Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Iniciativa apresentada em conferência de imprensa, "A III Semana Social assume um papel preponderante na criação de sinergias que permitam vencer os desafios do século XXI", defende Roberto Monteiro

Realizar um balanço do trabalho efetuado no apoio à comunidade e determinar a aplicação de novas medidas sociais que vão de encontro aos desafios do século XXI constituem as linhas de ação da III Semana Social, que decorre de 22 a 26 de maio, na Praia da Vitória, subordinada ao tema "Assertividade no Desenvolvimento Pessoal e Social". A ideia foi transmitida por Roberto Monteiro, na apresentação do evento, esta quinta-feira, 18, nos Paços do Concelho. Esta ação coloca em debate temáticas como a Solidariedade Social, o Voluntariado, o Turismo, a Orientação Vocacional, a Educação, o Desporto, o Geocaching e o Idoso na sociedade atual.

"A concretização deste evento, extremamente rico pela diversidade de áreas sociais que engloba, é essencial para determinar o próximo passo a executar na realização de medidas que correspondam às necessidades vigentes nas sociedades atuais. Com o apoio de toda a comunidade, podemos redirecionar as nossas ações e unir esforços em prol do desenvolvimento de uma sociedade que prime pela diferença", explicou o edil praiense.

"Esta iniciativa, organizada pela Associação Salão Teatro Praiense (ASTP), apresenta algumas características que a distinguem das outras semanas sociais, nomeadamente a descentralização do conjunto de atividades lúdicas e recreativas da cidade para as freguesias do concelho, o que nos permite chegar a um maior número de pessoas e também verificar a evolução dos projetos que a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, demonstrando toda a envolvência da política social no Concelho", disse.

"Gostaria de reafirmar que a política social tem sido uma das bandeiras deste município, algo que muito nos orgulha. São vários os prémios atribuídos nesta vertente, mas o que realmente nos toca é o reconhecimento das pessoas que ajudamos com alma e convicção", acrescentou.

Na ocasião, o responsável municipal destacou ainda, no âmbito do Voluntariado, a importância do trabalho desenvolvido pelas pessoas que diariamente levam a cabo diversos projetos sociais, reforçando a ideia de que esta iniciativa vem também valorizar toda esta ação e desafiar a sociedade a apresentar ideias que reforcem a qualidade de vida e promovam o bem-estar.

"Ao nível do Turismo e do Desporto existem também projetos de índole social que envolvem as pessoas, fazendo com que as mesmas se sintam úteis. Esta também é uma das nossas funções, enquanto representantes das forças vivas da Praia da Vitória", referiu.

"Não poderia deixar de fazer menção aos nossos idosos que são a maior fonte de cultura junto das novas gerações. A partilha de conhecimento é essencial à evolução das sociedades, principalmente em áreas de extrema importância como as que serão abordadas na próxima semana. Contamos com a presença de todos na persecução de ações que contribuam para o enriquecimento pessoal e social", concluiu.

Segundo Carlos Armando, diretor geral da ASTP "a escolha dos temas que integram a III Semana Social resulta do conjunto de áreas de trabalho desenvolvidas pela ASTP. Pretendemos promover o debate em torno destas vertentes e acima de tudo contar com a participação da comunidade no reforço de métodos ou ideias a implementar", referiu.

"Gostaria de ressalvar que contamos com a presença de oradores de algumas entidades nacionais, a fim de considerarmos outras realidades sociais. A nível local iremos explorar as relações entre as diversas entidades, apostando numa maior assertividade no reforço do desempenho das funções junto da sociedade", adiantou.

Programa do evento

A III Semana Social inicia-se no dia 22, segunda-feira, estando a sessão de abertura prevista para as 09h30. Segue-se a apresentação da entidade Associação Salão Teatro Praiense (ASTP), às 10h00, que estará a cargo de Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV). No primeiro painel, subordinado à temática da Solidariedade Social, José Alberto Reis, da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, dissertará sobre as estratégias de sucesso na intervenção social em famílias vulneráveis, pelas 10h15. Uma hora mais tarde, decorrerá a intervenção de Anabela Peixoto, da Segurança Social, sobre atendimento social integrado, seguindo-se um debate. Estas ações terão lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O segundo painel, que tem como tema o Voluntariado, está marcado para as 13h30, com a 2ª sessão da Formação de Voluntariado Ativo e Criativo com os Idosos, ministrada por Marta Tagarro, da Escola Superior de Educação de Santarém. Esta atividade, que será realizada na Casa das Tias, termina pelas 18h00.

No dia 23,terça-feira, a sessão de abertura decorrerá às 09h15, contando com a presença de Paula Ramos, vice-presidente da autarquia praiense. Este dia, que aborda a Promoção do Bem-estar e Autoestima, inclui a apresentação do Projeto Teleassistência, a partir das 09h30, pela responsável municipal. Às 09h45, Ana Carrapa, nutricionista da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), falará acerca da alimentação na idade sénior. Entre as 10h00 e as 16h30, decorrerão diversos workshops, designadamente “Arte Terapia para Idosos”, por Marta Tagarro”; “Viver com Movimento: Exercícios Básicos para uma Vida Ativa, com Joel Fernandes, da Instituição Your Best Move; “InfoSénior”, pelos técnicos do departamento de Informática da ASTP; e “Atividade Física”, com os técnicos do gabinete de Desporto da ASTP. No mesmo horário, estão também previstos vários rastreios de saúde, realizados pela USIT. A partir das 12h30, começa o arraial social, que engloba cantoria e sopas confecionadas pelos centros de convívio do Concelho. As ações terão lugar na Casa do Povo das Fontinhas.

O dia 24, quarta-feira, será dedicado à Orientação Vocacional e ao Desporto. A sessão de abertura está agendada para as 09h30 e contará com a participação de Paula Ramos. De seguida, pelas 09h45, Augusta Escobar, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Vitorino Nemésio, explicará a importância da orientação vocacional, com enfoque na parceria entre a ASTP e a Escola Secundária Vitorino Nemésio. Às 10h00, Dora Roldão, técnica do gabinete de Psicologia da ASTP, fará uma análise estatística do Programa de Orientação Vocacional, em funcionamento desde 2010. Mais tarde, às 10h15, abordará a preparação dos jovens para a universidade. Uma hora depois, Manuel Ortiz, da CMPV, Carlota Costa, da empresa municipal Praia Ambiente, e Francisco Loureiro, da USIT, darão alguns testemunhos acerca das suas profissões, seguindo-se um momento de debate. Estas iniciativas decorrerão no Auditório da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

No mesmo dia, às 14h00, decorrerá ainda a apresentação do projeto “Abraçar e Envolver os Jovens do Concelho da Praia da Vitória”, por Dora Roldão, na Casa das Tias. O dia culmina pelas 19h00, com uma mega aula, concretizada no âmbito do programa “Freguesias Ativas”, que visa a promoção do desporto. A mesma, que terá lugar no Pavilhão de Artes Marciais (junto ao Estádio Municipal), será ministrada pelos técnicos do Gabinete de Desporto da ASTP.

No dia 25, quinta-feira, subordinado ao tema “Turismo Sustentável nas Ilhas dos Açores”, a sessão de abertura realizar-se-á pelas 09h30, contando com a presença de Roberto Monteiro, presidente da CMPV, de Filipe Macedo, diretor regional do Turismo, e de Domingos Borges, presidente do Conselho de Administração da Escola Profissional da Praia da Vitória. Para as 09h45, está prevista a intervenção de António Jorge Costa, do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, sobre o papel das low-cost no desenvolvimento harmonioso e sustentado do turismo. Às 10h30, decorrerá a apresentação do gabinete de Turismo da ASTP, cuja temática incidirá nas potencialidades e desafios do turismo na Praia da Vitória. Meia hora depois, um representante da secretaria regional do Turismo apresentará a estratégia turística para os Açores, seguindo-se um debate. O encerramento das palestras, que decorrerão no Auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória, está previsto para as 12h30.

Neste dia e no mesmo local, será feita ainda a introdução à temática do coaching, pelas 14h00, com Paula Ramos. A partir das 14h10, serão concretizados vários workshops, nomeadamente “Words Café”, “Os Pilares da Comunicação Eficaz” e “Estabelecer Relações Positivas". Para as 16h10, estão marcados os workshops “A Comunicação como Detonadora da Motivação” e “Mobilizar os Seus Recursos Positivos e os Outros”. Este conjunto de ações, que serão ministradas por Maria do Carmo Oliveira, da entidade Clube do Otimismo, terminarão pelas 17h00.

O último dia, 26, sexta-feira, abordará a temática da Educação, iniciando-se pelas 09h00, com a palestra “A Arte de Brincar na Educação”, ministrada por Márcia Silva, Elisabete Alves, Catarina Rocha e Mónica Costa, técnicas do departamento de Reabilitação na Comunidade da ASTP. Às 11h00, Cláudia Valente, Patrícia Belém e Ana Catarina Branco, técnicas da Clínica de Saúde Mental e Desenvolvimento na Ilha Terceira, falarão sobre a arte de brincar em terapia. As inscrições para estas duas apresentações são limitadas, podendo ser efetuadas, até 23 de maio, pelo endereço de correio eletrónico: reabilitação.comunidade@gmail.com.

A Semana Social culmina com uma sessão teórica e prática do Projeto Darte, a partir das 14h00, ministrada por Margarida Seruya, coordenadora deste projeto. O mesmo, que se caracteriza pela implementação da arte como terapia, encerrará a III Semana Social. Neste dia, as atividades serão realizadas na Casa das Tias.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quinta-Feira, dia 18 de Maio de 2017



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação