Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Gabinete da Empresa
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





“Presidência Aberta” à Vila Nova, Câmara Municipal da Praia da Vitória apoia investimentos na valorização da frente de mar

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, anunciou, esta segunda à tarde, a realização de diversos investimentos de valorização da frente de mar da Freguesia de Vila Nova, desde a zona balnear das Escaleiras, ao espaço envolvente à abertura da “Rota do Mar”.

No âmbito da última “Presidência Aberta” do atual mandato, o edil, acompanhado pelo seu executivo e pela Junta de Freguesia, visitou a zona balnear das Escaleiras e anunciou que as obras de valorização do terreno adjacente ao parque de estacionamento, visando a criação de uma zona de lazer, “já estão adjudicadas, a um empreiteiro da Freguesia, por cerca de 150 mil euros, e iniciar-se-ão no final desta época balnear”.

“Na última vez que visitámos a Vila Nova apresentámos o Projeto de Valorização da Zona Balnear das Escaleiras. Este projeto já foi adjudicado e, por mútuo acordo entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o empreiteiro, devido a questões logísticas, foi decidido que a obra só avançará no final desta época balnear”, revelou.

Em traços gerais, “estamos a falar de uma intervenção que permitirá potenciar o trabalho que a própria Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver na valorização da frente de mar da Vila Nova. Estamos a falar de um terreno que já tem algumas estruturas de apoio ao lazer, como algumas mesas e churrasqueiras, mas este novo projeto prevê a instalação de um outro conjunto de equipamentos que permitirão dar melhores condições para o que a população local ou visitante aqui queira desenvolver, como mesas, abrigos para refeições, equipamentos lúdico-infantis, bancos para contemplação da vista, entre outros”.

Este é um projeto que se insere na estratégia municipal de valorização das zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória e que se integra também na chamada “Rota do Mar”, um percurso pedestre que a Junta de Freguesia, presidida por Vasco Lima, está a ultimar no sentido de possibilitar a contemplação de praticamente toda a frente marítima da Vila Nova.

 

Protocolo de Cedência

de Casa do Ramo Grande

 

No âmbito da “Presidência Aberta”, o Município assinou com a Junta de Freguesia um Protocolo de Cedência da chamada “Casa do Ramo Grande”, uma infraestrutura de arquitetura típica daquela zona do Concelho e da Ilha que servirá para a instalação de um núcleo museológico na localidade.

A recuperação deste imóvel (que foi a primeira sede da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira) foi candidatada pela Autarquia da Praia da Vitória aos fundos comunitários do programa EEAGrants que, neste momento, segundo Tibério Dinis, “está parado devido à apresentação de um providência cautelar contra a atribuição destes fundos por parte da União Europeia”, pelo que a cedência à Junta de Freguesia “é a forma de manter e preservar este importante património do Ramo Grande”.

Assim, para além da cedência gratuita do imóvel, a Câmara Municipal dará todo o apoio logístico e financeiro necessário à instalação de um núcleo museológico na “Casa do Ramo Grande”, possibilitando que a Junta de Freguesia de Vila Nova concretize mais um dos seus projetos para a comunidade local e para os visitantes.

Com a realização dos investimentos anunciados, bem como de “todas as intervenções que têm vindo a ser realizadas na própria zona balnear das Escaleiras”, Tibério Dinis realça que se trata de “uma valorização, não só de toda a frente de mar desta Freguesia, como também uma valorização de todos os serviços que aqui estão disponíveis, para oferecer mais qualidade de vida a todos aqueles que venham até à Vila Nova e à Praia da Vitória”.

 

Política de proximidade

 

Com a realização da “Presidência Aberta” à Freguesia de Vila Nova, o executivo municipal da Praia da Vitória terminou, neste mandato, a 44.ª visita a todas as Freguesias e Vila do Concelho, num exercício de política de proximidade que Tibério Dinis tinha prometido realizar quando assumiu a candidatura à Presidência da Autarquia.

“O conjunto de reuniões com as entidades das nossas Freguesias e Vila, com os munícipes e com as instituições e coletividades de todas as nossas localidades foi muito profícuo, pois assentou num princípio de proximidade que é fundamental para correspondermos às especificidades do nosso território, para além de que a partilha de ideias sobre o funcionamento e as necessidades das pessoas e instituições permite-nos dar uma resposta mais eficaz e célere aos problemas”, afirmou.

“Com o reforço da proximidade e a união de esforços conseguimos potenciar o desenvolvimento local e colmatar as necessidades existentes e esta é a nossa maior preocupação: garantir as condições necessárias ao bem-estar das comunidades que constituem a Praia da Vitória. O desenvolvimento socioeconómico do Concelho só se consegue com esta política de proximidade “, concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quarta-Feira, dia 09 de Junho de 2021



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação