Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Tibério Dinis enaltece inovação e empreendedorismo, Alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória organizam Mini Feira Agrícola este fim de semana

“Educação, agricultura e inovação são três conceitos fundamentais misturados num único e importante momento que se chama Mini Feira Agrícola e que resulta de uma ideia que surgiu dos alunos do curso de técnicas agrárias da Escola Profissional da Praia da Vitória”.

Foi desta forma que Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, saudou a iniciativa que os alunos do curso de técnicas agrárias da Escola Profissional do concelho estão a levar a cabo, este fim de semana, nas próprias instalações da unidade de formação profissional e que foi inaugurada esta tarde de sexta-feira.

“É um momento fundamental de educação, porque é uma educação diferente e que motiva todos os alunos. É também um momento em que a educação se abre à comunidade, pois para além de contar com a colaboração de muitos empresários ligados ao setor da agricultura, contará com um vasto leque de palestrantes que irão ministrar conferências ao longo destes dias”, disse o autarca.

Numa sessão onde marcaram presença dezenas de alunos, corpo docente e discente da Escola Profissional da Praia da Vitória, o Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário e os Presidentes dos dois Municípios da ilha Terceira, Tibério Dinis destacou ainda que esta iniciativa promovida pelos alunos “prova que esta é uma escola aberta, moderna, uma escola que não fica de braços cruzados, mas que vai de encontro à sociedade civil e aos empresários e que de uma forma modesta, mas profunda, procurar também encontrar soluções para um debate que há muitos anos andamos todos a ter. Se a Escola Profissional da Praia da Vitória, com esta iniciativa, conseguir encontrar novas soluções para este importante setor de atividade é sinal que temos uma juventude cada vez mais forte e à procura de na inovação encontrar mais soluções para o futuro”.

Nesse sentido, o edil praiense sublinhou que a proposta dos alunos, aceite pelos responsáveis pela Escola, é sinónimo “de inovação e empreendedorismo”, afirmando que “o que está a acontecer aqui é o empreendedorismo de toda esta comunidade escolar que quer demonstrar inovação e vontade de fazer diferente”.

Tibério Dinis manifestou total disponibilidade da sua Autarquia em continuar a colaborar em iniciativas deste género e disse esperar “que existam mais mini feiras e que outras áreas de formação, para além da agricultura, tenham também este sentimento de inovação”, até porque “para vencer algo de novo, temos que criar algo de novo. Parabéns é isso que vocês estão a fazer”.

Escola aberta à comunidade

Este fim de semana, a Escola Profissional da Praia da Vitória está de portas abertas à comunidade, não só com esta mini feira agrícola, mas também com visitas à escola e demonstrações dos diferentes cursos ministrados.

No âmbito da Mini Feira Agrícola, além da exposição de alfaias e animais, vão acontecer um conjunto de palestras, no Auditório da própria escola. Já esta sexta-feira, pelas 19h00, Duarte Pimentel (do Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira/TERINOV) falará sobre “Empreendedorismo”. Pelas 20h00, Fátima Amorim (da Direção Regional do Desenvolvimento Agrário) aborda o “ProRural +”. Para finalizar do dia, Rui Messias (da Praia Links), apresenta a “Start-up da Praia da Vitória”.

Já no sábado, Paulo Fortuna, fala sobre “Raças Bovinas leiteiras” (14h30); Alexandra Ramos, aborda “Raças Bovinas de Corte” (15h30); Ana Luísa Pavão falará da “Raça Bovina Autóctone” (16h30); José António Azevedo vai fala sobre a “Produção de Leite na Terceira” (19h00); Bruno Almeida sobre o “Papel da Genética no Desenvolvimento das Explorações Leiteiras nos Açores” (20h00) e, por fim, José Simões Dias sobre “ A Genética ao Serviço da Lavoura” (21h00).

No domingo, são convidados a palestrar, Pedro Silva sobre “Preparação de Vegetais para Exposição e Comercialização” (14h30); Avelino Ormonde sobre “Agricultura, Alimentação, Saúde e Sustentabilidade” (17h30) e Anselmo Pires sobre “Pecuária e Sustentabilidade” (18H30).

O encerramento da iniciativa está prevista para as 19h30 de domingo.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Sexta-Feira, dia 12 de Abril de 2019



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação