Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Vereadora Paula Sousa na abertura do Congresso Insular Olhar o Futuro: “É estratégico acabar com o mito de que não é preciso estudar para vencer na vida”
31 maio 2024
A Vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa, defende ser “estratégico acabar com o mito de que não é preciso estudar para vencer na vida”. Intervindo na abertura do Congresso Insular OIlhar o Futuro, a decorrer até sábado, dia 01, no Auditório do Ramo Grande, a autarca argumenta que esse combate não pode resumir-se à escola.

“Numa Região com vários indicadores preocupantes, caso da Pobreza (revelados, inclusivamente, na Estratégia de Combate à Pobreza Municipal), torna-se evidente que a melhoria das condições de vida passa pelo enfoque na formação e aprendizagem, através de estratégias de apoio e valorização em idades mais precoces, mas também de ações holísticas e transversais ao tecido familiar e comunitário, fazendo da Educação um investimento e um bem e não algo a desprezar. É essencial – estratégico até – acabar com o mito de que não é preciso estudar e aprender para vencer na vida”, frisou Paula Sousa.
“Cabe a cada um de nós eliminar esta ideia. Mas através de estratégia individuais, adaptadas a cada caso e não por decisões cuja transversalidade apenas amplia as desigualdades e os preconceitos”, disse.

Segundo Paula Sousa, há que aproveitar toda a informação e tecnologia existente, assim como as capacidades de investigação para sanar os problemas locais e regionais.
Na sua intervenção, a Vereadora com o Pelouro da Educação sublinho ainda a importância da inserção comunitária na educação.

“Sabemos que é frase comum dizer que vivemos numa era de individualismos; num tempo em que o Eu se sobrepõe ao Nós; em que os hábitos tecnológicos, a especialização, a formatação para o sucesso valoriza o Eu, minimizando a sua relação na Comunidade. Ora, tal perspetiva tem vindo a demonstrar os seus efeitos nefastos: jovens alheados da realidade; tribalização do pensamento; desvalorização da comunidade; crescimento das demagogias, dos extremismos e da incapacidade de compreensão”, explicou.

“Portanto, retomar a inserção social como fator de desenvolvimento pessoal pode ser um caminho; como o pode ser a valorização do comunitário como fator de crescimento individual. São questões que nos preocupam e que, certamente, podem ganhar algum debate nestes dois dias de congresso. Fica o desafio”, finalizou.

O Congresso Insular Olhar o Futuro decorre até sábado, dia 01, no Auditório do Ramo Grande, com organização da Associação Olhar Poente, apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 31 de maio de 2024

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt