Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Na sessão de encerramento do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, "O desenvolvimento da Praia da Vitória assenta na sua centralidade atlântica e abertura para o investimento", afirma Tiago Ormonde

A centralidade atlântica da Praia da Vitória, a valorização das infraestruturas locais e a promoção de um ambiente de proximidade e abertura ao investimento constituem os pilares estratégicos para impulsionar o desenvolvimento da Cidade e do Concelho. A ideia foi transmitida por Tiago Ormonde, vereador com o pelouro da Economia, na sessão de encerramento do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que decorreu no passado sábado,07, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

No decorrer da sessão, o responsável municipal reforçou ainda as quatro áreas que, no seu entender, são estruturantes para o crescimento económico da Praia da Vitória, nomeadamente a agrocomercial, o mar, o turismo e a tecnologia. Estas vertentes, que encontram-se em franca ascensão, complementam as prioridades da Autarquia praiense para os próximos anos ao nível da inovação.

"É inegável a importância da Praia da Vitória a nível geográfico, dispondo de duas estruturas logísticas muito importantes para o desenvolvimento. São elas o aeroporto das Lajes e o porto comercial, que desempenham um papel fulcral nas ligações marítimas e aéreas entre as Américas, a África e a Europa. Esta é uma mais-valia que qualquer negócio global não pode ignorar. Estas condições, associadas às especificidades locais, designadamente a valorização dos diferentes espaços a nível local, assim como a promoção de um ambiente propenso ao investimento constituem algumas das medidas centrais ao desenvolvimento local. Aqui, cada investidor é acolhido como um amigo, sendo o nosso empenho semelhante ao esforço e dedicação que cada empresário impõe no seu projeto", explicou o autarca.

"No sentido de complementar a referência a todos estes elementos essenciais ao crescimento económico local, existe igualmente todo um trabalho a ser efetuado no âmbito da nossa incubadora de empresas, a Praia Links, destacando a nossa aposta nas potencialidades existentes em áreas como a agrocomercial, o mar, o turismo e a tecnologia", referiu o autarca.

"A produção agrícola, sendo amiga do ambiente, garante a segurança alimentar dos nossos produtos, valorizado a sustentabilidade ambiental. Somos certificados pela natureza e isso é fundamental. O mar, por sua vez, envolve diversas oportunidades. Desde as pescas à exploração submarina, a economia azul é uma oportunidade nesta Região", explicou.

"Somos um destino mundial para turistas, um ponto de escala, e a arte de bem receber brota das nossas raízes, naquele que é um paraíso por descobrir. Para além disso, a revisão do Plano Diretor Municipal no território permite o desenvolvimento de áreas com potencial turístico, reforçando a importância de potenciais locais para unidades hoteleiras. Continuamos a promover o Concelho em várias feiras da especialidade, salientando as potencialidades deste território", disse.

"Rumo a um hub tecnológico orientado para a economia atual e para o futuro, as tecnologias são centrais. Partindo deste princípio, e com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, avançamos com o projeto "Terceira Tech Island", formando uma nova geração de programadores de excelência na concretização de projetos de índole tecnológica", acrescentou.

Na ocasião, o edil praiense reforçou ainda o conjunto de medidas a implementar para incentivar o investimento, enaltecendo os programas "Investir na Praia da Vitória" e "Viver na Praia da Vitória".

"No âmbito do incentivo ao investimento, a Autarquia praiense encontra-se a trabalhar na concretização de medidas que contribuam para a fixação de novos espaços comerciais inovadores, atribuindo também apoio técnico na concretização de novos negócios. O Gabinete das Empresas e o Praia Links encontram-se inteiramente disponíveis para apoiar as ideias que possam surgir. Este conjunto de medidas está integrado no programa "Investir na Praia da Vitória", adiantou.

"Relativamente ao programa "Viver na Praia da Vitória", continuamos a incentivar o apoio à habitação permanente na Cidade. Neste sentido, gostaria de destacar os incentivos financeiros aos promotores de projetos de reabilitação e habitação. Outras das prioridades envolve o arrendamento jovem, pois entendemos que Praia da Vitória dispõe de uma qualidade de vida única a quem cá reside", acrescentou.

O autarca expressou também um agradecimento à Secretaria das Comunidades Portuguesas e ao Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, por terem impulsionado o I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora.

"Gostaria de agradecer à Secretaria de Estado das Comunidades e ao Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, que motivaram a organização deste evento na Praia da Vitória. Estão aqui reunidos reconhecidos empresários e investidores, que puderam testemunhar as oportunidades que a Região tem para oferecer. Podem contar sempre com o Município para vos apoiar na concretização de investimentos no Concelho", concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 09 de Julho de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação