Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Visita às comunidades praienses na Diáspora, Paulo Isidro Menezes, António Neves e John Martins homenageados

A visita oficial da Câmara Municipal da Praia da Vitória às comunidades da diáspora nos Estados Unidos da América e Canadá “deve ser valorizada” não só pelos contactos da saudade, mas pelos contactos económicos, políticos e institucionais “que certamente terão frutos no futuro”.

O balanço é de Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que realça que a visita realizada à diáspora praiense e açoriana nos Estados Unidos e Canadá foi “a mais extensa alguma vez realizada, a que alcançou, de uma só vez, mais lugares e mais pessoas”, tudo assente no pressuposto “da maior proximidade e contacto direto com um maior número de praienses residentes na diáspora”, possibilitando também “economizar de recursos”.

A visita oficial que começou na Nova Inglaterra nos EUA, foi até à província do Ontário no Canadá e terminou no Estado da Califórnia na costa oeste dos EUA, a comitiva praiense participou em seis grandes festas dedicadas à Praia da Vitória, atingindo-se mais de três milhares de pessoas presentes, tendo-se homenageado várias personalidades e instituições.

No âmbito da visita oficial à costa oeste dos EUA, Estado da Califórnia, a Câmara Municipal da Praia da Vitória prestou homenagem a Paulo Isidro Menezes e António Fernando Goulart das Neves (este a título póstumo), com a atribuição da Medalha Municipal de Valor Cultural em Prata e a Medalha Municipal de valor Cultural em Prata Vermeille, respetivamente, “pelo esforço e dedicação demonstrados, ano após ano, na promoção da cultura açoriana, em particular da Praia da Vitória e no apoio à organização dos Convívio Amigos do Concelho da Praia da Vitória nos EUA”, justifica o autarca.

Também a Casa do Benfica de São José e a Casa dos Açores de Hilmar foram distinguidas pelo Município, tendo lhes sido entregues placas de distinção “pela sua ação na promoção e preservação da cultura, das tradições e da ligação aos Açores, em particular à Praia da Vitória”.

Entre as homenagens, a mais sentida foi a de atribuição, à família de John Carlos Martins, de uma placa de homenagem com a transcrição da proposta da Câmara Municipal de atribuição da Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille, aprovada a 18 de julho de 2018, e na sequência da homenagem pública já prestada a 20 de junho, nas celebrações da elevação da Vila da Praia da Vitória a Cidade.

Contactos económicos, políticos e institucionais

Tibério Dinis realça, para além da vertente de aproximação aos emigrantes, a preenchida agenda de “contactos económicos, políticos e institucionais que certamente terão frutos no futuro”.

“Visitámos o polo de Lowell da Universidade de Massachusetts, entidade parceira do Air Centre, com sede na Praia da Vitória. Neste encontro, tive a oportunidade de destacar a importância do aprofundamento das relações entre entidades públicas, polos tecnológicos e entidades privadas, no sentido de serem concretizados projetos inovadores”, afirmou o edil.

Noutra frente, acrescentou, “tendo em vista perspetivar projetos de intercâmbio comuns e reforçar as relações institucionais com as autoridades nas comunidades, visitámos a State House, em Boston, Massachusetts, a convite da senadora Joan Lovely e onde marcaram também presença vários senadores de origem portuguesa e representantes da comunidade. Pretendemos com as estas visitas reforçar as ligações aos meios académicos, políticos e económicos, perspetivando projetos que possam ser importantes para a Praia da Vitória”.

A visita oficial da Câmara Municipal da Praia da Vitória aos EUA e Canadá centrou-se no cumprimento institucional às comunidades da diáspora e na promoção do concelho da Praia da Vitória, bem como na perspetiva de promover e divulgar as potencialidades e as oportunidades do Concelho, nomeadamente, em aéreas como o turismo, a cultura, o desporto, a economia, a ciência, a inovação e o ambiente.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quinta-Feira, dia 09 de Maio de 2019



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação