Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Organização da Câmara Municipal a 02 de fevereiro, Seminário debate aproveitamento turístico das zonas húmidas da Praia da Vitória
31 janeiro 2012

O aproveitamento das zonas húmidas como produto turístico é o tema central em discussão no seminário que a Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza esta quinta-feira, 02 de fevereiro, para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Em particular, o encontro – subordinado ao tema “Zonas Húmidas: Conhecimento, Turismo & Lazer - pretende discutir o aproveitamento turístico dos pauis da Praia da Vitória (Paul da Praia e Paul da Pedreira, no Cabo da Praia), nomeadamente as suas potencialidades como zonas de observação de aves, nicho do mercado turístico mundial com elevada atratividade para esta oferta local.

No encontro, que decorrerá na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com início marcado para as 09h15, os intervenientes convidados vão abordar diversas vertentes desta problemática, centrando atenções sobretudo no Paul da Pedreira, no Cabo da Praia, que a Autarquia tem vindo a recuperar como zona preferencial para a observação de aves migratórias.

Na abertura do seminário, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entrega, de forma simbólica, a candidatura que o Município promove do Paul da Praia à Convenção de RAMSAR. Esta protege e promove as zonas húmidas mundiais.

Caso seja confirmada o galardão, o Paul da Praia será a segunda zona húmida da ilha a ostentar o título de sítio RAMSAR.

Após esse ato, intervirá João Jara, fundador da empresa “Birds&Nature Tours”, que abordará a observação de aves como atividade turística.

De seguida, será vez de Cecília Melo, da Universidade dos Açores, abordar a temática “À descoberta das aves dos Açores: conhecimento e divulgação”.

A última intervenção deste seminário estará a cargo de Carlos Pereira, diretor da revista “Pardela” e autor do livro “Aves dos Açores”, que falará da riqueza ornitológica do Cabo da Praia.

A partir das 11h00, os participantes no seminário (aberto a toda a população) serão convidados a participar numa sessão de observação de aves no paul da Pedreira, no Cabo da Praia.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove, anualmente, um seminário para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 02 de fevereiro.

Gabinete de Comunicação. 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt