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De 31 de julho a 9 de agosto, Festas da Praia 2020 ligam ambiente, ecologia e história do “Mundo Antigo, as 7 Maravilhas”

“Do Mundo Antigo, as 7 Maravilhas” é o tema das Festas da Praia 2020, que se realizam entre 31 de julho e 9 de agosto, mantendo o modelo de financiamento e de organização, mas prometendo muitas inovações sob a direção artística de Vasco Lima.

O tema, o cartaz, o orçamento e o modelo organizativo das maiores festividades concelhias foram apresentados, esta terça-feira, pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, destacando-se a realização de quatro grandes desfiles: o Desfile de Abertura e o Desfile Infantil (já habituais); o Desfile Etnográfico (que volta a constar do programa das Festas) e o Desfile Ecológico (novidade).

Em conferência de imprensa, Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (acompanhado pelo Vice-presidente Carlos Armando Costa – que é também responsável pela Cooperativa Praia Cultural, entidade que organiza a festa – e por Vasco Lima, Diretor Artístico), salientou a manutenção, “pelo terceiro ano consecutivo”, do orçamento e do modelo organizativo, sublinhando “a transparência total” com que se apresentam estas festividades.

Mantém-se o formato de concessão a privados ou entidades externas de espaços e/ou eventos das festas (como o recinto de espetáculos ou a vertente taurina e tauromáquica), “transmitindo parte significativa dos riscos para os privados e libertando verbas para introduzir novas apostas nas festas”, disse Tibério Dinis, salientando “o contributo público, que se mantém pelo terceiro ano consecutivo, nos 237 mil euros”.

“Estamos perante um orçamento bastante equilibrado, que, pela nossa experiência, possibilitará manter uma execução equilibrada e organizar uma Festa da Praia de qualidade, em nome da transparência e da sustentabilidade financeira das próprias festas”, afirmou o Autarca.

Com um valor de receita e despesa de 462 mil euros, o Município, através da Cooperativa Praia Cultural, investirá 155 mil euros em desfiles, palcos, animação de rua, touradas à corda e procissões; 82 mil euros são para a direção artística preparar cortejos e a marcha oficial; sobram 90 mil euros para espetáculos, 120 mil euros para a Feira de Gastronomia e 15 mil euros de apoio à organização da Tourada de Praça das Festas da Praia. Em termos de receitas, a Câmara Municipal comparticipa as despesas em 237 mil euros, prevendo-se 132 mil euros de receitas publicitárias, apoios e patrocínios e 93 mil euros das rendas dos alugueres dos diferentes espaços a concessionar aos privados.

 

Tema e Cartaz

No que toca à apresentação do tema e do cartaz das Festas Praia 2020, Vasco Lima, revelou que “em cima da mesa estiverem sempre dois temas”, sendo que venceu um que, “mantendo uma vertente histórica, foge um pouco ao habitual, uma vez que passa a história nacional e conta uma história global – Do Mundo Antigo, as 7 Maravilhas. Este é um tema que me fascina particularmente e é um tema grandioso ao nível de cenários, guarda-roupa e de toda a história que envolve. Vamos ter muitas surpresas para o cortejo, muitas coisas diferentes do habitual. Agora é trabalhar para apresentar um bom produto final”.

O cartaz oficial das Festas da Praia 2020 é da autoria do designer César Martiniano.

 

Outras mudanças

Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Autarquia, salientou, por seu lado, algumas das novidades que estão a ser preparadas “na tentativa de que as festas não fiquem estanques no seu modelo”.

Assim, revelou, para além do regresso do cortejo etnográfico, a grande novidade é a realização do cortejo ecológico que se insere “numa campanha de sensibilização ecológica e ambiental, que está a ser desenvolvida em colaboração com a Praia Ambiente, e que envolverá todas as freguesias do Concelho”, sendo que o cortejo integrado no programa das festividades será o culminar “desta grande campanha de sensibilização”. Em março próximo, segundo acrescentou, serão apresentados todos os pormenores.

Quanto a outras inovações, Carlos Armando Costa destacou “algumas alterações na configuração do programa e alterações na organização do espaço da Feira de Gastronomia, por forma a criar um espaço mais apelativo e com melhor oferta”. Neste momento está também a ser preparado o concurso de concessão da Dreamzone.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 11 de Fevereiro de 2020



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