Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Garantia da Presidente da Câmara Municipal no 20 junho: Programa Operacional Açores 2030 será aproveitado ao máximo na Praia da Vitória
21 junho 2024
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os 11 milhões de euros destinados a investimentos promovidos pela Autarquia até 2030, com o apoio da União Europeia, vão permitir mitigar vários constrangimentos, nomeadamente na baía da cidade e no parque escolar concelhio.

Intervindo na sessão solene comemorativa do 43º aniversário da Elevação da Praia da Vitória a Cidade, que decorreu na tarde de quinta-feira, dia 20, nos Paços do Concelho, Vânia Ferreira pormenorizou os projetos em fase de candidatura.

“Até 2030, o Município tem ao dispor 11 milhões de euros para investimentos estruturantes, dos quais, para já, destaco: a candidatura efetuada para requalificação da Escola da Vila Nova, dotando-a das devidas condições e, com isso reforçando a atratividade para a fixação de famílias naquela área do Concelho; a construção, revista e atualizada, do Parque Empresarial da Vila das Lajes, cujo projeto foi dimensionado para a realidade concelhia, conseguindo-se uma empreitada equilibrada, com potencial de crescimento, mas que, em vez de algo faraónico, será um espaço adequado para o desenvolvimento de novos projetos empresariais e para o crescimento de outros já existentes; e a empreitada de requalificação das redes de água e saneamento no Concelho, uma obra a cargo da Praia Ambiente superior a 5,2 milhões de euros, que pretende pôr fim a vários problemas, com especial incidência na zona urbana”, adiantou.

“Juntam-se a estas, a candidatura em elaboração para reforço dos meios da Proteção Civil municipal e local, dotando a Autarquia de mais equipamentos para fazer face a eventos climáticos; mas sem esquecer o papel das Juntas de Freguesia nesse combate e, por isso, canalizando para elas alguns meios de intervenção; assim como a candidatura em elaboração de defesa e proteção do litoral, com especial enfoque na baía da Praia, na proteção da muralha e no desassoreamento da marina. Esta será, diga-se, uma obra de enorme impacto a médio e curto prazo para o Concelho, porque mitigará um problema recorrente com a movimentação de areias na nossa baía e, por essa via, libertará meios financeiros para outras necessidades”, destacou a autarca.

“Estamos apostados em aproveitar ao cêntimo o Açores 2030; como o estamos a fazer com a componente Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, onde estão já submetidas várias candidaturas de privados assim como as da Autarquia para recuperação do património habitacional local. Neste ponto, referencio a recente cedência, pelo Governo dos Açores, dos terrenos no caminho do Facho em Santa Rita, que permite que a Autarquia inclua nas suas candidaturas ao PRR aquele bairro. São vários projetos de maior dimensão que estamos a trabalhar, para continuar a dotar esta Cidade e este Concelho dos meios adequados aos anseios da população”, garantiu.

Na sua intervenção, perante o Presidente do Governo dos Açores, que participou na cerimónia, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória voltou a frisar a urgência da construção do cais multiusos.

“Retomo o tema, porque ele é estratégico para o desenvolvimento e o crescimento desta cidade e deste Concelho; como o é para o progresso da ilha e do grupo central. A construção do cais multiusos permitirá o prolongamento do atual cais, conseguindo-se uma zona reservada para o turismo e uma zona reservada e modernizada para as cargas. Essa infraestrutura dotará a ilha de melhores condições para a circulação de bens e pessoas, quer internamente quer externamente. Trata-se de uma medida estruturante para a dinamização empresarial local e do Grupo Central. Continuamos a continuaremos a reivindicar esta obra estruturante. Continuamos a continuaremos a falar nela sempre que necessário”, argumentou.

Os discursos que assinalam o aniversário da Cidade ocorreram no requalificado edifício dos Paços do Concelho. No âmbito do programa festivo, foi inaugurada a intervenção, assim como o renovado e qualificado Salão Nobre.

“É com enorme orgulho que, enquanto Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, tenho a honra de presidir à inauguração deste espaço. Destaco e sublinho o trabalho realizado neste nosso Salão Nobre, local maior da nossa vida municipal; o qual, a partir de hoje, se torna certamente um motivo de visitação e de interesse, orgulhando todos os praienses. É justo que, neste momento, agradeça a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, deram o seu melhor para que hoje os Paços e o Salão Nobre estejam assim, mostrando-se orgulhosamente, com o mesmo orgulho que todos os Praienses espelham”, enfatizou Vânia Ferreira, sublinhando, como novidade a exposição do colar de Silvestre Ribeiro, que passa a estar patente no Salão Nobre da Autarquia.

Após os discursos oficiais, foram condecoradas as seguintes instituições e individualidades: Leandro Guilherme, Filipa Borges e Laura Macovei com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Desporto); José Moniz Borges e a União desportiva Praiense com a Medalha de Mérito Municipal Prata (Desporto); Bruno Espínola, Carlos Pacheco e Marina Pires com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Ciência); Ismael Leonardo e a Sociedade Recreativa Filarmónica União de São Brás com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Cultura); Carlos Cabral com a Medalha de Mérito Municipal Prata (Cultura); e o Império do Divino Espírito Santo da Agualva e Francisco Ferreira com a Medalha de Mérito Municipal Praia Vermeille (Cultura).

As comemorações do 43º aniversário da Cidade iniciaram-se às 09h30, na Sala de Exposições dos Paços do Concelho, com a apresentação a plataforma digital de serviços municipais “Praia Online”.

A Sessão Solene contou com uma palestra pelo Professor Doutor Eduardo Ferraz da Rosa, subordinada ao tema “Os Antigos Paços do Concelho da Praia nos Passos Memoriais da Nova Cidade”.

O Professor Universitário, Investigador, Ensaísta e Escritor abordou a história do edifício central da administração concelhia.

A elevação da Praia da Vitória a Cidade foi promulgada a 20 de junho de 1981, após aprovação, a 05 de junho, do Decreto Regional pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Praia da Vitória, 20 de junho de 2023
Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt