto ecossistemas de grande biodiversidade e importância ambiental nas mais diversas vertentes, o presidente da Câmara Municipal entregará à Secretaria Regional do Ambiente a candidatura do paul da Praia à Convenção de RAMSAR.

A entrega decorrerá a 02 de fevereiro, na abertura do seminário “Zonas Húmidas: Conhecimento, Turismo e Lazer”, que a Autarquia organiza para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas que se comemora nessa data.

Existem em Portugal 28 sítios RAMSAR, 16 no continente e 12 nos Açores.

A Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de RAMSAR, constitui um tratado intergovernamental adotado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar.

A atribuição desse galardão ao paul da Praia torná-lo-á no segundo sítio na ilha Terceira a obter essa classificação.

Atualmente, na Terceira, o planalto central da ilha (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão) está classificado como sítio RAMSAR.

Os restantes 11 locais são: Caldeira da Graciosa, Caldeira do Faial, Caldeirão do Corvo, complexo vulcânico das Furnas, complexo vulcânico das Sete Cidades e complexo vulcânico do Fogo, em São Miguel, planalto central das Flores (Morro Alto), planalto central de São Jorge (Pico da Esperança), planalto central do Pico (Achada), lagoas das fajãs da Caldeira e dos Cubres, em São Jorge, e ilhéus das Formigas e recife Dollabarat.

Seminário

No dia 2 de fevereiro, à semelhança dos últimos anos, para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, realizar-se-á o seminário “Zonas Húmidas: Conhecimento, Turismo & Lazer”, que decorrerá na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a partir das 09h15.

A temática do seminário vai de encontro ao tema lançado para 2012 pela Convenção RAMSAR que pretende que se reflita sobre a importância das zonas húmidas na atividade turística.

O presidente da Câmara Municipal da Praia abrirá o encontro, onde entregará a candidatura do paul da Praia à Convenção de RAMSAR.

Após essa sessão, serão convidados João Jara, fundador da empresa Birds&Nature Tours, que falará da observação de aves como atividade turística; Cecília Melo, doutorando na Universidade dos Açores, com uma comunicação intitulada “À descoberta das aves dos Açores: conhecimento e divulgação”; e Carlos Pereira, diretor da revista “Pardela” e autor do livro “Aves dos Açores”, com uma comunicação intitulada “A riqueza ornitológica do Cabo da Praia”.

A partir das 11h00, decorrerá uma sessão de observação de aves no paul da Pedreira no Cabo da Praia.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt