Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





De 12 a 14 de maio, Ciclistas da ilha Terceira regressam à estrada

A ilha Terceira acolhe, de 12 a 14 de maio, o Grande Prémio de Ciclismo de Estrada, organizado pela Associação Fontinhas Ativa (AFA), sob a égide da Associação de Ciclismo dos Açores, a fim de valorizar o trabalho desenvolvido pelos praticantes desta modalidade. A apresentação da prova decorreu na terça-feira, 09, na Academia de Juventude e das Artes, na Praia da Vitória.

Para Tibério Dinis, vereador do Desporto, "este desafio lançado pela AFA aos municípios da ilha Terceira engrandece esta modalidade, assim como reforça a sua importância na prática de uma qualidade de vida saudável. O ciclismo tem vindo a afirmar-se no panorama desportivo de forma sustentável. Cada vez mais verificamos um maior interesse por parte da comunidade neste género desportivo, aliando a vertente do lazer à prática de atividade física".

"Gostaria de salientar o apoio dos empresários locais e entidades privadas na promoção de provas desta natureza. A união de esforços é fundamental para alavancar todas as iniciativas organizadas ao nível da ilha e esta ação é um exemplo disso mesmo. O ciclismo apresenta particularidades muito próprias, apesar de ser um desporto coletivo. Existe um grande investimento por parte dos praticantes ao nível do equipamento, considerando que é um desporto praticado no exterior e isso implica um maior desgaste", disse.

"Não poderia deixar de referir também a projeção desta iniciativa junto das novas gerações. Acima de tudo, é fundamental transmitir um exemplo de boas práticas associadas ao desporto, o que vem reforçar o bem-estar da comunidade, mesmo das pessoas que optem por praticar esta modalidade por lazer", acrescentou.

Segundo Adriano Toste, representante da AFA, "esta prova é uma competição em que é admitida a participação de juniores, cadetes, femininos, elites, sub-23 e masters, atendendo à especificidade do ciclismo nos Açores É uma prova aberta a equipas de clubes e mistas, não havendo atletas individuais a participarem".

"No âmbito desta competição, serão contemplados os três primeiros classificados da prova geral individual por tempos e os três vencedores na classe de juniores e também na vertente feminina. Na categoria master 50, serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e ainda aos vencedores da classificação geral por equipas. A prova inclui também a atribuição de prémios ao primeiro lugar geral individual por pontos, ao vencedor geral individual da montanha, ao conquistador do título juventude e aos três melhores terceirenses em competição", explicou.

"O Grande Prémio de Ciclismo de Estrada não seria realizado sem o apoio da Associação de Ciclismo dos Açores, da Promotora, das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e de algumas entidades da ilha Terceira. Esta prova exige uma logística muito específica, algo que se torna muito mais simples com a participação de todos. Agradeço o empenho e dedicação dos intervenientes na concretização da mesma", referiu.

Para Gerardo Meneses, representante da empresa Promotora, "é muito positivo observar a evolução do desporto na ilha Terceira e isso deve-se também aos apoios das entidades locais. Acredito na importância de valorizarmos o que é nosso. É uma honra apoiar uma iniciativa desta dimensão".

A prova, que decorre de 12 a 14 de maio, é constituída por três etapas, sendo o percurso previsto para o primeiro dia, entre a Praia da Vitória (junto à autarquia) e o campo do Clube de Golfe da ilha Terceira. No segundo dia, a mesma decorre a partir de Angra do Heroísmo (perto do município), terminando na Serra de Santa Bárbara. No último dia, o percurso tem início junto da empresa Terauto, culminando na Serra do Cume.

Para além das instituições referidas, esta ação conta também com o apoio das seguintes entidades: Café do Ficher; Akiperto, de Ângelo Amaral; Centro de Molduras; Ourivesaria Teles; Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória; Aurora, Equipamentos Industriais, Lda; Junta de Freguesia de Santa Bárbara; Federação Portuguesa de Ciclismo; Top FM; Junta de Freguesia da Ribeirinha; Azores Airlines; Casa do Povo das Fontinhas; Sport Zone; Bee.Clean, Building Maintenance; Etmal, Empresa Terceirense de Madeira, Lda; Vipaçor, Tintas e Vernizes, Lda; Vitec;Fisio 3, de André Costa; Toyota; Total Bike; e Rádio Clube de Angra.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quinta-Feira, dia 11 de Maio de 2017



  Outras Fotos


Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação