Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Carlos Armando Costa destaca importância do apoio, Câmara Municipal da Praia apoia Instituto Açoriano de Cultura na edição da “Atlântida – Revista de Cultura”

A Câmara Municipal da Praia da Vitória colaborou, mais uma vez, na edição da revista do Instituto Açoriano de Cultura “Atlântida - Revista de Cultura”, tendo o número 63 desta publicação sido apresentado e lançado, no passado sábado, no salão nobre dos Paços do Concelho praiense.

Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Autarquia, congratulou-se “com a qualidade desta edição”, salientando que, para a Praia da Vitória “é um enorme prazer associar-se a esta publicação”, até porque “é muito importante a Praia da Vitória ser colaboradora deste tipo de iniciativas”.

A edição 63 da “Atlântida – Revista de Cultura” é dedicada às nuvens, sendo, por isso, de destacar um artigo do professor da Universidade dos Açores, Eduardo Brito de Azevedo, sobre a problemática das nuvens e das alterações climáticas.

Como habitualmente, a revista do Instituto Açoriano de Cultura inclui colaboração diversa, agrupada nas secções “Estudos e Criação Artística”, “Estudos e Criação Literária”, “Ciências Humanas”, “Outros Saberes” e, conta também, com o último dossier “Asas Sobre o Atlântico”, dedicado a Santa Maria e à história da aviação nos Açores.

Com capa e separadores de António Araújo, esta edição contém ainda trabalhos de Carlos Fiolhais, Eva Albuquerque e Pedro Maia, uma apreciação sobre a obra cinematográfica e literária de António Macedo (por José Vieira Mendes), um relevante dossier dedicado à poesia cabo-verdiana do século XXI (coordenado por poeta cabo-verdiano residente na ilha Terceira, António de Névada), poesia da ilha das Canárias e análises sobre as obras de Fernando Pessoa (por Fernando Cabral Martins), Vitorino Nemésio (por Cláudia Cardoso) e Clarice Lispector (por Carlos Mendes de Sousa).

Sobre Pessoa e Nemésio, respetivamente, uma atenção às ligações familiares da família de Pessoa à ilha Terceira (de onde a família da mãe era natural) e sobre a Praia da Vitória e a “Festa Redonda” de Vitorino Nemésio.

Avelino Freitas de Meneses e Hélio Soares também escrevem nesta edição da revista, focando a sua atenção histórica sobre a ilha do Corvo e a história dos transportes para a mais pequena ilha do arquipélago.

Manuel Meneses Martins aborda os primórdios da aviação no campo da Achada (Terceira) e António Lopes e outros autores (dos quais se destacam um grupo de arqueólogos) dedicam-se à história da maçonaria nos Açores e na ilha Terceira, em particular. Aliás, sobre esta matéria, Carlos Bessa, Presidente do Instituto Açoriano e Cultura, sublinhou a importância histórica da maçonaria nos Açores falando “um pouco sobre esta nobre instituição, cuja presença nos Açores foi tão importante, recordando-se os primórdios do poder autárquico democrático, na altura do liberalismo, no século XIX, com Teotónio de Ornelas em Angra do Heroísmo ou a presença da Sociedade Amor da Pátria, no Faial”. A importância da matéria, diga-se, fez deslocar à ilha Terceira, para a sessão de apresentação da revista, o autor de um dos artigos principais sobre maçonaria, António Lopes (reconhecido historiador e ex-diretor do Museu Maçónico do Grande Oriente Lusitano), que proferiu uma palestra sobre a temática.

Nota ainda para outros conteúdos: Carlos Riley e Isabel Albergaria refletem sobre “Turismo e Identidade”; José Guilherme Reis Leite sobre “Autonomia e Ensino”; Assunção Melo sobre a “Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus”.

O dossier “Asas sobre o Atlântico” aborda a aviação internacional, com vários trabalhos sobre a ilha de Santa Maria, num trabalho coordenado por Carlos Riley e António Monteiro, da associação LPAZ.

A revista conta com design de Angelina Caixeiro e José Augusto Guerra e está agora à venda, por vinte euros.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 03 de Dezembro de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação